Buscar

AVALIAÇÃO II

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Elizangela Pereira Martins
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	
Parte superior do formulário
	1.
	As pessoas que aprenderam a lidar com as tecnologias precocemente têm mais facilidade de adaptação aos novos modos de comunicação e informação. Coelho (2012, p. 89) explica que essa nova geração é formada, especialmente, por indivíduos que não se amedrontam diante dos desafios expostos pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e experimentam e vivenciam múltiplas possibilidades oferecidas por novos aparatos digitais. Sobre os nativos digitais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto livre: Linguagem e tecnologia, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012.
	 a)
	Os nativos digitais são os nativos, aqueles que não têm o menor conhecimento da tecnologia e que na medida do possível descobrem algo novo.
	 b)
	Os nativos digitais são as pessoas que nasceram e depois de adultos começaram a ter acesso à era digital, novas tecnologias.
	 c)
	Os nativos digitais são identificados pela facilidade que têm em ler livros e revistas, levando em consideração que o mais importante no momento de aprender é ter o material em mãos para manuseá-lo.
	 d)
	Os nativos digitais são conhecidos pelo fato de nascerem e crescerem rodeados da tecnologia, seu acesso é facilitado pelo fato de conviver com a tecnologia desde o seu nascimento.
	2.
	Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
	 b)
	Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
	 c)
	Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
	 d)
	As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
	3.
	Por apresentar inúmeras especificidades, que diferem do ensino presencial, em um determinado momento houve a necessidade de criar uma legislação específica, um processo legislativo mais sólido, capaz de priorizar os objetivos desta modalidade de ensino e ajustar-se devido a sua grande expansão no mercado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O primeiro e grande passo na educação a distância, foi em 1990, por meio da criação da Universidade Aberta do Brasil, que estava vinculada ao Ministério Público.
II- Em 1996, foram estabelecidas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e com isso a educação a distância passou a ser aplicada como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
III- O art. 80 da lei nº 9.394/96 descreve que o poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, focado somente no ensino básico e fundamental.
IV- No ano de 2008, após as alterações necessárias nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, fica estabelecido que o ensino médio pode ofertar até 20% da carga horária do seu curso no ensino a distância.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	No Brasil, a educação a distância ficou conhecida em 1904, por meio das escolas internacionais que ofereciam cursos pagos por correspondência. Esse foi o marco inicial desta modalidade de ensino no Brasil, o que desencadeou as gerações da educação a distância, sendo que em cada fase apresentou certas particularidades e possibilidades de tecnologias. Acerca das características de cada geração com relação aos instrumentos e o suporte tecnológico para distribuição dos materiais de ensino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira geração ou monomídia.
II- Segunda geração ou múltiplas mídias.
III- Terceira geração ou multimídia interativa.
IV- Quarta geração ou multimídia colaborativa.
( III) Os momentos de comunicação eram reduzidos, realizados por multimídia de CDs e DVs.
( I   ) A comunicação era inexistente e o ensino condicionado ao envio de correspondências. 
( IV) Utilizavam o método e-Learning, no uso da internet e web.
(  II ) O ensino era organizado por múltiplas mídias, com o tele-ensino, emissões radiofônicas e televisivas
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	II - IV - I - III.
	5.
	Hoje nos deparamos com inúmeras situações e formas de aprendizagem, sendo o professor desafiado todos os dias a buscar formas de ensinar que atendam às individualidades dos alunos. Segundo Saldanha, Zamproni e Batista (2016, p. 2) os estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações, entre elas: estilo visual, estilo auditivo e estilo cinestésico. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI, E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Estilos de Aprendizagem. Semana Pedagógica, 2016. Disponível em: <http://www. gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_ anexo1.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018.
	 a)
	Quando se trata do estilo de aprendizagem auditivo, o aluno aprende por meio de instruções verbais, gosta muito de ouvir, porém não consegue esperar o seu momento de falar.
	 b)
	No estilo de aprendizagem cinestésico, o aluno aprende fazendo, não é bom leitor, porém com relação à comunicação, é quieto, não fala muito e quando fala é muito rápido.
	 c)
	No estilo de aprendizagem visual, o aluno aprende por meio da visão, porém tem um grande poder de comunicação e aprende desta forma com mais facilidade.
	 d)
	Outra informação acerca do aluno auditivo é que gesticula muito quando fala, não é bom ouvinte, fica muito próximo quando ouve e quando fala.
	6.
	São consideradas as pessoas de gerações que não tiveram acesso às tecnologias durante sua infância, mas que com o passar do tempo, tiveram que buscar conhecimentos a respeito das tecnologias disponíveis no mercado. A quem se refere essa afirmação?
	 a)
	Imigrantes digitais.
	 b)
	Nativos digitais.
	 c)
	Pessoas tecnológicas.
	 d)
	Pessoas superdotadas.
	7.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	 b)
	A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
	 c)
	A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
	 d)
	A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	8.
	O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado. Todo curso EAD tem uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. Com relação a essa definição, assinale a alternativa CORRETA:a)
	Administração de tempo.
	 b)
	Organização.
	 c)
	Motivação.
	 d)
	Flexibilidade.
	9.
	A Educação a Distância vem sendo considerada um instrumento relevante para o acesso ao ensino superior. De acordo com Tarcia et al. (2017, p.15), "historicamente, tivemos uma educação de qualidade para poucos. Com a expansão do número de vagas no ensino superior e com o crescimento da oferta de cursos na modalidade a distância, a qualidade assume posição central diante do impacto das tecnologias e dos novos paradigmas educacionais". Neste sentido, o modo como as tecnologias vêm sendo empregadas em cada geração do EAD transforma-se constantemente. Sobre as características da 5ª geração, que iniciou a partir dos anos de 2005, analise as sentenças a seguir:
I- A mediação dos conteúdos passou a ser contextual e isenta de interação entre professor e aluno.  
II- O M-Learning passou a vigorar e a permitir a criação de novos ambientes de aprendizagem.
III- Os conteúdos podem ser acessados pelos estudantes por dispositivos móveis, a qualquer hora e lugar. 
IV- O acesso aos conteúdos é rápido e os acadêmicos podem sanar suas dúvidas através de vários canais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TARCIA, R. M. L et al. Os significados da qualidade na Ead. In: Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. Curitiba: InterSaberes, 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Dados do Censo da Educação Superior referentes ao ano de 2016 a respeito do número de matrículas no ensino superior informam que quanto ao grau acadêmico, os percentuais estavam distribuídos da seguinte forma: 69% das matrículas correspondiam aos cursos de bacharelado, 18,9% cursos de licenciaturas e 11,8% tecnólogos. A este respeito, independentemente do tipo de curso em questão, a busca pela qualidade do corpo docente é uma constante nas instituições de ensino superior. Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um corpo docente qualificado é uma condição indispensável para se atingir excelência no processo de ensino. 
(    ) Quanto à qualificação dos professores, atualmente as instituições de ensino superiores têm procurado contratar mestres e doutores.
(    ) A contratação de professores com mestrado só se justifica no contexto da pós-graduação quando os conteúdos são mais complexos. 
(    ) O nível de formação dos professores não interfere diretamente na qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições de ensino superior. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2017/08/31/ensino_ensinosuperior_interna,622359/mec-divulga-o-censo-da-educacao-superior-de-2016.shtml>. Acesso em: 3 jul. 2018.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando