APOL  NOTA 100 DE GEOGRAFIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENT
7 pág.

APOL NOTA 100 DE GEOGRAFIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENT

Pré-visualização1 página
APOL DE GEOGRAFIA 1 Questão 1/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA geografia [...] tem também se reestruturado, tornando-se uma ciência mais plural. Por um lado, ela reafirma seu foco de análise, que é o espaço, mas, por outro, torna-se mais consciente de que esta é uma dimensão da realidade, e não a própria realidade, complexa e interdisciplinar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 18.
Ao analisarmos as imagens no ensino da geografia, podemos ter uma ideia da realidade que nos é por ela revelada, contudo temos que saber que essa visão compreenderá apenas uma visão parcial do todo. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre o uso de imagens:
I. Para uma compreensão total, teremos que vislumbrar elementos para além da escala visível.
II. Conforme o encaminhamento pedagógico, tornam-se instrumentos para desvelar ideologias, compreender relações sociais, políticas entre outras.
III. As diferentes formas de interpretação se mostrarão imprescindíveis para a diferenciação entre a paisagem e o espaço, entre versão e fato.
IV. Podem ser como recursos autossuficientes para o processo de ensino e aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
	A	
II e III apenas.
	B	
I, II e III apenas. RESPOSTA CORRETA
	C	
I e II apenas.
	D	
II, III e IV apenas.
	E	
I e IV apenas.
Questão 2/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA geografia trabalha com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas e em geral elas possuem representações sobre tais conceitos\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 33. 
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, um determinado conceito ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida não capitalista. Qual é esse conceito?
	A	
Território. RESPOSTA CORRETA
	B	
Natureza.
	C	
Espaço.
	D	
Sociedade.
	E	
Lugar.
Questão 3/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cO conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 101. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque clássico apresentava:
	A	
Nos livros, a relação sociedade/natureza era o foco principal.
	B	
A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico.
	C	
O espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra.
	D	
A revisão conceitual da geografia clássica ficou inacabada por alguns anos.
	E	
Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia). RESPOSTA CORRETA
Questão 4/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cEstudar o lugar para compreender o mundo significa para o aluno a possibilidade de trilhar no caminho de construir a sua identidade e reconhecer o seu pertencimento\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 18. 
A análise geográfica do lugar no qual moramos pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais etc. Para entender geograficamente o \u201cseu\u201d lugar, você precisa estabelecer algumas relações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais são as relações que precisam ser estabelecidas?
	A	
Relações entre a materialidade e a situação cultural.
	B	
Relações entre a dinâmica social e espacial.
	C	
Relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela. RESPOSTA CORRETA
	D	
Relações entre a materialidade que o constitui e os fenômenos territoriais.
	E	
Relações entre a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Questão 5/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cNão podemos entender a mundialização e a globalização como processos rápidos e simplificadores no plano teórico, mesmo que pareçam no momento inexoráveis\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pesamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 137.
A história, por sua vez, avançou, gerando nas últimas décadas seu novo período, chamado de globalização, o que afetou profundamente conceitos e categorias com os quais a geografia sempre trabalhou. Quais foram as transformações que colocaram em pauta a necessidade da discussão do quadro conceitual da geografia? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as transformações:
I. O enfraquecimento do capital e do mercado, livres da tutela estatal.
II. A queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real fecharam o ciclo do mundo bipolar.
III. As empresas multinacionais, que não eram um fenômeno recente, tiveram difusão acelerada e sistemática por todo o mundo.
IV. As mudanças de ordem financeira e produtiva, apoiadas pelas novas possibilidades de gerenciamento a distância.
São corretas as afirmativas:
	A	
II e III apenas.
	B	
I, II e III apenas.
	C	
I e II apenas.
	D	
II, III e IV apenas. RESPOSTA CORRETA
	E	
I, II e IV apenas.