Buscar

Exemplo de Relatório de estagio GESTÃO ESCOLAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO 
 INTERNACIONAL UNINTER 
 BEATRIZ CRISTINA DE PAULA RU: 1823687 
 
 TURMA: 2017
 ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO ESCOLAR 
 ITAPETININGA
 2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO __ INTERNACIONAL UNINTER 
 BEATRIZ CRISTINA DE PAULA RU: 1823687 
 
 TURMA: 2017
 RELATÓRIO DE ESTÁGIO 
 ____________________________________ Relatório de Estágio Supervisionado –_____________________ _________ Gestão Escolar Educacional ____________ _____________-______ apresentado ao curso de Licenciatura ___________________ _____________ em Pedagogia do Centro ________________________________ Universitário Internacional UNINTER. 
 ITAPETININGA
 2019
 Sumario 
1 Introdução 4
2 Desenvolvimento 5
2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA/INSTIUIÇÃO ESTAGIADA 5
2.2 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO 6
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 6
2.4 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL 7
2.5 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA 8
3 ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES DE ENTREVISTA, VISITA E OBSERVAÇÕES 8
3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO 8
3.2 . CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO 8
3.3 . CARACTERIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS 8
3.4 CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA 9
3.5 CONSELHOS DE CLASSE 9
3.6 REUNIÕES COM OS PAIS 10
3.7 ATENDIMENTOS AOS PAIS E À COMUNIDADE 10
4 ROTEIRO DO PLANO DE AÇÃO 10
4.1Tema 10 
4.2 Justificativa 10
4.3 Objetivos 10
4.4 Proposta de trabalho 11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6 REFERÊNCIAS 12
1 Introdução
 Relatório de estágio supervisionado constitui-se de uma importante atividade para acadêmicos do curso de Pedagogia. 
 O estágio proporcionou o prime iro contato com a escola e seu cotidiano. A interação a compreender a Direção Coordenação Pedagógica, e a E escrituração Escolar. Esse estágio visa a fortalecer a relação entre a teoria e a pratica se baseando nos princípios metodológicos, permitindo uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar. Para a realização deste trabalho foram utilizados vários instrumentos tais como: observação na escola pesquisada, leitura de livros, tele aulas e entrevistas . 
 As partes que compõem este trabalho são: identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da instituição, descrição e analise reflexiva das atividades de estágio supervisionado, considerações finais, referências. Na instituição de ensino foi possível observar que a gestão democrática é desenvolvida através de diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e alunos para criar um espaço e condições para discussão e troca de ideias
 O estagio supervisionado foi realizado nos dias 12 de Março á 25 de Março de 2019 , O Estágio Supervisionado: Gestão Escolar foi realizado na Escola E E Ivens Vieira, situada à rua Major Pereira de Morais, número 1228, no Centro, CEP18240-000, localizada na cidade de Angatuba, no estado de São Paulo . O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (15) 32551266 e pelo e-mail e0149990a@educacao.sp.gov.br. A escola oferta atendimento ao ensino médio no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende a um total de 1528 alunos, e, desse total, 20 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 12 de Março de 2018 a 23 de Março de 2018 no período Noturno, sendo observada a turma do 1º, 2º e 3º termo. Coordenado pela equipe diretiva e que envolve a todos da gestão escolar que são professores, o conselho escolar, pais e o corpo administrativo da instituição Para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o p leno domínio da leitura, da escrito e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. 
 A metodologia utilizada do estágio e n o relatório foi à visita pessoal na instituição, entrevista com a equipe diretiva (direção e coordenação), a análise na documentação escolar e principalmente o Projeto Político Pedagógico.
2.Desenvolvimento 
 O desenvolvimento do estagio Gestão escolar foi realizado com planejamento de eventos reuniões, e observações, com a ajuda de recursos de Textos, e perguntas, Pesquisas, explicações, após os as atividades, para complementar o assunto tratada, muitos deles eram. A ideia de se aprofundar no contexto estudado. Observando então o desenvolvimento das reuniões dos professores, diretores, coordenadores, e também reunião com os pais dos alunos.
 Acompanhei de perto o funcionamento do conselho de classe entre outros.
2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA/INSTIUIÇÃO ESTAGIADA 
 O Estágio Supervisionado: Ensino Médio foi realizado na Escola E E Ivens Vieira, situada à rua Major Pereira de Morais, número 1228, no Centro, CEP18240-000, localizada na cidade de Angatuba, no estado de São Paulo . O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (15 ) 32551266 e pelo e-mail e0149990a@educacao.sp.gov.br . A escola oferta atendimento ao ensino médio no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende a um total de 1528 alunos, e, desse total, 20 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 12 de Março de 2018 a 23 de Março de 2018 no período Noturno, sendo observada a turma do 1º, 2º e 3º termo.
 A escola estagiada Tem atendimento nos níveis de Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, nos períodos matutino, vespertino e noturno. A instituição atende a um número total de 1528 alunos, são no total 25 turmas. Em sua situação física a escola possui 25 salas de aula, 1 sala da diretoria, 1 sala de professores, 1 laboratório de informática, 1 laboratório de ciências , 1 quadra de esportes , 1 quadra de esportes descoberta, 1 cozinha, 1 sala de leitura, 2 banheiro, 1 sala de secretaria,1 refeitório, 2 cantinas, sendo uma para salgados e doces e outra para sucos naturais e refrigerantes, 1despensa, 1 sala de coordenação, 1 pátio coberto com jogos interativos para o horário de intervalo, 1 Jardim.
2.2 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO
 A proposta de formação continuada do PPP propõe grupos de estudo, com horas de estudo reservadas no calendário escolar, atividade prática interdisciplinar, seminário de estudos para ponderar o que está ou não d ando certo. Troca de experiências entre professores da escola e de outras instituições de ensino, seleção e elaboração de Material didático e a elaboração d e indicadores e critérios de avaliação pedagógica. Uma vez por mês acontece um encontro entre a equipe pedagógica da escola para discutirem sobre estratégias e metas a s erem alcançadas, visando o crescimento dos alunos e o bem-estar de todos os envolvidos na escola.
As modificações surgidas na sociedade moderna impõem à escola mudanças nas abordagens: política, econômica, social e cultural, propiciando um novo compromisso ético com a comunidade e com o conhecimento. Assim a escola passa a redefinir sua proposta de trabalho, sua estrutura, assegurando o acesso aos estudos e a permanência dos alunos na escola, proporcionando-lhes aprendizagens contínuas tanto em conceitos como em atitudes e ações.
 Uma escola democrática deve ter na sua organização órgãos constitutivos e atuantes que são: Conselho Escolar, APMF, Grêmios Estudantis e ONGS. Nesta perspectiva concebemos por colégio o espaço de formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade, problematizando as relações sociais do homem com a natureza e com os outros homens, visando a transformação social. Dessa forma, acreditamos que é papel da escola promover a interação entre os saberes populares e os científicos permeados pela vivência e experiência escolar, ressignificando-os e dotando-os de sentido, possibilitando a aquisição do conhecimento por meio de aprendizagens significativas.
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 No conselho de classe a pedagoga conduz a reunião de forma democrática, usando o b om senso para resolver situações de conflito, participam do conselho de classe: Professores, diretor, vice-diretor e pedagogo, esse acontece no final de cada bimestre, participativo tem como objetivo fazer com que a escola garanta o padrão de qualidade de ensino. Através d o conselho de classe é possível verificar que a postura do educador frente ao processo ensino-aprendizagem, a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola, a aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno, o comportamento do aluno f rente à c lasse, ao professor e à escola e avaliação do trabalho pela visão do aluno. 
 Durante a reunião com os pais a pedagoga é encarregada pela organização, que são comunicados através da agenda escolar em forma de bilhete, as reuniões são registradas em livro ata e se realizam no final de cada bimestre em horário acessível aos pais. O atendimento individual é agendado com familiares para falar sobre as conquistas e dificuldades do aluno, sempre que necessário. 
 As organizações d o trabalho do pedagogo são as ações anuais que a escola 
Garante em seu calendário escolar duzentos d ias letivos no mínimo, e oitocentas horas ações semanais que o atendimento aos pais acontece no momento da pro cura ou través de agendamento, ações diárias que os educadores seguem as instruções d os Referenciais Curriculares Nacionais e do Projeto Pedagógico, porém não realizam um planejamento diário para as aulas e as ações de gestão democrática que são realizadas reuniões quinzenais e com os professores procuro, junto com a equipe pedagógica, interagir, constantemente, no horário destinado à hora atividade, reuniões pedagógicas e de Conselho de Classe. Aproveitamos estes momentos para troca de experiências, tomada de decisões e avaliação do trabalho pedagógico da escola, No atendimento a comunidade, a comunidade participa d as reuniões através das instâncias colegiadas. Para tentar solucionar problemas sociais, existem Projetos extracurriculares: segundo turno, desafios contemporâneos, que abordam assuntos sobre drogas, enfrentamento da violência, sexualidade e meio ambiente. No ambiente estagiado acontece de cursos, estudos de orientação, pesquisa e debates para atualização de professores. A programação da escola acontece de acordo com o calendário escolar, O envolvimento da comunidade no âmbito escolar é de extrema relevância para o bom funcionamento da escola, as festividades e reuniões com palestras e dinâmicas para a participação de pais acontece com frequência, o contato também é feito se necessário por meio de telefonemas, bilhetes e avisos
9 
 
