A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
TRABALHO SUPERVISIONADO CONTABEIS I

Pré-visualização | Página 1 de 3

INTRODUÇÃO
A empresa objeto para o desenvolvimento deste trabalho foi a empresa Pharmavie Farmácia com Manipulação, onde atualmente eu trabalho como assistente administrativo financeiro, e também tenho uma experiência vinte e três anos no ramo de farmácia com manipulação.
 	Para executar o trabalho iremos ter a oportunidade de ver suas estruturas organizacionais, jurídicas e tributárias. Veremos de perto como é feita sua estrutura organizacional, conheceremos toda sua história da organização desde o início até os dias atuais. Uma história de muita persistência e criatividade, que surgiu de uma simples amizade de faculdade, para realização de um sonho e sustentação da família. Hoje vemos as quatro lojas e um centro de estética, bem conceituado. Isto é prova de que os objetivos não são alcançados do dia para noite, mas sim, com muito trabalho, foco e pensamento positivo para que tudo dê certo.
No Estágio supervisionado I, será abordada a caracterização do aluno, visando seu nome, área e tempo de estágio, seu histórico pessoal e profissional. Vendo a organização da empresa, desde o início até os dias atuais. Serão apresentadas a história e evolução da organização e estudando sua razão social, ramo de negócio, seus principais produtos e serviços. Assim como seus clientes e consumidores finais. Veremos o planejamento e sua área de atuação geográfica e quantidade de lojas que estão inseridas no mercado de farmácia de manipulação.
Serão abordados os aspectos jurídicos, as estruturas societárias e aspectos fiscais e tributários, como também registros de marcas e patentes e finalizando o estudo veremos os ramos de atividades de diagnósticos e situação no mercado.
Por fim, serão analisados: a missão e valores da empresa: 
		Onde a missão é promover saúde, beleza e bem estar à sociedade por meio de excelência em atendimento, equipe especializada nos processos tecnológicos de qualidade, produtos manipulados e inovadores, buscando a satisfação dos clientes e colaboradores. 
Os valores referem-se aos princípios que orientam todas as posturas e sua equipe, ele pode ser divididos em: pró-atividade, honestidade, comprometimento, responsabilidade, dedicação, entusiasmo, capacidade de trabalho em equipe, capacidade de fazer várias atividades, dinamismo e inovação.
1.CARACTERIZAÇÃO DO ALUNO
1.1. Nome do aluno 
Rifrancy Ribeiro de Araújo.
1.2. Área de estágio 
Primeiro estágio supervisionado em Ciências Contábeis.
1.3. Data do início e previsão de término do estágio 
De 01/03 à 29/06/2018.
1.4. Histórico pessoal e profissional do aluno 
Tenho 49 anos, casada, um filho, resido em Fortaleza. Trabalho na Pharmavie com o cargo de assistente administrativo financeiro, pouco mais de quatro anos e estudo na Faculdade CDL.
 	2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
2.1. Razão Social / nome fantasia 
Pharmavie Farmácia com Manipulação LTDA – EPP. / Pharmavie.
2.2. Ramo do negócio 
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação.
2.3. Principais produtos e/ou serviços
Matéria prima, cosméticos e medicamentos em geral. Também presta serviços na manipulação e entregas em domicílio. 
2.4. Principais clientes (pessoas jurídicas) e/ou consumidores finais (pessoas físicas) 
Hospitais, Clínicas de Estéticas, Clínicas Dermatológicas. Consumidores finais giram em torno de vinte mil clientes.
2.5. Marcos Históricos / Evolução do negócio
A Pharmavie iniciou suas atividades no ano de 2005 e desde sua fundação, as sócias farmacêuticas assumiram um compromisso com a qualidade no desenvolvimento de suas formulações, conquistando confiança e credibilidade junto aos médicos, dermatologistas, nutricionistas, esteticistas e aos seus pacientes prescritos.
A percepção da importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento possibilita a Empresa antever e acompanhar as tendências do mercado cosmético e farmacêutico. Este procedimento característico garante o lançamento anual de dezenas de novos produtos e situa a empresa dentre as grandes farmácias de manipulação, como uma das maiores e inovadoras do mercado, com laboratórios modernos e equipe qualificada.
