Buscar

Atividade Supervisionada P de Midia

Prévia do material em texto

Atividade Supervisionada
Planejamento de Mídia e Veiculação
Grupos com até 5 pessoas
Data de entrega: 18 nov. 2017
 
Estabelecer o objetivo de mídia e uma estratégia e tática de mídia para um produto chamado Red Bull.
 
Objetivo:
Alcance: Significa quantificar o número de pessoas do público-alvo que se pretende atingir com a campanha. Expresso em percentual.
Frequência média: Significa determinar quantas vezes em média o público-alvo deverá estar exposto à mensagem ou à programação.
Continuidade: Significa distribuir o esforço durante o ano ou no período de veiculação.
Temos três formas de trabalhar a continuidade:
a) Linear: distribuição do esforço em pelo menos nove Flights no ano;
b) Onda: distribuição do esforço em dois momentos no ano, sendo três Flights no primeiro semestre e outros três Flights no segundo semestre;
c) Concentrada: por motivo de consumo sazonal ou para dar maior impacto à campanha, o esforço é concentrado em três Flights num único momento do ano.
 
Estratégia:
É a fase de seleção dos “meios” que serão utilizados para atender ao objetivo de mídia. Compete ao profissional selecionar o(s) meio(s) de acordo com sua característica intrínseca e aspectos quantitativos.
Caso a recomendação contemple mais de um meio, deve-se identificar a função de cada um deles:
a)        Básico - Meio único ou principal da campanha. É aquele que atende quase que plenamente ao objetivo de mídia.
b)        Complementar - Complementa o meio básico na variável alcance de mídia, na continuidade linear de veiculação ou no conteúdo da comunicação.
c)        Apoio - Reforça o meio básico na variável frequência média.
 
Tática de Veiculação
Apresentação detalhada de como a veiculação será executada e compõe-se de:
- mapa de programação por meio;
- análise de rentabilidade dos veículos; (não precisa)
- resumo de verba.
 OBS: Consultar material extra.
-------------------------------------
 
Briefing
Mix de Marketing/Produto
Red Bull é uma bebida energética sem álcool que se tornou um sucesso em mais de 140 países. Em 2006, foram vendidas mais de 3 bilhões de latas desse energético no mundo.
Preço de mercado em média R$ 7,30 - 250ml
Produtos: Energy Drink, Sugarfree, Editions.
Distribuição em médios mercados, lojas de conveniência e supermercados. Muito utilizado em festas e eventos de música. As “baladas” são o principal canal de venda do produto, e não de divulgação, como muitos pensam. 
Há seis anos, a Red Bull vendia 5 milhões de unidades do seu produto. Hoje, ela vende 60 milhões.O energético Red Bull foi lançado em 02/04/1987, por Dietrich Mateschitz, com a tradicional latinha azul e prata (até hoje, a lata permanece com o mesmo layout). Nessa época a empresa criava uma nova categoria de bebidas. Atualmente são mais de 20 marcas disputando o mercado de energéticos no Brasil, todas com uma fórmula muito semelhante à da Red Bull, porém com preços mais baixos.
O que faz da Red Bull líder de mercado mesmo tendo um preço mais elevado do que os seus concorrentes? A comunicação da marca.
Posicionamento de marca: “Red Bull é uma bebida energética, ideal para todos que desejam e precisam” Daí nasce o slogan de sucesso “Red Bull revitaliza corpo e mente”.
Características da marca
Inovadora*
Individual
Não conformista
Autoconfiante
Imprevisível*
Mística*
Não autoritária
Profissional
Inteligente
Criativa
Ama a vida
Espirituosa
Polarizadora*
Público Alvo: “A Red Bull tem foco no consumidor, longo prazo sempre (nunca trabalhou em curto prazo), bom senso, comprometimento e amor aos detalhes”. O Consumidor desse energético varia entre 15 a 29 anos (principalmente a partir dos 24 anos). Porém, a comunicação é mais voltada para a faixa etária de 15 a 17 anos. Isto porque este público ainda não tem opinião formada sobre os produtos que consome. Isto fortalece o produto perante o público alvo do futuro, tornando a marca desejável.“O consumidor Red Bull não é determinado por aspectos demográficos ou socioeconômicos, mas por um “estilo de vida”. Eles são ativos, dinâmicos e despojados. O estudante é público-alvo da Red Bull porque trabalha, estuda, viaja, malha, etc. Por isso precisa de energia extra”. Pedro Navio ressalta que, apesar do público alvo determinado, todos querem ter boa performance física ou mental. Por isso, o produto é feito para todos que precisam dele. A estratégia de focar a comunicação no jovem serve para atingir o indivíduo num momento mais susceptível a mudanças, formando o consumidor dos próximos anos. Share of Heart “34% das pessoas que conhecem a marca nunca a experimentaram”. Estar na cabeça do público não basta, é preciso estar no coração dele. Mais do que conhecer a marca, o consumidor deve estar disposto a adquirir o produto, mesmo que isso signifique pagar mais. É preciso criar um consumidor com um vínculo emocional à marca.
Para mais informações:
https://rbbr.wordpress.com/historia-da-red-bull/
http://energydrink-br.redbull.com/ciclo-de-vida-red-bull
Objetivo de Marketing
Lançar o Red Bull sabor morango e abacaxi (Edition)
Local: Lollapalooza 2018
Objetivo de Comunicação
Comunicar fortemente o lançamento do novo produto e posicioná-lo como o melhor e o mais recomendável, apesar do alto preço de venda, se comparado aos concorrentes.
Período da Campanha
3 meses (Janeiro a Março de 2018)
Verba
R$ 2.000.000,00 (É para utilizar a verba toda!)

Continue navegando