Buscar

av2 literatura infanto juvenil

Prévia do material em texto

1)
Com o surgimento da educação infantil, muitas discussões ocorreram na tentativa de responder o impasse de Alfabetizar ou não na Educação Infantil. Tal discussão é mais profunda quando dirigida para a formação do aluno leitor ainda na Creche. Na tentativa de buscar resposta para esta discussão. Assinale a indagação abaixo que aponta qual deve ser a postura do professor da creche em relação a formar alunos leitores.
Alternativas:
a)
O professor deve ainda no berçário colar o alfabeto nas paredes.
b)
O professor deve ler o alfabeto todos os dias para as crianças memorizarem.
c)
O professor deve conversar cantar, leiam histórias em voz alta, repetiam rimas, seja um professor falante e estimule os alunos a verbalizarem do seu jeito.
 Alternativa assinalada
d)
O professor de promover o silêncio, já que as crianças ainda não falam devem ouvir o professor para futuramente poderem falar.
2)
Sabemos que ainda hoje alguns professores utilizam a literatura infantil como estratégia para manter os alunos em silencio, como passatempo e distração livre do aluno, ou ainda, como recompensa de um comportamento esperado pelo professor. Todas estas formas, não revelam a importância da literatura para a formação de alunos leitores. Assinale abaixo a quantidade indicada de história que devem ser contada para criança ao dia na educação infantil que não compromete o objetivo de formar leitores.
Alternativas:
a)
O mínimo seria uma história por dia, e o máximo três.
 Alternativa assinalada
b)
O mínimo seria duas histórias por dia, e o máximo três.
c)
O mínimo seria uma história por dia, e o máximo duas.
d)
Não tem quantia determinada, cabe ao professor decidir.
3)
Quando falamos em ler histórias na Educação Infantil, temos professores com diferentes posições conceituais que se refletem na sua prática durante a organização pedagógica. Diante desta realidade, assinale a alternativa que indica qual deve ser a postura do professor diante da Literatura Infantil mesmo com crianças de zero a cinco anos.
Alternativas:
a)
O professor devem apenas contar histórias e não ler, pois, as crianças ainda não são alfabetizadas.
b)
O professor deve ler histórias e levar inicialmente a criança ouvir, por meio de pistas, como sentar no tapete, pegar um livro, etc.
 Alternativa assinalada
c)
O professor deve apenas contar histórias, mas para isso deve decorar a história para ser mais emocionante.
d)
O professor deve ler e contar histórias, pois, esta atividade acalma e silencia a sala.
4)
Para alguns autores contemporâneos dizem que os livros com imagem podem ser utilizados pelos professores de várias formas e ainda incentivarem a aprendizagem de muitas competências. A seguir assinale a afirmativa que apresenta uma possibilidade adequada de utilização do livro imagético.
Alternativas:
a)
O livro imagético incentiva a interpretação do texto, o professor deve estimular o aluno a decorar a história e produzir frases simples escritas.
b)
O livro imagético estimula a sociabilidade entre os pares, pois, todos podem juntos manipular vários livros ao mesmo tempo.
c)
A utilização do livro imagético estimula a desenvoltura narrativa da criança, quando o professor incentiva a narrativa oral das obras criando oportunidades para o reconto da história ouvida.
 Alternativa assinalada
d)
A utilização do livro imagético estimula a compreensão da estrutura editorial, quando os alunos compreendem que o livro só deve ser manipulado pelo adulto para não ser estragado.
5)
Coloque (F) para falso e (V) para verdadeiro nas afirmativas abaixo, analisando algumas sugestões de atividades literárias que o professor de Educação Infantil poderá realizar com seus alunos.
( ) Normalmente quando o professor apresenta alguns livros imagéticos para serem lidos na roda de leitura, neste momento, já ocorre uma seleção natural pelas crianças, pois, alguns livros são desprezados por elas para darem espaço para os favoritos. Portanto, o professor deve estar atento para as preferencias dos alunos, pois, é ela que indicará por qual livro começar a leitura.
( ) As imagens presentes nos livros infantis são de grande importância, pois, contribuem com o entendimento da história fazendo com que ocorra a interação da criança com a obra. No entanto, ninguém nasceu sabendo fazer leitura de imagem, cabe ao professor mediador desta aprendizagem criar várias situações que elevem o aluno a situações de pensamento e imaginação através da leitura de imagens.
( ) As imagens dos livros tem sua porta de entrada na mente humana por meio da visão, mas, ao mesmo tempo precisa do emocional para dar identificar a mensagem presente na capa, em cada pagina do livro e na obra como um todo. Deste modo, ter contato físico com o livro também é fundamental para a sua apreciação e entendimento, portanto, permita que seu aluno tenha e ao mesmo tempo, valorize sua intuição, assim, você estará estimulando a leitura feita com alma.
( ) Para que a leitura do livro de imagem, não se configure como uma ação motora de olhar imagens, o professor precisa instrumentalizar o seu aluno para esta leitura, partindo do folhear, pois é está ação que vai apresentando cada uma das imagens que compõe o livro e apresentando a sequencia oral contida nos acontecimentos que foram representados visualmente na obra.
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmativas V V V V
 Alternativa assinalada
b)
Estão corretas as afirmativas F F V V
c)
Estão corretas as afirmativas V V F F
d)
Estão corretas as afirmativas V F V F

Continue navegando