Questões de multipla escolha Pisicologia da Educação   Fael
5 pág.

Questões de multipla escolha Pisicologia da Educação Fael


DisciplinaPsicologia da Educação Fael56 materiais336 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Em 1913, o autor lançou o Manifesto Behaviorista. Influenciado pela concepção de ciência da época, ele afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia. O behaviorismo refere o autor foi denominado posteriormente por Skinner de Behaviorismo Metodológico, pois enfatizava o método de estudo como importante para definir o que deveria ou não ser objeto da Psicologia. Marque a alternativa a qual destaca o autor segundo as características acima mencionadas.
Escolha uma:
a. Millenson
b. John Watson
Resposta correta: John Watson \u2013 livro Psicologia da Educação, cap.01 \u2013 p. 23.
c. Gustav Fechner
d. Ernest Weber
e. Wilhelm Wundt
Feedback
A resposta correta é: John Watson.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Este processo consiste em considerar que a causa primordial do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem são disfunções biológicas que o ser humano apresenta. Qual é o título deste processo tão discutido e estudado na contemporaneidade da Psicologia e da Educação? Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome deste processo:
Escolha uma:
a. Biologização da Interação humana.
b. Biologização do Desenvolvimento Humano.
c. Biologização do Desenvolvimento Escolar.
d. Biologização da Psique Humana.
e. Biologização do Fracasso Escolar.
GABARITO COMENTADO: Alternativa Correta é Biologização do Fracasso Escolar, conforme capítulo 6 do Livro Psicologia da Educação, onde os autores destacam que \u201cno início do século XXI, a educação brasileira (talvez a ocidental) tem passado por um processo perverso, que e equivocado em sua origem de considerar o fracasso escolar não como resultado da interação entre diversos fatores, mas como resultado praticamente puro e exclusivo das próprias crianças que fracassam ao longo do processo educacional. A esse processo pode ser atribuído o título de biologização do fracasso escolar. No que ele consiste? Em considerar que a causa precípua do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem são disfunções biológicas que a criança apresenta. Essa \u201cbiologização do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem\u201d se constitui em um equívoco porque, quando uma pessoa considera as disfunções orgânicas ou biológicas como causa primeira do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem, provavelmente ela está deixando de considerar e observar a interação entre diversos aspectos que estão interferindo no grau de sucesso educacional de uma criança, aspectos mais complexos e por vezes mais fidedignos.\u201d (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.167).
Feedback
A resposta correta é: Biologização do Fracasso Escolar..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estágio é decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras. A grande conquista desse estágio é que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo esta passando para o estagio seguinte consiste na ideia de \u201cpermanência do objeto\u201d. O conceito acima se refere a:
Escolha uma:
a. Assimilação;
b. Sensório-motor;
No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estagio e decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras. A grande conquista desse estagio e que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo está passando para o estágio seguinte consiste na ideia de \u201cpermanência do objeto\u201d. Quando a criança não raciocina por meio desse conceito, ela apresenta dificuldade para lidar (pensar, raciocinar sobr com um objeto na ausência dele. E, quando a criança passa a raciocinar com o conceito de \u201cpermanência do objeto\u201d, obviamente ela passa a ter a capacidade de lidar com tal objeto na ausência dele. Como exemplo, ela começa a querer objetos que não estão diretamente acessíveis e lembra-se de pessoas e objetos que estão ausentes.
c. Pré-operacional;
d. Acomodação;
e. Operações concreta;
Feedback
A resposta correta é: Sensório-motor;.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existem algumas técnicas elaboradas por analistas comportamentais que auxiliam no ensino de novos comportamentos, e que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino, as técnicas apresentadas são: Encadeamento de trás para a frente, modelagem e fading. No entanto é necessário que o programador de ensino faça uma avaliação sobre a melhor maneira de ensinar o conhecimento proposto. Com relação às técnicas que auxiliam no ensino de novos comportamentos assinale V para as informações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Encadeamento de trás para frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente é ensinado o ultimo passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo e assim por diante.
( ) Modelagem é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Como uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma que é diferente da inicial formando um novo objeto.
( ) Fading é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Como uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma que é diferente da inicial formando um novo objeto.
( ) Encadeamento de trás para a frente, transferências de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz irá lidar no cotidiano.
( ) Fading, transferências de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz irá lidar no cotidiano.
Escolha uma:
a. F-V-V-F-F.
b. F-F-F-F-F.
c. V-V-V-V-V.
d. F-F-V-V-F.
e. V-V-F-F-V.
Gabarito Comentado: Alternativa correta é V-V-F-F-V. Conforme capítulo 5 do livro Psicologia da Educação/ Fernanda. B. Luiz; Gabriel. G. de Luca; Fabiana. B. Fonseca \u2013 Curitiba: Editora FAEL, 2013. P.146 até 148. Encadeamento de trás para frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo e assim por diante. Modelagem é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Como uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma que é diferente da inicial formando um novo objeto. Fading, transferências de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz irá lidar no cotidiano.
Feedback
A resposta correta é: V-V-F-F-V..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Piaget investiga o desenvolvimento moral da criança partindo da definição de que a moral consiste em um conjunto de regras e, principalmente, no respeito que uma pessoa tem em relação a elas. O autor investiga o desenvolvimento de tal processo em jogos nos quais precisam ser estabelecidas regras: Piaget investiga o desenvolvimento do juízo moral na criança por meio de jogos por três motivos: