APOL Etica e Fundundamentos  Filosoficos
9 pág.

APOL Etica e Fundundamentos Filosoficos

Pré-visualização2 páginas
APOL: ÉTICA EMPRESARIAL, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] aprendem comportamentos e modos de sentir dos membros dos grupos dos quais participam. Por isso a educação "cria no homem um ser novo", insere-o em uma sociedade, leva-o a compartilhar com outros de uma certa escala de valores, sentimentos, comportamentos. Mais do que isso, nasce daí um ser superior àquele puramente natural. E se as maneiras de agir e sentir próprias de uma sociedade precisam ser transmitidas por meio da aprendizagem é porque são externas ao indivíduo.
 
QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (p. 70)
 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, analise as proposições a seguir, a respeito de Émile Durkheim:
 
I \u2013 Durkheim atribui extrema importância ao \u201cindividual\u201d, em detrimento ao social. O indivíduo, nesse caso, está acima do grupo social. FALSO
II \u2013 Segundo as proposições de Durkheim, todas as convicções que temos não são inatas, mas sim, aprendidas na interação com o meio. VERDADEIRO
III \u2013 Conforme Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados da mesma forma como as coisas em geral. VERDADEIRO
IV \u2013 As proposições de Durkheim podem ser classificadas como funcionalistas, ou seja, como um dos ramos do positivismo. VERDADEIRO
 
Agora assinale alternativa correta:
	A	Estão corretas as proposições I, II e III apenas.
	B	Estão corretas as proposições II, III e IV apenas.
	C	Estão corretas as proposições I, II e IV apenas.
	D	 Estão corretas as proposições III e IV apenas.
	E	Estão corretas as proposições II e III apenas.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz. [...]
Fonte: MAGEE, Bryan. História da filosofia. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 83)
De acordo com o texto e com o conteúdo da disciplina, analise as assertivas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas. VERDADEIRO PAG 35
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens. ERRADO (PARA DESCARTES AS IDÉIAS JÁ NASCEM COM O SER HUMANO, AS IDÉIAS SÃO INATAS PAG 35)
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína. VERDADEIRO ( PAG 34)
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.FALSO/VERDADEIRO (PAG 36)?
Assinale a sequência correta:
	A	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V.
	B	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F.
	C	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F.
	D	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V. 
	E	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.
 
Fonte: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. (p. 38)
 
Conforme o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os pensadores às suas proposições:
 
Voltaire
 Rousseau
 
(2 ) Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(1 ) A crítica à educação da nobreza da época, é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(2 ) Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(2 ) Temas como \u201cbom selvagem\u201d e \u201chomem natural\u201d são pressupostas que perpassam sua obra.
 
Agora marque a sequência correta:
	A	2 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 1.
	B	2 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 2.
	C	1 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 1.
	D	2 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 1.
	E	2 \u2013 2 \u2013 2 \u2013 1.
Questão 4/10
\u201c[...] o problema da relação entre moral e política se põe do seguinte modo: é constatação comum, feita por quem quer que saiba um pouco de história, que nas esferas políticas são realizadas continuamente ações que a moral considera ilícitas ou, ao contrário, são permitidas ações que a moral considera imperiosas. Dessas constatação chegou-se à convicção de que a política obedece a um código de regras diferente da moral.\u201d
 
BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 88.
Bobbio, nesse trecho, cita política como sinônimo de direito. Com base no trecho lido e no livro da disciplina, que relações podemos estabelecer entre direito, moral e ética?
 
Assinale a alternativa correta:
	A	O direito tem um caráter mais global do que a ética e a moral.
	B	A moral e o direito são sinônimos, o que os diferencia é a ética.
	C	A ética é a reflexão teórica e crítica sobre a moral e o direito.
	D	A diferença entre moral e direito está na origem divina do direito.
	E	Moral e política obedecem ao mesmo código de regras.
Questão 5/10
\u201cToda moral é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qual se torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma\u201d.
NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206
 
A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro da disciplina, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...
	A	Valores
	B	Virtudes
	C	Normas morais
	D	Boas ações
	E	Teleologia
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte \u2013 não uma ciência! \u2013 cujo êxito é improvável porque jamais seremos capazes de controlar o concurso de todos os mestres. Mas isso não a torna menos relevante. O ser humano nasce fraco, carente de tudo, e só a educação faz com que ele desenvolva meios para a sobrevivência. \u201cTudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação\u201d [...].
 
STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (p.30)
 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
(V ) A criança, por viver um mundo de espontaneidade, desconhece o significado do conceito de disciplina, então o castigo e a punição física lhe são um problema. VERDADEIRO PAG 56
(F ) A sua obra intitulada \u201cO Cândido\u201d retoma os ideais burgueses, propondo uma discussão sobre o currículo da educação das crianças. FALSO \u2013 CANDIDO É OBRA DE VOLTAIRE
(V ) A sua proposta de educação prevê que a criança passe a maior parte do tempo possível afastada da civilização em contato com a natureza. VERDADEIRO PAG 55
 
Agora marque a sequência correta:
	A	F \u2013 V \u2013 V.
	B	V \u2013 V \u2013 F.
	C	V \u2013 F \u2013 V.
	D	F \u2013 F \u2013 V.
	E	F \u2013 V \u2013 F.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve