Buscar

simulado didatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia o fragmento de texto a seguir:
“A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 195. 
A avaliação é um dos elementos do planejamento docente e sua concepção de avaliação varia de acordo com a concepção de educação que orienta a prática do professor. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Didática, relacione cada abordagem didática a sua compreensão de avaliação:
1. Transmissão-assimilação.
2. Aprender a aprender.
3. Aprender a fazer.
4. Sistematização coletiva do conhecimento.
( ) Serve-se da auto avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
( ) A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
( ) Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino.
( ) As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
( ) A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Agora selecione a sequência correta:
	A	
2 – 4 – 3 – 1 – 1
	B	
1 – 3 – 2 – 2 – 3
	C	
3 – 1 – 1 – 2 – 4
	D	
2 – 2 – 3 – 1 – 4
	E	
2 – 4 – 3 – 1 – 3 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Métodos de ensino são também meios de dinamização das aulas; assim, conhecê-los, em suas diversas opções, e praticá-los, com fundamentação e segurança teórico-práticas, são valores expressivos da competência docente. [...] a diversificação dos métodos é importante não só porque pode ampliar as alternativas de aprendizagem, como também expandir as possibilidades de que ela se realize, superando possíveis dificuldades dos alunos. A diversificação metodologia praticada na dinâmica das aulas alarga suas perspectivas, seus ritmos, suas motivações e seu encaminhamento no sentido da aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RANGEL, Mary. Métodos de Ensino para a Aprendizagem e a Dinamização das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p. 8.
Sabemos que são inúmeros os métodos passiveis de ser aplicados em sala de aula aqui no Brasil, alguns foram pontuados no livro-base Didática. Com base nele, relacione cada abordagem didática com as características do seu método empregado no ensino:
1. Transmissão-assimilação
2. Aprender a aprender
3. Aprender a fazer
4. Sistematização coletiva do conhecimento 
( ) Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
( ) Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo o professor como centro do processo.
( ) Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
( ) O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Agora, marque a sequência correta:
	A	
3 – 2 – 1 – 4
	B	
4 – 2 – 1 – 3
	C	
4 – 1 – 2 – 3
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A Didática é uma seção ou ramo especifico da pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.13.
São diversas as abordagens didáticas que foram surgindo e são aplicadas na educação nacional, cada uma possui diferentes enfoques. Com relação à interação professor-aluno, leia as afirmativas a seguir com base nas aulas e no livro Didática:
I. Na abordagem do ensino voltado para o aprender a aprender, o centro do processo está no professor.
II. Quando a ênfase está no aprender a fazer o centro do processo está no planejamento, que é elaborado por especialistas.
III. O ensino centrado na transmissão e assimilação de conteúdos tem no professor o centro do processo de ensino e o aluno é considerado uma “tábula rasa”.
IV. A forma de interação entre professor e aluno na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento se dá sob a compreensão do professor como mediador e do aluno como ser histórico, sendo a prática social o centro do processo.
São corretas as afirmativas:
	A	
II, III e IV, apenas.
Leia a citação a seguir:
“Definidos os objetivos da disciplina, a etapa seguinte será a seleção dos melhores conteúdos, para atingir os objetivos, porque os conteúdos são meios e não fins. O plano de disciplina deve expressar, em termos gerais, os conteúdos básicos a serem trabalhados na sala de aula. Porém, estes conteúdos devem ser significativos e realistas, isto é, conteúdos que tenham conteúdo e não simplesmente conteúdos pelo conteúdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEGOLLA, Maximiliano; SANTANA, Ilza. Por que Planejar? Como Planejar? Petrópolis: Vozes, 2003, p. 84
A seleção de conteúdos deve seguir uma organização sequencial a fim de serem significativos no processo de ensino-aprendizagem. Considerando os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as afirmativas a seguir:
I. A sequência lógica é um dos critérios a serem observados pelo professor, sendo esta coerente com os objetivos da disciplina.
II. O professor deve estar atento a uma certa gradualidade na distribuição dos conteúdos, fazendo-a em etapas, considerando as experiências anteriores dos alunos.
III. Na seleção dos conteúdos para serem trabalhados é de pouca importância pensar na articulação entre as diferentes disciplinas curriculares, já que cada disciplina independe da outra.
IV. Deve-se buscar uma continuidade entre os conteúdos, articulando-os.
São corretas as afirmativas:
	A	
I, II e III, apenas.
	B	
I, II e IV, apenas.
Questão 1/2 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A didática, de acordo com a pedagogia tradicional leiga, está voltada para o intelecto, para a essência, concedendo um caráter dogmático aos conteúdos, sendo seus métodos principais universais e lógicos. O professor se torna o centro do processo de aprendizagem, sendo o aluno um ser receptivo e passivo. Mestres e alunos estão separados na sala de aula, e não há necessidade de comunicação entre os alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUIZ, Marcelo. Transferência de Paradigma de Ensino: História da Didática no Brasil. Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/8/MARCELO%20RUIZ.pdf . Acesso em: 20 maio 2016.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base Didática e nas aulas sobre a abordagem de ensino transmissão-assimilação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Seus objetivos educacionais são elaborados para disciplinar a mente e formar hábitos.
II. ( ) A seleção de conteúdos parte sempre do interesse dos alunos.
III. ( ) Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo.
IV. ( ) Problematiza a prática social dos professores e alunos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	D	V – F – V – F
0:00:28
Questão 2/2 - Didática
Leia a citação a seguir: 
“Assim, a condição para que a escola sirva aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos escolares básicos, que tenham ressonância na vida dos
alunos. Entendida nesse sentido, a educação é 'uma atividade mediadora no seio da prática social global', ou seja, uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada (sincrética) a uma visão sintética, mais organizada e unificada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.69
Considerando o livro-base Didática e os conteúdos abordados nas aulas, relacione corretamente cada proposta pedagógica à sua característica: 
Pedagogia crítico-social dos conteúdos
Pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento 
( ) Sua base teórica advém da pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani.
( ) Propõe a reorganização das relações sociais dentro da escola a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na prática social dos envolvidos no processo, para, assim chegar à alteração das relações sociais.
( ) Seu principal foco é a democratização da escola, buscando a permanência das classes trabalhadoras em sala.
( ) Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento.
( ) Considera a teoria expressão da prática; assim, a prática é o elemento central na sua proposta.
Agora selecione a sequência correta:
	D	
1 – 2 – 1 – 2 – 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais