Buscar

Simulado 01 - Aulas 1 a 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - Simulado
 
Aluno(a): CARLA LINO DO NASCIMENTO
Desempenho: 7,0 de 8,0
Data: 04/05/2015 23:30:53 (Finalizada)
 1a Questão (Ref.: 201202640120)
Na idade média, principalmente com o surgimento das Universidades a avaliação se caracteriza de forma mais sistemática. De que maneira eram avaliados os estudantes na idade média? 
Sua Resposta: Classificatória e seletiva, uma das formas de avaliação era "prova oral”. 
Compare com a sua resposta: Era comum a prática de exercícios orais como forma de avaliação 
 2a Questão (Ref.: 201202502891) 
A sociedade moderna foi construída sobre o paradigma racionalista, focado em princípios que impunham a necessidade do controle, da quantificação, da exatidão e da neutralidade diante da realidade. O sistema de ensino que se estabeleceu dentro deste paradigma estava baseado no principio da linearidade, visava a padronização e a uniformidade, mostrando-se rígido e fechado. Na perspectiva do racionalismo, a avaliação da aprendizagem se manteve, por muito tempo, como mensuradora, focada em resultados finais, classificatória e seletiva. O cotidiano escolar brasileiro é marcado profundamente pelo que Luckesi (1997) chama de pedagogia do exame, que se apoia na promoção/reprovação dos alunos, dando mais importância ao desempenho final do que aos seus percursos de aprendizagem. Neste modelo, as provas e notas assumem o papel de instrumentos de poder na busca da disciplina e da obediência dos estudantes (CALDEIRA, Ana Cristina M. Avaliação da Aprendizagem na Educação on-line numa perspectiva transformadora. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200755305PM.pdf. Acesso em: 04, JAN. 2012). 
Tendo por base a citação acima, responda: 
a) O texto faz uma crítica a qual modelo de escola? 
b) Escolha e explique uma perspectiva avaliativa que supere os limites do caráter somativo da avaliação presente na citação acima. 
Sua Resposta: a) Escola Tecnicista. b) O modelo da escola nova: Nessa perspectiva, o importante era avaliar o processo de aprendizagem do aluno, onde sua "nota final" não traduzia o que ele tinha aprendido ou não.
Compare com a sua resposta: a) Escola Tradicional b) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: Tem por finalidade fazer um diagnóstico dos alunos acerca de suas capacidades e/ou conhecimentos prévios antes de iniciar o processo de ensino-aprendizagem. Este modelo também permite identificar as dificuldades de aprendizagem e apontar caminhos para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Além disso, tal modelo pode ser aplicada durante o percurso e, assim, redefinir os meios para que se possibilite uma aprendizagem significativa. OU AVALIAÇÃO FORMATIVA: Se estrutura a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória, pois a avaliação se realiza durante o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, procura acompanhar o desenvolvimento do aluno e se os objetivos pretendidos em tal processo estão se configurando. Este modelo é fundamental para que se possa avaliar o desenvolvimento da prática docente e discente e permite identificar erros e acertos. Além disso, possibilita a reflexão, o diálogo e, portanto, a tomada de consciência dos todos os envolvidos no mesmo processo. 
 3a Questão (Ref.: 201202495064) Pontos: 1,0  / 1,0 
A função de diagnóstico na avaliação mediadora escolar permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação docente que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Na prática escolar cotidiana, a função diagnóstica possibilita: 
 sua utilização apenas no início do ano letivo
 controlar a turma por meio de provas e quantificação de resultados
 informações sobre como está conduzindo o processo de ensino no início e durante o ano letivo e 
replanejar as atividades sempre que necessário 
 controlar os alunos indisciplinados por meio de exercícios complexos
 a apreciação quantitativa das atividades propostas 
 4a Questão (Ref.: 201202981058) Pontos: 0,0  / 1,0 
A Prova Brasil foi idealizada para atender a demanda dos educadores, pesquisadores e da sociedade em geral para obter informações sobre o ensino oferecido nos municípios. Quanto a Prova Brasil podemos constatar que: 
 avalia a educação nacional na sua totalidade;
 é realizada a cada quatro anos;
 avalia o Ensino Médio das escolas brasileiras;
 avalia o Ensino Fundamental com exames no 5º e 9º ano;
 foi idealizada no primeiro governo de Dilma Rousseff. 
Gabarito Comentado. 
 5a Questão (Ref.: 201202495037) Pontos: 1,0  / 1,0 
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino-aprendizagem, buscar identificar os conhecimentos construídos e identificar as dificuldades de uma forma dialógica. O educador compromissado com a aprendizagem dos alunos entende que a função da avaliação é: 
 Selecionar situações de avaliação coerentes aos objetivos propostos.
 Classificar os alunos para decidir quem será ou não aprovado em determinada disciplina. 
 Classificar os alunos de acordo o resultado apresentado na avaliação e dispensar mais atenção aos que 
obtiveram os melhores resultados 
 Aplicar critérios aos dados de avaliação desejada.
 Adequar as estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, dialogando com o mesmo durante o processo de ensino-aprendizagem. 
 6a Questão (Ref.: 201202483168) Pontos: 1,0  / 1,0 
Uma das teses que sustentam as nossas discussões é a de que os critérios determinam o resultado da avaliação. Sendo assim, analise a seguinte situação do cotidiano: Arnaldo, ao chegar em casa, reuniu a família e deu a notícia de que havia chegado a hora de comprar a casa própria e precisava escolher uma das três casas encontradas por ele em sua pesquisa. Contudo, não sabia qual escolher e resolveu fazer o seguinte: mostrar as fotos de cada casa e onde elas se localizavam. Ao final, cada um deveria apresentar um motivo para que se comprasse uma das três casas. 
Marcelo, de 12 anos, escolheu a casa branca e disse: - Apesar de ser menor que a casa amarela, ela tem um quintal grande que dá pra andar de bicicleta e jogar bola. Qual o critério que determinou a escolha do Marcelo? 
 Estético
 Ético
 Entretenimento (lazer)
 Social
 Econômico 
 7a Questão (Ref.: 201202622048) Pontos: 1,0  / 1,0 
Se eu olho pela janela avalio o tempo para saber que roupa eu vou vestir, essa avaliação se dá à luz de critérios que eu vou buscar na dimensão da: 
 psicologia
 sociologia
 história
geografia
 astronomia
Gabarito Comentado. 
 8a Questão (Ref.: 201202482964) Pontos: 1,0  / 1,0 
Uma de nossas preocupações em nosso curso foi desenvolver um histórico sobre a avaliação. Desta forma, procuramos apontar que a mesma decorre do modo como homens e mulheres organizam e produzem as condições materiais e não-materiais da própria existência. Nesta dinâmica, a avaliação assume características específicas em cada período da nossa história. Sobre a prática avaliativa na Idade Média, podemos afirmar que: 
Com o surgimento das Universidades, era comum a prática de exercícios orais como forma de avaliação, pois uma das preocupações era a formação dos professores. 
 Com o surgimento das Universidades, foi possível centrar a avaliação no ensino, ou seja, a mesma servia de diagnóstico da prática docente. 
 Com o surgimento das Universidades, foi possível centrar a avaliação no aprendiz, ou seja, a mesma servia de diagnóstico da aprendizagem. 
 Com o surgimento das Universidades, era comum a utilização de testes para verificar o quociente intelectual (Q.I). 
 Com o surgimento das Universidades, era comum a verificação do conhecimento através de exames escritos. 
Gabarito Comentado.
 9a Questão (Ref.: 201202622038) Pontos: 1,0  / 1,0 
Avaliar o desempenho de uma máquina, da produção de uma árvore frutífera e de uma criança na escola, exigem doutrinas diferentese técnicas diversas, pois os fins são distintos. Da afirmação acima se deduz que: 
A avaliação é um processo comparativo que exige que cada processo de avaliação tenha um referencial específico para ser realizada. 
 A avaliação depende apenas do objeto a ser avaliado.
 A avaliação é uma questão meramente técnica e não implica em nenhuma doutrina
 Os fins da avaliação se realizam na classificação do desempenho e da produção de processos a que se aplicam;
 Avaliação tem dimensão sagrada, uma vez que exige uma doutrina diferente para ser executada
Gabarito Comentado. 
 10a Questão (Ref.: 201202499256) Pontos: 1,0  / 1,0 
Observe a afirmativa e marque a opçaõ que a completa: "A avaliação se desenvolve de forma sistematizada a partir do advento da escrita e, esta, por sua vez, acaba por privilegiar a sua transmissão, bem como, a ______________. Desta forma, sente-se a necessidade de um mecanismo de verificação da aprendizagem". 
 identificação
 interação
memorização
 qualificação
 complementação
Gabarito Comentado.

Outros materiais