Exercícios I
9 pág.

Exercícios I


DisciplinaPsicologia da Educação Fael33 materiais241 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Se fortaleceu ao final do século XIX, mais precisamente no despertar do século XX, acompanhando e possibilitando a estruturação e o reconhecimento da Psicologia como um saber cientifico. Esse fortalecimento pode ser entendido como resultado da forte influência da Medicina nos estudos psicológicos acerca do desenvolvimento humano, uma vez que métodos reconhecidamente científicos como a observação e a mensuração podiam ser utilizados para a explicação dos fenômenos em questão. A característica acima está direcionada a:
Escolha uma:
a. Psicologia do Desenvolvimento;
b. Psicologia do Transito.
c. Psicologia da Educação;
GABARITO: Livro Psicologia da Educação, cap.02 \u2013 p. 30. Psicologia do Desenvolvimento.
d. Psicologia Organizacional;
e. Psicologia Hospitalar;
Feedback
A resposta correta é: Psicologia do Desenvolvimento;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Piaget formula quatro estágios básicos de desenvolvimento pelo qual ela passa. Conforme tais estágios, relacionados a idades especificas, o pensamento da criança e constituído por certos processos de raciocínio e de pensamento que gradualmente tornam-se mais complexos. Sensório-motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais. Sobre o estágio Sensório-motor é correto afirmar:
I Ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo;
II o nome desse estagio e decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras;
III grande conquista desse estagio e que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo está passando para o estágio seguinte consiste na idéia de \u201cpermanência do objeto\u201d;
IV quando a criança não raciocina por meio desse conceito, ela apresenta dificuldade para lidar (pensar, raciocinar sobre) com um objeto na ausência dele;
V e, quando a criança passa a raciocinar com o conceito de \u201cpermanência do objeto\u201d, obviamente ela passa a ter a capacidade de lidar com tal objeto na ausência dele.
É correto apenas o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. I, IV, V
b. I, III, IV
c. II, III, IV, V
d. III, IV, V
e. I, II, III, IV, V
GABARITO: (I, II, III, IV, V) são corretas. Psicologia da Educação, cap.03 \u2013 pág 53. No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estagio e decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras. A grande conquista desse estagio e que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo está passando para o estágio seguinte consiste na idéia de \u201cpermanência do objeto\u201d. Quando a criança não raciocina por meio desse conceito, ela apresenta dificuldade para lidar (pensar, raciocinar sobre) com um objeto na ausência dele. E, quando a criança passa a raciocinar com o conceito de \u201cpermanência do objeto\u201d, obviamente ela passa a ter a capacidade de lidar com tal objeto na ausência dele. Como exemplo, ela começa a querer objetos que não estão diretamente acessíveis e lembra-se de pessoas e objetos que estão ausentes.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III, IV, V.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O conhecimento produzido é matéria-prima para a definição de comportamentos a serem desenvolvidos pelas pessoas, ele não pode ser um fim em si mesmo em educação. Portanto, o papel do conhecimento é mais do que aumentar a clareza das pessoas acerca dos aspectos ou fenômenos do meio, é:
Escolha uma:
a. Extinção da contingência de reforçamento em relações entre os componentes do comportamento enfraquecidas.
b. Identificar diferentes tipos de variáveis que podem caracterizar comportamentos e concepção das matérias.
c. Deixar de exibir comportamentos inadequados para não perder consequências gratificantes.
d. Possibilitar que venham a intervir em tais aspectos da melhor maneira de acordo com o conhecimento produzido.
Gabarito: alternativa correta é Possibilitar que venham a intervir em tais aspectos da melhor maneira de acordo com o conhecimento produzido. Capítulo 5, pág. 116. Ao encontrarmos no dicionário a definição de aprender como \u201ctomar conhecimento de\u201d, estamos fazendo referência a um \u201caprender\u201d que significa repetir conhecimento. O papel do conhecimento é mais do que aumentar a clareza das pessoas acerca dos aspectos ou fenômenos do meio, é possibilitar que elas venham a intervir em tais aspectos da melhor maneira de acordo com o conhecimento produzido.
e. É a possibilidade de falar em público como um estímulo reforçador e aversivo.
Feedback
A resposta correta é: Possibilitar que venham a intervir em tais aspectos da melhor maneira de acordo com o conhecimento produzido..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Sossai (1977), a educação medieval era voltada aos valores humanistas e de ordem filosófica e religiosa. Mas neste período o sistema educacional sofreu diversas modificações, e sobre tudo por conta das características de uma nova sociedade industrializada. Portanto nesta época como passa a ser direcionada a educação?
Escolha uma:
a. Pela contingência de estímulos de reforço.
b. Para o mundo das máquinas.
Gabarito: alternativa correta é Para o \u201cmundo das máquinas\u201d. Capítulo 5, pág. 115. O sistema educacional sofreu diversas modificações, e, sobretudo por conta das características de uma nova sociedade, agora industrializada, a educação passa a ser direcionada para o \u201cmundo das máquinas\u201d. Apesar disso, ainda há a necessidade de discutir o qual é o papel da educação em uma sociedade industrializada, mas também com muitos problemas.
c. Para examinar as implicações.
d. Para punição positiva.
e. Pelo processo de equilibração.
Feedback
A resposta correta é: Para o mundo das máquinas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns teóricos da história da psicologia organizaram diversas tendências teóricas para a sua atuação, assim como, diversos estudos foram dedicados ao desenvolvimento do conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Existem várias abordagens que determinam objetos e métodos diferentes de estudos sobre este fenômeno, enfatizando aspectos distintos entre elas. Podemos considerar afirmativas as seguintes abordagens da psicologia.
I \u2013 Psicanálise.
II - Análise do Comportamento (Behaviorismo).
III \u2013 Darwinismo.
IV \u2013 Cognitivismo.
V \u2013 Existencialismo.
As abordagens corretas da psicologia são verdadeiras nas alternativas:
Escolha uma:
a. Apenas a V
b. I, III, IV e V
c. I, II, IV e V.
A história da psicologia é composta de diversos estudiosos que se dedicaram para desenvolver conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Aquilo que deve ser objeto de estudo da Psicologia e métodos de observar o fenômeno psicológico se constituíram em contradições em diferentes contextos. (...) Cada pesquisador foi influenciado por características de contextos distintos, que inclui períodos históricos diferentes. É por isso que, na Psicologia, há diferentes abordagens ou escolas psicológicas: cognitivismo, existencialismo, análise do comportamento, psicanálise, sócio-histórica, por exemplo.
d. II, III, IV e V
e. I, II, III e V
Feedback
A resposta correta é: I, II, IV e V..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Até o século XVII, a criança apenas demandava cuidados especiais em seus primeiros anos de vida. A partir dos três anos de idade, aproximadamente, passava a ser tratada como um pequeno adulto. A ideia ou conceito de criança ou de infância tal como conhecemos hoje foi sendo construída ao longo do tempo e fruto da cultura em questão. Assinale a alternativa a qual conceitua a palavra infância segundo os dicionários da Língua Portuguesa:
Escolha uma:
a. Infância refere-se ao indivíduo que ainda não é capaz de falar. Essa incapacidade, atribuída a primeira infância, estende-se até os sete anos, que representaria a idade da razão.
b. Criança é considerada a pessoa