 	A Pharmavie disponibiliza o serviço de entregas em domicilio, em prol do bom atendimento ao cliente. Para agradar e satisfazer seus clientes, ela também promove workshops e demonstrações de produtos através das redes sociais.
2.6. Área geográfica de atuação 
A Empresa atua em toda região Fortaleza e áreas metropolitanas. As lojas estão situadas nos bairros: Joaquim Távora, São Gerardo, Fátima e Parque Manibura.
2.7. Número de lojas (matriz e filiais) 
São quatro lojas, sendo duas matrizes e duas filiais. Matrizes: Pharmavie Farmácia com Manipulação e PV Farmácia com Manipulação. Filiais constituem-se na mesma razão social sendo em bairros diferentes.
2.8. Organograma.
Figura:01 
Fonte: Arquivo Pharmavie Farmácia com Manipulação, 2016.
3. ASPECTOS JURÍDICOS
3.1. Regime jurídico da empresa
		A Pharmavie é uma empresa, que consiste num tipo de associação que estabelece normas com base no valor investido por cada associado, assim esta inserida numa empresa limitada (Ltda). De acordo com a Lei Complementar n°123 de 14 de dezembro de 2006, a Pharmavie está inserida numa empresa de pequeno porte (EPP), e apuração de recolhimento dos impostos e contribuições da União, mediante ao regime único de arrecadação, inserindo as obrigações acessórias, trabalhistas e previdenciárias, ao acesso a crédito e ao mercado, inclusive quanto à preferência nas aquisições de bens e serviços pelos Poderes Públicos, isto é o Simples Nacional (SN), com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrição estadual, sem sociedade e nem contratos com empresa publicas.
3.2. Estrutura societária	
		É composta de uma única sócia, de sociedade empresária limitada, registrada na junta comercial, com despacho em vinte e oito de maio de dois mil e cinco, com CNPJ e estabelecida nesta capital.
3.3. Aspectos fiscais e tributários
A empresa está inserida num regime compartilhado entre o Município, Estado e União (Simples Nacional), com isso os impostos IRPJ, CSLL, COFINS, PIS, CPP E ISS, são recolhidos juntos apenas com alíquotas diferenciadas de acordo com o faturamento. Com relação ao ICMS, existe uma discussão entre prefeitura e estado a respeito da atividade de manipulação. Como nada foi decidido entre ambos, as farmácias de manipulação fazem um depósito judicial com o maior valor apurado (ICMS ou ISS). Esta orientação esta na Lei Complementar 123/2006, art.18 § 4°, inciso VII, alínea “a”, onde diz que, sobre encomenda para entrega posterior ao adquirente, em caráter pessoal, mediante prescrições de profissionais habilitados ou indicação pelo farmacêutico, produzidos no próprio estabelecimento após o atendimento inicial, que serão tributadas na forma do Anexo III desta Lei Complementar; essa é a orientação da prefeitura para emissão das notas de serviços.
3.4. Registros no INPI
O registro de patente tecnológica foi feita pela Empresa Wettor Marcas e Patentes, situada em Fortaleza.
4. RAMO DE ATIVIDADE
4.1. Pesquisa acerca da situação atual do setor/ramo de negócio ao qual a empresa está inserida
		A Pharmavie está inserida no setor varejista de medicamentos com manipulação, cosméticos e de matérias primas para a produção dos mesmos. O mercado atual o setor de manipulação de medicamentos, vem crescendo de maneira gradativa, através da propaganda boca a boca, telemarketing, workshops e redes sociais, onde atraem pessoas que ainda não conhece medicamentos com manipulação e com obtenção de clientes jurídicos e físicos e com a divulgação de suas promoções, lançamentos de novos medicamentos e tratamentos estéticos e ainda seus eventos. 
	5. FINALIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS (SIC) 
No ambiente empresarial dos Sistemas de Informações, a Ciência Contábil toma forma de um sistema completo e dinâmico que incorpora todos os eventos financeiramente mensuráveis da organização, com o propósito de informar com exata totalidade o valor patrimonial

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.