 
 calendário escolar, O envolvimento da comunidade no âmbito escolar é de e xtrema relevância para o bom f uncionamento d a esco la, as festividades e reuniões com palestras e dinâmicas para a participação de pais acontece com freqüência, o contato 
2.4 CARACTERIZAÇÕES ESTRUTURAIS
A escola estagiada Tem atendimento nos níveis de Ensino 
Fundamental anos finais e Ensino Médio, nos períodos matutino, vespertino e 
Noturno. A instituição atende a um número total de 1528 alunos, são no total 25 turmas. Em sua situação física a escola possui 25 salas de aula, 1 sala da diretoria, 1 sala de professores, 1 laboratório de informática, 1 laboratório de ciências , 1 quadra de esportes , 1 quadra de esportes descoberta, 1 cozinha, 1 sala de leitura, 2 banheiro, 1 sala de secretaria,1 refeitório, 2 cantinas, sendo uma para salgados e doces e outra para sucos naturais e refrigerantes, 1despensa, 1 sala de coordenação, 1 pátio coberto com jogos interativos para o horário de intervalo, 1 Jardim
2.5 CARACTERIZAÇÕES DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
 A pedagoga da escola está atenta a tudo que se desenvolve e em especial, ao comprimento dos objetivos formulados na proposta pedagógica, busca a participação dos representantes dos diferentes seguimento s da escola, acompanha o planejamento das atividades, atende aos pais dos alunos, seleciona textos para estudos em grupos com os professores, intercede nas relações entre a escola e a comunidade. A concepção pedagógica abordada na escola é um processo dinâmico democrático e participativo que deve, portanto, ser desenvolvido de forma coletiva onde todos se sintam responsáveis pelo planejamento execução e na avaliação das ações.
3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO
 
 A escola estagiada esta localizada à rua Major Pereira de Morais, número 1228, no Centro, CEP18240-000, localizada na cidade de Angatuba, no estado de São Paulo . O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (15 ) 32551266 e pelo e-mail e0149990a@educacao.sp.gov.br . A escola oferta atendimento ao ensino médio no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende a um total de 1528 alunos, e, desse total, 20 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 12 de Março de 2018 a 25 de Março de 2019 no período da manha , sendo observada a turma do ensino medio
 A Escola é bem preparada para atender alunos especiais, com rampas, para cadeirantes, e com pessoas dedicadas para estar os orientando e ajudando.
3.2 . CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO
 A escola é um lugar bem grande, com varias salas, com uma pequena equipe de limpeza que mantem o lugar limpo e arejado as salas são grandes com ventiladores, os banheiros são todos limpos , a escola a poucos meses foi reformada, e esta mais linda do que antes, com jardim e muito espaço para os alunos interagir durante o recreio.
3.3 . CARACTERIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS
 A escola que estagiei tem um total de 1528 sendo 20 deles inclusos,
são alunos bem educados, que sabem ouvir, e sabem o momento certo para falar, sabe o que significa um não.
3.4 CARACTERIZAÇÕES DA EQUIPE PEDAGÓGICA
 
 Formada por diretores, coordenadores e pedagogos, tem como um de seus objetivos, oferecer canais de comunicação e participação da comunidade no meio escolar, garantindo que pais, estudantes, professores e funcionários, possam dar sua opinião sobre o ensino. É a equipe pedagógica que faz a ligação comunidade-escola, convidando todos a participar, a equipe pedagógica é aquela responsável pela coordenação
das ações didáticas e pedagógicas que acontecem na escola, é quem ajuda a desemprenhar da melhor maneira o processo de ensino.
 A equipe pedagógica é responsável por engajar e integrar a escola a comunidade, fazendo com que todos participem do processo de educação, apontando problemas e melhorando o ensino, Em relação aos professores, cabe a mesma equipe, disponibilizar horários de planejamento, ajudando a criar mecanismos para que os docentes possam integrar e inovar em suas atividades em sala. Sem esquecer-se de criar meios de monitoramento para que eventuais problemas possam ser identificados e resolvidos, é um trabalho de liderança, que tem como objetivo melhorar o seu processo de ensino/aprendizagem, oferecendo uma educação eficaz aos alunos e estrutura adequada aos professores.
3.5 CONSELHO DE CLASSE
 NO Conselho de Classe, marcam uma data especifica, onde juntam todos os lideres coordenadores, diretores, professores, é a instância colegiada presente na estrutura organizacional da escola responsável pelos processos avaliativos. Como tal exerce funções consultiva e deliberativa possibilitando assim a avaliação do educando, do processo ensino-aprendizagem e da prática docente. Nessa perspectiva seus resultados permitem a análise dos avanços e dos obstáculos observados no processo de ensino e aprendizagem, assim como a retomada e a reorganização da ação educativa.
 A realização do Conselho de Classe está fundamentada no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar e é realizada tanto bimestral ou trimestral, dependendo do sistema de ensino no qual a escola está inserida. Reúnem-se a direção da escola, coordenação pedagógica, os professores das disciplinas que compõem o currículo e nos casos onde há conselho participativo, alunos e familiares também participam da análise do desempenho dos alunos de cada turma e série.
3.6 REUNIÕES COM OS PAIS
A reunião de pais é um momento muito importante de contato entre pais e professores, e é fundamental para auxiliar o processo educacional. É por meio das reuniões de pais que os responsáveis pelos alunos ficam a par dos procedimentos que a escola adota para cumprir seu objetivo de instruir, e é também através dela que se pode verificar a visão que os pais têm da escola e identificar possíveis problemas de ordem pessoal dos alunos.
3.7 ATENDIMENTOS AOS PAIS E À COMUNIDADE
 A escola Ivens vieira, é uma escola que esta sempre aberta, e a disposição dos alunos, e pais dos alunos, e aos demais, para duvidas. Pelo que percebi, são todos muito educados, e coerentes.
4 ROTEIRO DO PLANO DE AÇÃO
4.1Tema 
 
 Importância da leitura na formação do aluno.
4.2 Justificativa
 Na entrevista com a pedagoga percebi que não tem uma prática de leitura com os alunos, porem sabemos que a leitura é de fundamental importância para desenvolvimento intelectual do educando. 
4.3 Objetivos
• Estimular ao aluno condições de falar em situações formais, adequando sua 
Linguagem. 
• Proporcionar que a través das diversas práticas da leitura o aluno aprenda a convivência democrática, pelo livre direito à expressão e sinta -se bem ao expressar suas ideias com segurança e facilidade. 
4.4 Propostas de trabalho
Uma das tarefas do trabalho do professor é desenvolver o intelecto do aluno através da organização de momentos de leitura, (momento s esses que devem ser prazerosos) a partir da percepção da necessidade em se estabelecer essa prática, convém que o professor reserve, no espaço de suas aulas, toda s emana, um tempo para a leitura. É necessário que o aluno se torne um continuo leitor, ele mesmo selecionará o s textos que serão trabalhados é importante que o aluno observe e registre a s próprias práticas de leitura. O professor deverá acompanhar o desenvolvimento e a aplicação d o plano de leitura, poderá propor aos alunos momentos de discussões, debate, lembranças de um filme, musica e outras atividades que lhe permitam a compreensão do texto lido e o seu posicionamento diante do tema, bem como valorizar a reflexão que o aluno faz a partir do texto.
5 CONSIDERAÇÔES FINAIS 
 Quando realizei o estágio na gestão escolar percebi que por ser a escola um espaço que tem por função formar cidadãos conscientes, ativos e participantes da sociedade, esta se torna um campo fértil para a atuação de um pedagogo. 
 O estágio em gestão escolar se t orna imprescindível p ara mim estudante do curso de Pedagogia, pois através do mesmo consegui observar tu do o que está por trás do ato docente, toda a parte de organização pedagógica, tu do aquilo que se faz necessário para que a aprendizagem dos alunos aconteça da melhor maneira possível, aquilo que até então era desconhecido por mim e com isso pude construir um paralelo entre a teoria que me foi passada pelas tele aulas e a realidade da observação. 
 Este estágio me proporcionou uma valiosa experiência, pois ao ver os 
Pressupostos da gestão democrática, percebi o quanto o trabalho d o pedagogo é importante. Pode-se dizer que este trabalho foi muito gratificante, pois sendo em pouco tempo a prendi muito com os profissionais que convivi, sendo que estes m e deram o maior apoio e me acolheram muito bem, fazendo com que m eu estágio se tornasse um momento único e inexplicável. 
Encerrei meu estágio com a certeza de que além de adquirir conhecimento, houve uma intensa troca de experiências entre mim, os docentes e a equipe pedagógica, tendo cada vez mais a certeza de que escolhi o curso certo.
6 REFERÊNCIAS 
SILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANET Z, Sandra Terezinha. O Estágio 
Curso de Pedagogia, Volume 2 / Mônica Caetano Vieira da Silva, Sandra Terezinha Urbanetz(Org.).-2 e.d. ver. e atual.- Curitiba: IBPEX, 2011 . 
Projeto Político Pedagógico 
Regimento Escolar 
SOARES. Marco, Aurélio, Silva. O Pedagogo e a Organização do Trabalho 
Pedagógico. Ibpex. 2011
CORDIOLLI. Marcos. Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais no Brasil. 
Ibpex. Curitiba, 2011

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando