Buscar

1º SIMULADO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º SIMULADO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Karen é uma professora do Ensino Médio que trabalha em escolas da rede particular. Diante da dificuldade de conseguir se fazer ser ouvida pelos adolescentes, tão agitados e rebeldes, ela lançou mão de um recurso behaviorista para condicionar comportamentos mais motivadores e adequados: Sempre que toda a turma ficar em conversas paralelas e com comportamento não cooperativo com a professora, ela dará um teste ao final da aula para avaliar o que puderam aprender. Ao ser questionada pela orientadora educacional sobre essa intervenção, Karen explicou que é uma estratégia de condicionamento por reforço positivo para aumentar a incidência de comportamentos mais adequados ao ambiente acadêmico. Karen está correta em relação aos conceitos? Ela está usando estratégias de reforço de bons comportamentos? Explique sua resposta.
Sua Resposta: Sim. Sim, porque ela está usando o reforço negativo através de uma punição positiva, ou seja, ela apresentou um consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado.
Compare com a sua resposta: Não, Karem não está utilizando reforço positivo, ao contrário está utilizando uma estratégia de punição para coibir ou desencorajar os comportamentos não cooperativos a medida que a aplicação do teste poderá ser percebida como punição.
Leia o relato desta mãe: Meu filho não consegue aprender a ler! Pedro já está cursando o 1º. ano do ensino fundamental pela terceira vez e ainda não aprendeu a ler. Suas professoras me deram explicações diferentes para a sua dificuldade. No primeiro ano de reprovação, a professora me explicou que ele era imaturo para acompanhar a turma. No segundo ano de repetência, a professora explicou que ele não tinha feito educação infantil e, por isso, não tinha coordenação viso-motora, concentração e desenvolvimento de letramento para aprender a ler. Na última reunião, a professora disse que aos 9 anos de idade e sem saber ler, ele só poderia ser um aluno com dificuldade ou com transtornos de aprendizagem e, por isso, deveria ficar reprovado novamente. Eu como mãe me pergunto: - "O que a escola e as professoras fizeram para ajudar meu filho em seu processo de aprendizagem cheio de dificuldades?".
De acordo com a concepção interacionista de desenvolvimento e aprendizagem, qual poderia ser o desfecho desta história de fracasso escolar?
Sua Resposta: Os aspectos físicos , socioculturais e afetivos desse aluno deveriam são levados em conta e por isso o foco da aprendizagem centrada neste aluno não apontariam o fracasso como responsabilidade dele, mas os educadores e a escola assumiriam a responsabilidade da aprendizagem. Os educadores poderiam trabalhar com ele conteúdos de forma mais criativa e dinâmica e o erro dele não seria motivo de punição mas instrumento de análise para saber até que ponto ele está aprendendo as matérias.
Compare com a sua resposta: Na concepção interacionista de desenvolvimento e aprendizagem aluno e professores aprendem e se desenvolvem nas ações cooperativas e compartilhadas de construção de conhecimento, portanto, o sucesso ou o fracasso do aluno dependem também de como o professor atua na mediação da construção de conhecimentos. O desfecho pode ser mais exitoso caso o aluno Pedro tenha uma atenção diferenciada e aprenda utilizando várias das metodologias possíveis no ensino da leitura e da escrita, valorizando-se mais o processo de aprendizagem em detrimento do produto final, valorizando o que o aluno conseguiu produzir e não superdimensionando o que ele deveria produzir, ou seja, suas lacunas cognitivas.
Define a aprendizagem __________________ pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem, numa relação de causa e efeito.
	Transformadora
	Reflexiva
	Crítica
	Significativa
 Certo	Comportamental
No behaviorismo , a modelagem de comportamento ocorre baseada principalmente em dois tipos de reforços: positivo e negativo. A definição que melhor traduz o significado de reforço positivo e negativo é:
	O reforço positivo não possui ligação com o alcance da tarefa; o reforço negativo: é a retirada da situação ruim por não atingir o objetivo proposto.
	O reforço positivo diminui a probabilidade futura da resposta que o produz; o reforço negativo diminui a probabilidade futura da resposta que o remove.
	O reforço positivo é uma premiação quando não ocorre o alcance da tarefa; O reforço negativo é a punição por não atingir a tarefa solicitada.
	Reforço positivo e reforço negativo diminuem a probabilidade futura da resposta.
 Certo	O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz; o reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove.
A diretora de uma escola pediu a orientação de sua pedagoga para solucionar o problema dos atrasos e das faltas que vinham se tornando cada vez mais frequentes entre os profissionais de apoio - responsáveis pela limpeza e segurança da escola. A pedagoga percebeu que as faltas ocorriam principalmente no final do mês, quando os profissionais preferiam faltar para fazer um trabalho extra que fosse remunerado, porque ganhariam um valor maior que o descontado pela falta. A pedagoga sugeriu que a diretora elegesse o funcionário do mês, de acordo com os critérios de pontualidade, assiduidade e eficiência. Além disso, desenvolveu um programa de premiação que consistia em dar direito a folgar um dia no mês e ganhar uma cesta básica para o funcionário eleito. Identifique neste episódio qual a técnica adotada para condicionar o comportamento dos funcionários e sua correta explicação.
