Buscar

Organização Curricular e Tecnologias Educacionais

Prévia do material em texto

Aula 8
1
	Basicamente são três as formas de organização curricular: Disciplinar, Multidisciplinar e Interdisciplinar. Como podemos caracterizar a organização interdisciplinar:
	
	
	a possibilidade de desenvolvimento das potencialidades dos alunos quanto às suas possibilidades motora, verbal e mental
	
	um conjunto de disciplinas isoladas, cujas ementas apresentam os principais conceitos e tópicos que serão estudados com os alunos.
	 
	um conjunto de disciplinas planejadas por uma equipe de especialistas que buscam delimitar seus mapas de conteúdo, tecnologias de ensino, procedimentos de avaliação, sem necessariamente buscar formas de articulação metodológica ou conceitual.
	 
	um conjunto de disciplinas, que mantêm sua identidade e marco conceitual, contudo seu planejamento favorece e estimula metodologias e ações pedagógicas que articulem seus conteúdos, orientadas por objetivos comuns.
	
	a idéia de aprendizagem como construção do grupo de indivíduos.
	
	
	 
	Para estimular o aprendizado da leitura e da escrita de sua turma de jovens e adultos, a professora Helena criou uma comunidade virtual articulada ao vocabulário estudado nas nas aulas. Este procedimento estimulou a autoestima e a interatividade entre os alunos melhorando o aprendizado. Do ponto de vista da utilização de tecnologias da comunicação e da informação e da concepção de cultura, a professora Helena exemplifica uma mediação construtiva de prática curricular focada:
	
	
	no multiculturalismo
	
	na cultura geral
	
	no etnocentrismo
	
	na cultura erudita
	 
	na cibercultura
	
	 
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001-adaptada) Uma das estratégias que vêm sendo apontadas como necessárias à expansão de programas educacionais, em todos os níveis de ensino, é a Educação a Distância. A vantagem essencial dessa modalidade de novas mediações nas propostas curriculares é:
	
	
	a suplantação de barreiras espaço-temporais pelo uso do correio eletrônico.
	
	o uso de materiais modernos, garantindo a qualidade da aprendizagem.
	 
	o alcance às novas possibilidades tecnológicas da sociedade do conhecimento, por pessoas de diferentes lugares.
	
	a administração do tempo pelos educadores através do uso adequado das ferramentas tecnológicas.
	
	a aplicação de tecnologias de ponta em dimensão nacional.
	
	
	
	A sociedade brasileira vivencia intensas transformações econômicas, sociais, políticas dentre outras. Na composição dos currículos acadêmicos, igualmente, diversos fatores intervêm. São fatores intervenientes na organização curricular:
	
	
	as políticas publicas, a funcionalidade, o caráter processual e as transformações sociais.
	
	o desenvolvimento de habilidades profissionais, as políticas públicas, as tendências de mercado e as transformações sociais.
	
	a funcionalidade, a produtividade, a racionalidade e o avanço da ciência e da tecnologia.
	 
	as políticas públicas, as tendências de mercado, o avanço da ciência e da tecnologia e as demandas profissionais e as necessidades regionais/locais.
	
	o desenvolvimento de habilidades profissionais, as tendências de mercado e as transformações sociais.
	
	
	
	 
	O projeto pedagógico curricular ou projeto político-pedagógico é um documento integrando e articulando o ideário, objetivos, ações e meios das Instituições de Ensino ou escolas. O projeto político-pedagógico deve ser composto de:
	
	
	diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	plano de ensino, proposta de avaliação e proposta de ação e atividades.
	
	plano de ensino, plano curricular e plano de gestão.
	 
	marco referencial, diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	marco referencial, plano curricular e plano de gestão.
	
	 
	Frequentemente ouvimos que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Os celulares, as lan houses e os aparatados eletrônicos se fazem presentes de algum modo no cotidiano de nossos alunos. E como questionam Mainardes e Masson (2011): "vivemos numa sociedade da informação ou do conhecimento?". Na perspectiva das teorias críticas de currículo, a concepção de conhecimento vai além da mera informação, porque deve estimular o aluno:
	
	
	orientar-se pelas as ideias do mundo pós-moderno.
	
	perceber que conhecimento e informação são sinônimos.
	
	reter conteúdos selecionados pelos especialistas
	
	privilegiar dados cientificamente divulgados pelas mídias
	 
	interagir de modo autônomo com os ambientes de aprendizagem
	
	 
	A televisão faz parte do cotidiano e pode ser considerada potencialmente valiosa ferramenta educativa. Dadas as características desse veículo de comunicação, em comparação com as formas tradicionais assumidas pela relação educativa, podemos afirmar que a TV (Extraída de INEP- PROVÃO 2002 - PEDAGOGIA - adaptada)
	
	
	estimula o ensino individualizado e propicia formação rápida exigida pelo mercado.
	 
	oferece múltiplas possibilidades, podendo ser explorada em diferentes projetos pedagógicos.
	
	tem substituído educadores para ampliação da cultura erudita .
	
	ultrapassa em eficácia o livro didático, as apostilas e outros recursos instrucionais.
	
	dispensa uso de recursos para informações e para ampliação do acervo da biblioteca escolar.
	
	
	 
	O caráter processual para Libâneo (2004) é uma característica importante do planejamento. O ato de planejar, desse modo, seria uma atividade de ação e reflexão marcada por etapas distintas que envolvem:
	
	
	a descrição de atividades, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a definição de objetivos, a proposta de atividades e a proposta de avaliação.
	 
	a definição de objetivos, a compreensão do funcionamento da realidade e a proposta de atividades.
	 
	o diagnóstico da realidade, a definição de objetivos educacionais, a seleção e organização de conteúdos programáticos, a descrição de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a compreensão do funcionamento da realidade, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	
2
	O currículo reflete objetivos (intenções) e ações (conhecimentos) tornadas realidade pelo trabalho dos professores através da elaboração dos planos de ensino. Os planos de ensino podem ser caracterizados como:
	
	
	documentos elaborados realizado pelos docentes.
	 
	documentos que expressam objetivos, os conteúdos, os procedimentos didáticos, os critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem e os recursos necessários para desenvolvimento das aulas.
	 
	documentos que discutem o perfil do aluno a ser formado.
	
	documentos que expressam um formato de currículo baseado na tecnologia.
	
	documentos que expressam as orientações institucionais e legais.
	
	
	 
	Moreira e Candau (2003) afirma que "as instituições educativas sempre têm dificuldades para lidar com a pluralidade e as diferenças". Já Libâneo (2004) retrata que há novos sujeitos sociais que afirmam sua identidade como os jovens, os idosos, as mulheres, os negros entre outros. As considerações acima destacadas ilustram a importância dos fatores determinantes na construção curricular.  A qual fator se referem os autores?
	
	
	pedagógicos
	 
	culturais
	
	políticos
	
	sociais
	
	econômicos
	
	
	(Fonte: ME/INEP: ENADE. 2008 Considere as descrições que se seguem. Escola X: O currículo é desenvolvido em projetos de trabalho,com integração entre disciplinas, e os laboratório de informática estão a serviço da pesquisa empreendida pelos alunos. Escola Y: Há uma delimitação clara entre as disciplinas, comhorários e espaços bem definidos para as atividades, e os recursos tecnológicosdão suporte à transmissão de conhecimentos. Escola Z: Laboratórios de informática, telas digitalizadas e estúdios de produção audiovisual estão disponíveis aos professores, que são conduzidos a desenvolver um currículo em que os novos conhecimentos científicos sejam imediatamente incorporados. Qual das análises faz uma relação coerente entre concepções de currículo e uso da tecnologia, segundo as correntes teóricas a que se referem?
	
	 
	Na escola X o currículo possui um abordagem interdisciplinar, o que favorece o caráter investigativo do uso de recursos tecnológicos no contexto da metodologia de projetos.
	
 
	Na escola Y a delimitação entre as disciplinas demonstra que o currículo é reflexo da pluralidade cultural contemporânea, ao passo que o modo como a tecnologia é adotada remete a um modelo tecnicista.
	
	Na escola Z os diversos recursos tecnológicos usados indicam uma visão de currículo calcada na teoria pós-crítica, pois os professores acompanham as inovações tecnológicas.
	
	As escolas Y e Z trabalham segundo uma perspectiva curricular crítica, em que os recursos tecnológicos são utilizados para a formação continuada de alunos e professores.
	
	As escolas X e Y adotam uma concepção de currículo calcada no multiculturalismo, pois o tratamento dado ao uso de recursos tecnológicos está associado à diversidade.
	 
	De acordo com Perrenoud (2001), "[...] a denúncia da moda das competências parece uma luta simultânea contra a racionalização da profissão e a asfixia dos saberes e da cultura. Se a noção de competências parece-lhes empresarial, tecnocrática, utilitarista, se parece-lhes contrária ao humanismo e ao conhecimento, como é que os professores poderiam reconhecer que exercem numerosas competências para realizar seu trabalho, para fazer aprender ou simplesmente permitir a coexistência e a cooperação em uma classe e em uma instituição?". Marque a alternativa que está adequada ao pensamento de Perrenoud sobre competências.
	
	
	Os professores não conseguem reconhecer as suas competências para ensinar.
	
	A escola não consegue se situar na proposta das competências e por isto fracassa.
	 
	O desenvolvimento de competências é um processo formativo para o aluno.
	
	Competências é um conceito que se popularizou a partir de um modismo educacional.
	
	A noção de competência é contrária ao humanismo e ao conhecimento.
	
	 
	O caráter processual para Libâneo (2004) é uma característica importante do planejamento. O ato de planejar, desse modo, seria uma atividade de ação e reflexão marcada por etapas distintas que envolvem:
	
	
	a definição de objetivos, a compreensão do funcionamento da realidade e a proposta de atividades.
	 
	o diagnóstico da realidade, a definição de objetivos educacionais, a seleção e organização de conteúdos programáticos, a descrição de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a compreensão do funcionamento da realidade, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	 
	a descrição de atividades, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a definição de objetivos, a proposta de atividades e a proposta de avaliação.
	
	
	
	O projeto pedagógico curricular ou projeto político-pedagógico é um documento integrando e articulando o ideário, objetivos, ações e meios das Instituições de Ensino ou escolas. O projeto político-pedagógico deve ser composto de:
	
	 
	marco referencial, diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	plano de ensino, plano curricular e plano de gestão.
	
	marco referencial, plano curricular e plano de gestão.
	
	plano de ensino, proposta de avaliação e proposta de ação e atividades.
	
	 
	Frequentemente ouvimos que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Os celulares, as lan houses e os aparatados eletrônicos se fazem presentes de algum modo no cotidiano de nossos alunos. E como questionam Mainardes e Masson (2011): "vivemos numa sociedade da informação ou do conhecimento?". Na perspectiva das teorias críticas de currículo, a concepção de conhecimento vai além da mera informação, porque deve estimular o aluno:
	
	
	reter conteúdos selecionados pelos especialistas
	
	perceber que conhecimento e informação são sinônimos.
	 
	interagir de modo autônomo com os ambientes de aprendizagem
	
	privilegiar dados cientificamente divulgados pelas mídias
	
	orientar-se pelas as ideias do mundo pós-moderno.
	
	 
	A televisão faz parte do cotidiano e pode ser considerada potencialmente valiosa ferramenta educativa. Dadas as características desse veículo de comunicação, em comparação com as formas tradicionais assumidas pela relação educativa, podemos afirmar que a TV (Extraída de INEP- PROVÃO 2002 - PEDAGOGIA - adaptada)
	
	
	tem substituído educadores para ampliação da cultura erudita .
	
	dispensa uso de recursos para informações e para ampliação do acervo da biblioteca escolar.
	 
	oferece múltiplas possibilidades, podendo ser explorada em diferentes projetos pedagógicos.
	
	ultrapassa em eficácia o livro didático, as apostilas e outros recursos instrucionais.
	
	estimula o ensino individualizado e propicia formação rápida exigida pelo mercado.
	
	
3
	Basicamente são três as formas de organização curricular: Disciplinar, Multidisciplinar e Interdisciplinar. Como podemos caracterizar a organização interdisciplinar:
	
	
	um conjunto de disciplinas isoladas, cujas ementas apresentam os principais conceitos e tópicos que serão estudados com os alunos.
	
	a possibilidade de desenvolvimento das potencialidades dos alunos quanto às suas possibilidades motora, verbal e mental
	
	a idéia de aprendizagem como construção do grupo de indivíduos.
	 
	um conjunto de disciplinas, que mantêm sua identidade e marco conceitual, contudo seu planejamento favorece e estimula metodologias e ações pedagógicas que articulem seus conteúdos, orientadas por objetivos comuns.
	
	um conjunto de disciplinas planejadas por uma equipe de especialistas que buscam delimitar seus mapas de conteúdo, tecnologias de ensino, procedimentos de avaliação, sem necessariamente buscar formas de articulação metodológica ou conceitual.
	
	
	 
	Para estimular o aprendizado da leitura e da escrita de sua turma de jovens e adultos, a professora Helena criou uma comunidade virtual articulada ao vocabulário estudado nas nas aulas. Este procedimento estimulou a autoestima e a interatividade entre os alunos melhorando o aprendizado. Do ponto de vista da utilização de tecnologias da comunicação e da informação e da concepção de cultura, a professora Helena exemplifica uma mediação construtiva de prática curricular focada:
	
	
	na cultura erudita
	 
	na cibercultura
	
	no etnocentrismo
	
	na cultura geral
	
	no multiculturalismo
	
	 
	
	
	A sociedade brasileira vivencia intensas transformações econômicas, sociais, políticas dentre outras. Na composição dos currículos acadêmicos, igualmente, diversos fatores intervêm. São fatores intervenientes na organização curricular:
	
	
	a funcionalidade, a produtividade, a racionalidade e o avanço da ciência e da tecnologia.
	 
	as políticas públicas, as tendências de mercado, o avanço da ciência e da tecnologia e as demandas profissionais e as necessidades regionais/locais.
	 
	o desenvolvimento de habilidades profissionais, as tendências de mercado e as transformações sociais.
	
	as políticas publicas, a funcionalidade, o caráter processual e as transformações sociais.
	
	o desenvolvimento de habilidades profissionais, as políticas públicas, as tendências de mercado e as transformações sociais.O projeto pedagógico curricular ou projeto político-pedagógico é um documento integrando e articulando o ideário, objetivos, ações e meios das Instituições de Ensino ou escolas. O projeto político-pedagógico deve ser composto de:
	
	
	marco referencial, plano curricular e plano de gestão.
	
	diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	plano de ensino, proposta de avaliação e proposta de ação e atividades.
	 
	marco referencial, diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	plano de ensino, plano curricular e plano de gestão.
	
	 
	Frequentemente ouvimos que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Os celulares, as lan houses e os aparatados eletrônicos se fazem presentes de algum modo no cotidiano de nossos alunos. E como questionam Mainardes e Masson (2011): "vivemos numa sociedade da informação ou do conhecimento?". Na perspectiva das teorias críticas de currículo, a concepção de conhecimento vai além da mera informação, porque deve estimular o aluno:
	
	
	privilegiar dados cientificamente divulgados pelas mídias
	 
	interagir de modo autônomo com os ambientes de aprendizagem
	
	orientar-se pelas as ideias do mundo pós-moderno.
	
	reter conteúdos selecionados pelos especialistas
	
	perceber que conhecimento e informação são sinônimos.
	
	 
	A televisão faz parte do cotidiano e pode ser considerada potencialmente valiosa ferramenta educativa. Dadas as características desse veículo de comunicação, em comparação com as formas tradicionais assumidas pela relação educativa, podemos afirmar que a TV (Extraída de INEP- PROVÃO 2002 - PEDAGOGIA - adaptada)
	
	
	estimula o ensino individualizado e propicia formação rápida exigida pelo mercado.
	
	ultrapassa em eficácia o livro didático, as apostilas e outros recursos instrucionais.
	 
	oferece múltiplas possibilidades, podendo ser explorada em diferentes projetos pedagógicos.
	
	dispensa uso de recursos para informações e para ampliação do acervo da biblioteca escolar.
	
	tem substituído educadores para ampliação da cultura erudita .
	
	
	 
	O caráter processual para Libâneo (2004) é uma característica importante do planejamento. O ato de planejar, desse modo, seria uma atividade de ação e reflexão marcada por etapas distintas que envolvem:
	
	 
	a compreensão do funcionamento da realidade, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	a descrição de atividades, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a definição de objetivos, a proposta de atividades e a proposta de avaliação.
	 
	o diagnóstico da realidade, a definição de objetivos educacionais, a seleção e organização de conteúdos programáticos, a descrição de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a definição de objetivos, a compreensão do funcionamento da realidade e a proposta de atividades.
	
	
4
	O currículo reflete objetivos (intenções) e ações (conhecimentos) tornadas realidade pelo trabalho dos professores através da elaboração dos planos de ensino. Os planos de ensino podem ser caracterizados como:
	
	
	documentos que expressam um formato de currículo baseado na tecnologia.
	 
	documentos que expressam objetivos, os conteúdos, os procedimentos didáticos, os critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem e os recursos necessários para desenvolvimento das aulas.
	 
	documentos elaborados realizado pelos docentes.
	
	documentos que discutem o perfil do aluno a ser formado.
	
	documentos que expressam as orientações institucionais e legais.
	
	
	 
	Moreira e Candau (2003) afirma que "as instituições educativas sempre têm dificuldades para lidar com a pluralidade e as diferenças". Já Libâneo (2004) retrata que há novos sujeitos sociais que afirmam sua identidade como os jovens, os idosos, as mulheres, os negros entre outros. As considerações acima destacadas ilustram a importância dos fatores determinantes na construção curricular.  A qual fator se referem os autores?
	
	 
	culturais
	
	sociais
	
	econômicos
	
	pedagógicos
	
	políticos
	
	 
	De acordo com Perrenoud (2001), "[...] a denúncia da moda das competências parece uma luta simultânea contra a racionalização da profissão e a asfixia dos saberes e da cultura. Se a noção de competências parece-lhes empresarial, tecnocrática, utilitarista, se parece-lhes contrária ao humanismo e ao conhecimento, como é que os professores poderiam reconhecer que exercem numerosas competências para realizar seu trabalho, para fazer aprender ou simplesmente permitir a coexistência e a cooperação em uma classe e em uma instituição?". Marque a alternativa que está adequada ao pensamento de Perrenoud sobre competências.
	
	
	Competências é um conceito que se popularizou a partir de um modismo educacional.
	
	A escola não consegue se situar na proposta das competências e por isto fracassa.
	
	A noção de competência é contrária ao humanismo e ao conhecimento.
	 
	O desenvolvimento de competências é um processo formativo para o aluno.
	
	Os professores não conseguem reconhecer as suas competências para ensinar.
	
	 
	O caráter processual para Libâneo (2004) é uma característica importante do planejamento. O ato de planejar, desse modo, seria uma atividade de ação e reflexão marcada por etapas distintas que envolvem:
	
	
	a descrição de atividades, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	 
	o diagnóstico da realidade, a definição de objetivos educacionais, a seleção e organização de conteúdos programáticos, a descrição de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a compreensão do funcionamento da realidade, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a definição de objetivos, a proposta de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a definição de objetivos, a compreensão do funcionamento da realidade e a proposta de atividades.
	
	
	 
	O projeto pedagógico curricular ou projeto político-pedagógico é um documento integrando e articulando o ideário, objetivos, ações e meios das Instituições de Ensino ou escolas. O projeto político-pedagógico deve ser composto de:
	
	
	diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	plano de ensino, proposta de avaliação e proposta de ação e atividades.
	
	plano de ensino, plano curricular e plano de gestão.
	
	marco referencial, plano curricular e plano de gestão.
	 
	marco referencial, diagnóstico e proposta de ação e atividades.
	
	 
	Frequentemente ouvimos que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Os celulares, as lan houses e os aparatados eletrônicos se fazem presentes de algum modo no cotidiano de nossos alunos. E como questionam Mainardes e Masson (2011): "vivemos numa sociedade da informação ou do conhecimento?". Na perspectiva das teorias críticas de currículo, a concepção de conhecimento vai além da mera informação, porque deve estimular o aluno:
	
	
	privilegiar dados cientificamente divulgados pelas mídias
	
	perceber que conhecimento e informação são sinônimos.
	
	reter conteúdos selecionados pelos especialistas
	 
	interagir de modo autônomo com os ambientes de aprendizagem
	
	orientar-se pelas as ideias do mundo pós-moderno.
	
	 
	A televisão faz parte do cotidiano e pode ser considerada potencialmente valiosa ferramenta educativa. Dadas as características desse veículo de comunicação, em comparação com as formas tradicionais assumidas pela relação educativa, podemos afirmar que a TV (Extraída de INEP- PROVÃO 2002 - PEDAGOGIA - adaptada)
	
	
	dispensa uso de recursos para informações e para ampliação do acervo da bibliotecaescolar.
	
	estimula o ensino individualizado e propicia formação rápida exigida pelo mercado.
	
	ultrapassa em eficácia o livro didático, as apostilas e outros recursos instrucionais.
	 
	oferece múltiplas possibilidades, podendo ser explorada em diferentes projetos pedagógicos.
	
	tem substituído educadores para ampliação da cultura erudita .

Continue navegando