Buscar

Direito das Famílias, Sucessões, RESENHA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resenha Crítica.
Mayane Marques De Oliveira1
Obra: Manual do Direito das famílias, ed.11ª. ed. Proview.
Credenciais do autor: Maria Berenice Dias, Advogada especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famílias, Sucessões e escritora de obras no ramo do direito civil. 
Resumo da Obra
Para Maria Berenice Dias, Todas as pessoas que se dedicam a estudo no ramado do direito de família e dos conflitos que englobam tal âmbito, vive algo que não é novo, pois são questões intrínsecas na base familiar, identificado por síndrome de alienação parental; outros, de implantação de falsas memórias. 
Segundo lição de Maria Berenice Dias, a alienação parental nada mais é do que “uma lavagem cerebral feita pelo guardião, de modo a comprometer a imagem do outro genitor, narrando maliciosamente fatos que não ocorreram ou não aconteceram conforme a descrição feita pelo alienador. Assim, o infante passa aos poucos a se convencer da versão que lhe foi implantada, gerando a nítida sensação de que essas lembranças de fato ocorreram. Isso gera contradição de sentimentos e destruição do vínculo entre o genitor e o filho. Restando órfão do genitor alienado, acaba o filho se identificando com o genitor patológico, aceitando como verdadeiro tudo o que lhe é informado”. (DIAS, 2018, p. 908). 
Logo, para a autora, “Os resultados são perversos. Pessoas submetidas à alienação mostram-se propensas a atitudes antissociais, violentas ou criminosas; depressão, suicídio e, na maturidade - quando atingida -, revela-se o remorso de ter alienado e desprezado um genitor ou parente, assim padecendo de forma crônica de desvio comportamental ou moléstia mental, por ambivalência de afetos.85” (DIAS,2018,909)
Diante do Exposto, podemos perceber que a autora da obra mencionada, trata da Síndrome da Alienação Parental, e que as consequências para as vitimas de tal situação sõa
1Trabalho solicitado pelo Docente Milton Bernardes Junior, do Curso de Direito, Unijorge, discente - Mayane Marques de Oliveira, 8° Semestre A, Noturno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando