Buscar

Tópicos de Estética Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos de Estética Geral
Identificando os fenômenos da verdade, do bem e do belo como questões fundamentais do pensamento, o estudo da filosofia, desde os seus primórdios na Grécia, concentrou-se em três áreas que serão posteriormente chamadas de metafísica (ou teoria do conhecimento), ética e estética, respectivamente. A estética é o pensamento filosófico que estuda a arte e o belo. 
A Estética estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. 
Podemos remontar o primeiro passo deste pensamento ao momento em que Sócrates pergunta ao pintor Parrásio "O que é pintura?"
Platão entendeu que os objetos incorporavam uma proporção, harmonia, e união, buscou entender estes critérios.
O belo para Platão estava no plano do ideal, mais propriamente a idéia do belo em si, era colocada por ele como absoluto e eterno, não dependeria dos objetos, ou seja, da materialidade, era a própria idéia de perfeição, estava plenamente completo, restando ao mundo sensível apenas a imitação ou a cópia desta beleza perfeita.
Platão dissociava o belo do mundo sensível, sua existência ficava confinada ao mundo das idéias, associando-se ao bem, a verdade, ao imutável e a perfeição.
Aristóteles
Aristóteles concebeu o belo a partir da realidade sensível, deixando este de ser algo abstrato para se tornar concreto.
Para ele, o belo materializa-se, a beleza no pensamento aristotélico já não era imutável, nem eterna, podendo evoluir.
Aristóteles dará o primeiro passo para a ruptura do belo associado à idéia de perfeição, trará o belo para a esfera do mundo, colocando a criação artística no domínio humano, já não mais separado do homem mas intrínseco a ele.
Aristóteles é o primeiro pensador a escrever uma obra acerca da questão da arte. Sua tese fundamental, de que a arte imita a natureza, tornou-se um paradigma para todo o pensamento estético ocidental.
O belo aristotélico seguirá critérios de simetria, composição, ordenação, proposição, equilíbrio.
Aristóteles rompe a idéia de beleza como algo transcendente ao homem: é somente no homem que se pode buscar o ideal. E esta busca não pode ser alheia à inteligência, à razão, pois toda concepção de beleza encerra um juízo – um julgamento implícito – que só pode se dar através da inteligência. 
Para Aristóteles toda percepção da beleza exige a participação dos sentidos com o intelecto. 
As concepções do belo de Aristóteles ficam por um longo período esquecidas, sendo somente retomadas ao final da Idade Média.
IDADE MÉDIA
Durante a Idade média, o cristianismo, difundiu uma concepção de beleza que se fundamentava na identificação de Deus com a beleza, o bem e a verdade.
Podemos destacar 2 dos mais importantes nomes de seguidores desta idéia: Santo Agostinho e S. Tomás de Aquino.
Santo Agostinho: concebia a beleza como a harmonia do todo, ou seja, com unidade, numero, igualdade, proporção e ordem. A beleza do mundo não era mais do que o reflexo da suprema beleza de Deus, onde tudo emana. A partir da beleza das coisas poderíamos chegar à beleza suprema.
S. Tomás de Aquino: Identificava a beleza com o Bem. As coisas belas deveriam de possuir 3 características: perfeição, harmonia e luminosidade.
 O Renascimento 
 Durante a Idade Média européia, as pinturas e esculturas tendiam a focalizar a religião, mais especialmente o Cristianismo. À medida que a Renascença emerge, porém, o foco dos artistas descola-se para o passado clássico, buscando influências na Grécia e Roma antigas, levando a profundas mudanças tanto nos aspectos técnicos quanto nos motivos e temáticas da pintura e escultura. 
Os pintores, então, passam a aumentar o realismo de seus trabalhos usando as novas técnicas da perspectiva (recém-redescoberta e bastante desenvolvida), representando mais autenticamente as três dimensões
No Renascimento os artistas adquirem a dimensão de verdadeiros criadores e começa-se a desenvolver uma concepção elitista da obra de arte. Entre as novas idéias estéticas que então se desenvolvem podemos destacar as seguintes:
1º- Relativismo estético; 2º- A beleza ligada à simbologia geométrica e aos números, inspirada no pitagorismo e neoplatonismo; 3º- Estabeleceram-se normas e regras fixas para a produção e apreciação de arte.
Os escultores, também, redescobriram muitas técnicas antigas como o contrapposto.
 No século XVIII, Baumgarten vai inaugurar oficialmente a disciplina filosófica "estética", com a publicação de seu livro Estética ou teoria das artes liberais, conceituando-a como "ciência do belo e da arte". 
Baumgarten não é o fundador da estética como ciência, mas o termo por ele introduzido no campo filosófico respondia às necessidades da investigação nesta esfera do saber, e alcançou ampla difusão. 
Em seu trabalho introduziu pela primeira vez o termo "estética", com o qual designou a ciência que trata do conhecimento sensorial que chega à apreensão do belo e se expressa nas imagens da arte, em contraposição à lógica como ciência do saber cognitivo. 
Kant
Kant consolida a tripartição da investigação ontológica, o que cria a estética como uma área determinada do estudo da filosofia, elaborando o seu sistema crítico através de três obras, de acordo com os três domínios da questão do ser: a Crítica da Razão pura, que trata da verdade, a Crítica da Razão prática, cuja questão é o bem, e a Crítica da faculdade do juízo, que investiga a experiência estética do belo como atitude contemplativa, desinteressada e não conceitual, das faculdades humanas. 
Para Kant, a estética é uma capacidade de fruição intimamente relacionada a outras capacidades do ser humano, sem depender, necessariamente, da aquisição de conhecimento, ou seja: para contemplar o belo, o sujeito não se vale das faculdades do conhecimento. Na percepção do objeto, o sujeito abarca a plenitude de suas características e não as características isoladas. 
GUSTO es la facultad de juzgar un objeto o una representación mediante una satisfacción o un descontento, sin interés alguno. El objeto de semejante satisfacción llámase bello.
Immanuel Kant, Crítica del Juicio.
Para o idealismo alemão de Schelling e Hegel, a arte é instância em que o espírito, tornando-se consciente de seus próprios interesses, desperta para a sua vontade de absoluto. A arte constitui a primeira etapa da dialética que, juntamente com a religião e a filosofia, compõe os três momentos da auto-superação do espírito em busca do absoluto. Friedrich Nietzsche pensa a arte como estimulante vital, tônico contra o pessimismo da decadência platônico-cristã: "Temos a arte para não perecermos da verdade". 
 Em O nascimento da tragédia, Nietzsche compreende a arte como uma composição de dois instintos da natureza, o apolínio e o dionisíaco, sendo a tragédia uma arte que nasce no equilíbrio da tensão harmônica entre estes dois instintos fundamentais. Apesar de em Nietzsche não encontrarmos mais uma divisão de seu pensamento nas três áreas da investigação filosófica, é Heidegger que rompe definitivamente com a tripartição da questão ontológica, determinando a arte, em sua obra Origem da obra de arte, como o "Pôr-se em obra da verdade" e, assim, conduzindo o problema da arte para a questão da verdade, e não para a do belo, conforme os tradicionais estudos da estética.
REFERÊNCIAS 
Campbell, Joseph. A Extensão Interior do Espaço Exterior. S.Paulo: Campus, 1991
Campbell, Joseph. Para Viver os Mitos.S.Paulo:Cultrix, 1997
Chauí, Marilena. Convite à filosofia. 12a ed. S. Paulo: Ática, 1999
Maffessoli, Michel. O Ritmo da Vida: Variações Sobre o Imaginário Pós-Moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007
Aristóteles.Os Pensadores. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 2000. 
Durant, Will. A Historia da Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Nova Cultural,2000.
Magee, Bryan. História da Filosofia.São Paulo: Edições Loyola, 2000.
Oliveira, Manfredo.Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes.2000.
Platão.Os Pensadores. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 2000..
Santos, Theobaldo. Manual de Filosofia. São Paulo:Companhia Ed. Nacional,1964.
Sócrates.Os Pensadores. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 2000.
www.usacitydirectories.com/travelamerica 
http://mariannasantos.blogspot.com/2007/11/esttica-de-aristteles-potica.html em 20 11 2007
www.wunderground.com/wximage/viewsingleimage
http://www.algosobre.com.br/sociofilosofia/estetica.html em 03 04 2010
http://www.algosobre.com.br/sociofilosofia/estetica.html em 10/05/2010
www.planetaeducacao.com.br em 15 05 2010
http://www.virtuhall.com/virtuel/platinium/colosse-rhodes-p.jpg em 10 05 2010
COMPLEMENTAR
CLARK, John. Dinheiro ou sua Vida? Ed. Fundamentos. 2003
blogfernandomesquita.blogspot.com/2009_09_01
http://www.podgallery.com/images/gallery/10092A.jpg em 15 05 2010
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais