Buscar

AD2 Pratica de Ensino II Raphael Soares da Silva Letras Paracambi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Avaliação a Distância (AD2) 2º Sem. 2018
Disciplina: Prática de Ensino 2: Currículo
Coordenador: Professora Therezinha Carlomagno Garcia
	CURSO: Letras
	POLO: Paracambi
	ALUNO: Raphael Soares da Silva 
	MATRÍCULA: 16213120126
	
	DATA: 01/10/ 2018
 
Caro aluno (a),
 Ser um professor reflexivo, segundo Dewey, requer três atitudes necessárias para esta ação, ou seja: a abertura de espírito, a responsabilidade e a sinceridade. 
ATENÇÃO: Esta prova (AD2) deve ser enviada online, até o dia 01 de outubro/18. Todas as questões foram retiradas do conteúdo do caderno didático (até a aula nº 14), da bibliografia indicada e do material de estudo das aulas da plataforma. Para tirar qualquer dúvida sobre a AD2 o aluno tem que se comunicar com o tutor presencial.
QUESTÃO I: Complemente as frases (a, b, c) com quantas palavras achar necessário. (valor: até 2 pontos). 
Currículo Escolar - Aspectos Gerais O currículo escolar é o grande norteador do processo educacional da escola, cujas influências, negativas ou positivas, podem afetar a aprendizagem dos alunos, conforme diferentes práticas observadas no seu cotidiano. Neste sentido, 
a) algumas vezes, presenciamos certas injustiças, na escola, quando os alunos são convencidos de que o mérito é o grande organizador de uma sociedade justa, ou seja: 
fazendo você pensar que quem não tem direitos respeitados é porque não tem mérito
b) vimos, que na escola por ciclos, o conteúdo não é previamente definido, pois têm que ser consideradas as necessidades, os conhecimentos e os contextos de idade dos alunos
c) vimos, também, que existe uma perspectiva curricular advinda das lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos de uma cidadania plena (em especial, relacionados às identidades negras) que se articulou com a produção acadêmica.
d) podemos afirmar que, na concepção curricular da Escola Cidadã, o papel do educador é colocar-se junto ao aluno, problematizando o mundo real e imaginário, contribuindo para que se possa compreendê-lo e reinventá-lo, crescendo e aprendendo junto com o aluno, tentando vivenciar juntamente com ele seus confl itos, invenções, curiosidades e desejos, respeitando-o como um ser que pensa diferente, respeitando a sua individualidade
 QUESTÃO II: A partir das situações fictícias (1, 2, 3, 4), baseadas no currículo escolar, responda as perguntas: (cerca de 5 linhas em cada resposta. (Valor total: 4 pontos)
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAArzIAE/cotidiano-escolar
1- O professor de História, da escola Dionísio Azevedo, percebeu que os alunos da sua turma traziam para a escola diferentes experiências. Como o professor deve planejar suas aulas, levando em conta esta diversidade? 
O objetivo do professor deve ser em considerar a diversidade étnica, social, cultural da rede e, ao mesmo tempo, “atingir a unidade de conhecimentos e valores”. O profissional precisa usar da atualização profissional, da criatividade, da organização do da mediação do processo ensino aprendizagem, da relação interpessoal entre professor e aluno, bem como a parceria escola e família, para que haja uma troca de experiências e relatos sobre as suas historias. 
2 - No encontro pedagógico do mês de abril, da Escola Estadual Benício Filho, ficou evidenciada a grande dificuldade que alguns professores tinham para fazer a relação entre os conteúdos das disciplinas. Como os professores podem promover a aprendizagem, das diferentes disciplinas escolares, minimizando esta fragmentação?
A interdisciplinaridade prioriza o trabalho articulado entre os saberes que o aluno possui, em seu cotidiano, e os conhecimentos específicos das disciplinas escolares. Além disso, uma perspectiva curricular interdisciplinar parte do estudo de um problema socialmente relevante para a mobilização do estudo e a organização de um diálogo entre os conteúdos de diferentes disciplinas para solução desse problema.
3 – Ao transferir-se para a escola estadual Pereira dos Santos, a professora de Letras, Danielle, pediu para consultar o PPP (Projeto político-pedagógico) da escola. Porém, ficou surpresa com a resposta da coordenadora, informando que o projeto tinha sido enviado à Secretaria de Educação e ainda não havia retornado. A professora estranhou, porque uma cópia do PPP deveria permanecer na escola. Por que uma cópia deveria permanecer na escola? 
Porque o PPP da escola é a bússola que orienta as práticas curriculares, pois tudo que se organiza no PPP apresenta-se relacionado ao currículo as intencionalidades da escola quanto à sociedade que pretende construir e os sujeitos que pretende formar, o próprio entendimento de currículo e aprendizagem que a escola possui, a forma como a escola organiza seus tempos e espaços, ou seja, que qualquer prática curricular a ser proposta precisa ter conhecimento e dialogar com o PPP da Escola.
4 – Os responsáveis pelos alunos da 1ª série do ensino médio, da escola Benedito Meireles, solicitaram uma reunião com a diretora da escola, porque não concordavam com o vocabulário utilizado pelo professor Marcos, ao abordar determinados conteúdos na sala de aula. Você concorda com a atitude dos responsáveis? Sim, não, porque? Qual deve ser a postura dos professores na sala de aula?
não concordo (em partes), pois os alunos do ensino médio, já são em sua maioria adolescentes, e há uma necessidade dos profissionais da educação se fazer entender e tornar a aula um atrativo e numa linguagem que eles entendam. porem, é importante que a postura do professor não seja maculada, uma vez que a linguagem dos adolescentes é rebuscadas de girismos, frases com segundas intenções e palavras de baixo calão. 
Universia
 - 
Universia
 BrasilQUESTÃO III: Coloque dentro de cada parêntese a letra (a, b, c. ou d) cuja opção complementar, inteiramente, as proposições (1, 2, 3, 4), fundamentadas no currículo escolar. (valor: 4 pontos).
1) (C) "O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca." (FREIRE, 1996). 
 
2) (A) “Sabemos que cada palavra se apresenta como uma arena em miniatura, onde se entrecruzam e lutam os valores sociais de orientação contraditória. A palavra revela-se, no momento de sua expressão, como o produto da interação viva das forças sociais. É assim que o psiquismo e a ideologia se impregnam mutuamente no processo único e objetivo das relações sociais” (BAKHTIN, 2006). 
3) (D) É importante sabermos que o Conselho de Classe é um Colegiado com direitos assegurados na Lei 9394/96 da Educação Brasileira que confirma, em seu artigo 14, a gestão democrática e participativa da escola, 
 4) (B) É necessário criar espaços na escola, em que os conteúdos do ensino estejam voltados para a situação de subordinação e exploração em que vive a maioria da população do planeta, promovendo discussões coletivas para que professores e alunos possam refletir sobre as alternativas de democratização.
Pois ... (opções)
a) o diálogo é método de transformação social, que nos possibilita perceber que a realidade não é dada por um ser superior ou pelo destino, mas que ela é construída, a partir dos meios pelos quais conservamos ou mudamos o rumo das coisas.
b) a luta pela justiça social, como conteúdo de estudo e orientação prática, dá sentido ao processo de escolarização, assim como a análise do poder e das formas de exercício do poder na escola, na família e na sociedade, entendendo que a criação do grêmio estudantilé importante para a promoção da educação de professores e estudantes como intelectuais transformadores.
c) há situações que se apresentam na relação professor-aluno que poderiam motivar o aluno a iniciar o processo de aprendizagem e nele prosseguir, porque certas atitudes, palavras e forma de se relacionar dos professores, podem atrair, conquistar ou afastar os alunos.
d) representa um encontro (bimensal) relevante, entre os professores e demais membros da comunidade escolar, trazendo à tona vários problemas específicos da escola e dos alunos e, principalmente, oportunizando a troca de ideias sobre as causas do fracasso e da evasão escolar.

Outros materiais