 Certo	A pedagoga sugeriu uma técnica de reforço positivo para gerar uma sensação agradável e aumentar a frequência dos comportamentos de assiduidade, eficiência e pontualidade.
	A diretora utilizou um reforço positivo, pois retirou o estímulo aversivo que seria trabalhar na escola um dia do final do mês.
	Foi utilizada uma técnica de reforço negativo, pois desejavam eliminar um comportamento inadequado (faltas) e, para isso, aplicaram um estímulo aversivo, que foi gerar a competitividade entre os profissionais.
	Foi utilizado um estímulo aversivo para extinguir o comportamento de faltar no final do mês.
	A técnica faz parte de um condicionamento baseado na punição do comportamento de faltas para aumentar a frequência dos comportamentos adequados (pontualidade, assiduidade e eficiência).
Paulo e Pedro são gêmeos idênticos. Por ocasião do nascimento foram separados e enviados a ambientes diferentes. Depois de alguns anos foi feito o confronto de seus comportamentos, verificando-se que o menino que estivera submetido ao ambiente mais estimulante apresentava rendimento escolar superior ao de seu irmão, que fora exposto a um ambiente pouco estimulante. Em função do que vimos, podemos admitir que o rendimento escolar dos gêmeos resultou de:
 Certo	predomínio dos fatores ambientais sobre os genéticos
	desenvolvimento embrionário
	determinação hereditária
	mutação no material genético
	influência dos fatores genéticos sobre os ambientais
Pensando na concepção de desenvolvimento e aprendizagem inatista, como você explicaria o aumento da delinquência juvenil no Brasil?
	a falta de escola e oportunidade de emprego gera o aumento da delinquência juvenil.
	o fato de o crime organizado estar muito próximo dos jovens produz modelos de imitação que não possibilitam outra forma de vida para os jovens.
	o consumo de drogas ocorre devido a conflitos familiares.
 Certo	O aumento do uso de drogas por parte dos pais tem elevado o nascimento de crianças com potencial para a marginalidade.
	o aumento do tráfico de drogas nas comunidades e evasão escolar tem elevado a marginalidade.
Segundo a teoria do behaviorismo, a combinação entre as formas de medir o desempenho dos alunos e outros fatores presentes no ambiente determinam a forma como se dá o processo de aprendizado. Os professores podem usar esta teoriaem sala de aula para treinar os alunos a exibirem comportamentos positivos e para ensiná-los quando não estão se comportando de forma adequada. Abaixo estão algumas dicas para os professores EXCETO:
 	Se o aluno não estiver preparado para a aula, desconte pontos de participação.
	Faça um elogio ou recompense seu aluno sempre que fizer o dever de casa.
 Certo	O acompanhamento deve ser sempre individualizado e programado, nunca coletivo.
	Faça com que o horário de aula comece da forma certa, assim a pontualidade será reforçada.
	Dê ao aluno uma lista de resultados observáveis e mensuráveis, para que ele possa entender o objetivo da lição que você quer ensinar e da tarefa que lhe foi dada.
Uma escola autoriza os professores a manter como indicador de qualidade de resposta o uso de carimbos de estrelas para qualificar as respostas dos estudantes nos deveres de casa com o objetivo de incentivar os alunos a acertarem os exercícios; considerando que quanto mais estrelas, melhor a resposta. Esse comportamento é uma famosa técnica da teoria behaviorista. Identifique nas alternativas abaixo que técnica é essa:
	reforço incondicionado, quando o aluno não faz o dever não ganha estrelas
 Certo	reforço positivo, motiva o aluno a acertar a resposta
	extinção de comportamento, incentiva o aluno a parar de esquecer o dever de casa
	reforço negativo, pois nem todos os alunos ganham muitas estrelas
	reforço condicionante, sempre que o aluno fizer o dever, vai querer ganhar estrelas
Sobre a concepção inatista do desenvolvimento, analise as afirmativas corretas:
I. O inatismo acredita que o homem que já nasce pronto, programado a apresentar os comportamentos ao longo da sua vida. As experiências por ele vivenciadas pouco influenciarão o seu desenvolvimento, pois o que move as suas aprendizagens são fatores internos.
II. A concepção inatista parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
III. As qualidades e capacidades básicas de cada ser humano "sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social" já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento.
IV. O papel do ambiente (e, portanto, da educação e do ensino) é interferir o máximo possível no processo do desenvolvimento da pessoa, de modo a potencializar o aprendizado.
Estão corretas:
 Certo	I, II e III.
 Certo	II, III e IV.
 Certo	I, II, III e IV.
 Certo	I, II e IV.
 Certo	I, III e IV.

Outros materiais