Buscar

Apol Cidades Educadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1“[...] o termo ‘urbanismo’, definido como a ‘ciência e teoria da localização humana’, foi cunhado somente no início do século XX, momento no qual a expansão da cidade industrial já era uma realidade consolidada, o que deprecava, em termos de respostas, novas posturas críticas e reflexivas sobre os problemas urbanos daí advindos [...]”.
I. ( F) O planejamento urbano do final do século XX se caracterizou pela simplicidade, numa fase de organização do modo de produção capitalista.
II.(V ) O século XX foi marcado pelo início da Terceira Fase da Modernidade, de urbanização mais complexa, caracterizada por uma sociedade do risco, mais racional e individualista.
III.(V ) A urbanização, hoje, é a continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização.
IV. (V ) O espaço urbano é uma concretização do modo de produção capitalista e a cidade, uma manifestação dessa concretização.
2“A discussão do conceito de cidade nos conduz a pensar na discussão de um objeto que evoca várias ideias [...]. Tanto a cidade, como objeto, como o urbano, como fenômeno, se situam no âmbito das reflexões sobre o espaço e a sociedade, pois são produtos dessa relação; mais precisamente, são produzidos por relações sociais determinadas historicamente”.
É um lugar onde a sociedade interage através de um sistema próprio de trocas, de inter-relações entre pessoas e lugares e comércio, num fluxo constante de elementos materiais e imateriais.
4[...] a Câmara Municipal de Barcelona acolhia e assumia no ano de 1989 o conceito de cidade educadora e apresentava-o, simultaneamente, como o significante de uma proposta integradora da educação formal, não formal e informal que se gera no contexto da cidade e se destina a todos os que a habitam; e também reveladora de um compromisso político, público e ativo [...]”.
I. Lugar que engloba seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação.
II. Espaço ou território educativo, que deve considerar não apenas as estruturas materiais, mas também as relações, materiais ou imateriais, que a sociedade estabelece no e com o espaço da cidade.

Outros materiais