APOL NOTA 100 DE GEOGRAFIA  FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
7 pág.

APOL NOTA 100 DE GEOGRAFIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pré-visualização1 página
APOL DE GEOGRAFIA 2 Questão 1/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA escolha metodológica \u2013 e de resto as outras decisões atinentes ao cotidiano do trabalho do docente \u2013 deve ser feita pelo professor, individual e coletivamente, de modo consciente e com autoria\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Ao utilizar um recurso metodológico, é importante ressaltar que ele não \u201cfaz mágica\u201d, embora seja capaz de prender a atenção do aluno. Essa atenção é momentânea e sem frutos duradouros futuramente. É o professor que deve mobilizá-lo para o conhecimento. Além disso, cabe ainda ao educador realizar algumas ações. Quais são essas ações? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Deixar o processo de conhecimento pela metade para que o aluno, por si só, construa o seu próprio conhecimento.
II. ( ) Orientar a expressão da sua síntese do conhecimento do aluno.
III. ( ) Orientar a construção do conhecimento do aluno.
IV. ( ) O professor deve ter clara a sua participação como educador comprometido com a cidadania futura deste aluno.
Agora, marque a sequência correta:
	A	
F \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	B	
V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	C	
F \u2013 V \u2013 V \u2013 V RESPOSTA CORRETA 
	D	
V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	E	
V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
Questão 2/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 70.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.
III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.
IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.
Agora, marque a sequência correta:
	A	
V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	B	
V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	C	
F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	D	
V \u2013 V \u2013 F \u2013 V RESPOSTA CORRETA
	E	
F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
Questão 3/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA ocupação do território é vista como algo gerador de raízes e identidade: um grupo não pode ser mais compreendido sem o seu território\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 281.
Depois da Segunda Guerra, a internacionalização da economia tornou-se evidente. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a partir desse momento, começou a primeira crise da geografia, que até então era uma ciência descritiva e compartimentada. Com as mudanças do novo período histórico, como tornou-se o território?
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I. Definitivamente uma mercadoria.
II. Desnecessário para o movimento do capital.
III. Constantemente reconstruído.
IV. Necessário para o movimento do capital.
São corretas as afirmativas:
	A	
II e III apenas.
	B	
I, III e IV apenas. RESPOSTA CORRETA
	C	
I e III apenas.
	D	
II e IV apenas.
	E	
I, II, IV apenas.
Questão 4/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cPara cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
São corretas as afirmativas:
	A	II e III apenas. RESPOSTA CORRETA
	B	I e IV apenas.
	C	I e III apenas.
	D	III e IV apenas.
	E	I, II, IV apenas.
Questão 5/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA aula de geografia ou de história [...] deve percorrer diferentes temas, encadeando-os sempre, contextualizando-os com o \u2018aqui\u2019 e o \u2018agora\u2019 do corpo e do entorno do aluno, com a relações socioculturais do espaço neste e em outros tempos\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 14.
A partir da década de 1960, o contexto histórico mundial chamou as ciências humanas para novas reflexões. Alguns fatores desencadearam uma visão do marxismo e novas críticas ao capitalismo foram elaboradas. Quais foram? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os fatores:
I. O fenômeno do subdesenvolvimento. 
II. A dependência econômica e tecnológica. 
III. O capitalismo da Europa.
IV. A Guerra Fria.
São corretas as afirmativas:
	A	
II e III apenas.
	B	
I, II e III apenas.
	C	
I e II apenas.
	D	
II, III e IV apenas.
	E	
I, II e IV apenas. RESPOSTA CORRETA