Buscar

PROVA A6 C.M.P.E.CRECHES ED.INF.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A6 C.M.P.E.CRECHES E ED.INFANTIL
Um espaço de qualidade deverá oferecer uma gama de propostas e possibilidades, em conexão com a sociedade e com as formas próprias de expressão infantil. E para atingir tal objetivo será necessário: 
 oferecer cópias e ditados para que as crianças aprendam logo a escrever. 
 a utilização de cartilhas e livros didáticos. 
 contar com a ajuda diária dos pais através de dever de casa. 
 direcionar todas as atividades através de um planejamento rígido que garanta o acesso ao conteúdo exigido. 
 X entender que a criatividade não deve ser considerada um área separada da mente. 
2. A "creche Jabuti" está estruturando o seu trabalho do próximo ano, e a equipe vem planejando suas ações baseada nas ideias de que: "as crianças necessitam correr, pular subir e expressar suas emoções pelo movimento". Ao considerarmos as afirmativas acima é possível afirmar que a equipe deverá considerar que: 
 o corpo não deve ser valorizado como instrumento de expressão das crianças. 
 o importante é garantir que as crianças não corram para não se machucar. 
 X é importante que a criança adquira o conhecimento de seu próprio corpo até a possibilidade de se mover com eficiência. 
 as atividades não devem ser planejadas em locais variados. 
 movimentos amplos não estão associados a facilidade de expressar-se com o corpo. 
3. A pedagogia de projetos está presente em muitas realidades de educação infantil e apresenta propostas bastante diferentes das escolas do ensino fundamental, entre elas está oferecer um conhecimento de mundo que tenha significado e que permita a participação ativa da criança. A partir do parágrafo acima é possível afirmar que: 
 X é importante um planejamento prévio que permita pensar cuidadosamente sobre as direções que um projeto pode tomar. 
 escolher temas que se relacionem com experiências previas das crianças poderá atrapalhar o trabalho. 
 não é válido procurar um local relacionado ao tema que esteja sendo trabalhado nas proximidades para que possam visitá-lo várias vezes. 
 é desnecessário incorporar provocações das crianças. 
 tentar imaginar sobre as oportunidades de aprendizagem que podem ocorrer através das atividades é perda de tempo. 
4. Falar, conversar e escutar histórias, gesticular, desenhar, rabiscar e pintar, brincar, construir, escrever e ler, atribuir sentidos, são sistemas simbólicos instituídos pela sociedade para a comunicação e expressão, aprendidos pelas crianças nas suas interações sociais. A professora, ao incentivar essas práticas, estará proporcionando às crianças um rico ambiente cultural. A prática pedagógica evidenciada nestas situações é a: 
 Libertária 
 Comportamental 
 Tecnicista 
 Tradicional 
 X Construtivista 
5. Cena de creche: Uma das educadoras está com várias crianças bem grudadas no seu corpo: uma no pescoço, outra na perna, outra no colo. Aproxima-se desse grupo um menino com uma rosquinha de plástico na mão. A educadora diz ¿olha a coroa do Luís!¿ Então, ele vai colocando de cabeça em cabeça, repetindo ¿coroa da Carolina¿, ¿coroa do Carlos¿ e assim sucessivamente. A educadora entra na brincadeira, acrescentando: ¿Carolina princesa¿, ¿Carlos príncipe¿, e assim com todos que estavam ali em volta. (GUIMARÃES, 2006) Considerando a situação descrita acima, é correto afirmar que: 
 
 o diálogo entre a educadora e as crianças pequenas foi monofônico, pois prevaleceu à imposição de uma só voz, sem novos espaços para socialização, afetividade, desenvolvimento físico e cognitivo. 
 X a prática pedagógica da educadora com as crianças pequenas foi capaz de articular e favorecer a afetividade, a socialização, o pensamento, a linguagem, possibilitando espaços para ação das crianças. 
 a experiência compartilhada entre a educadora e as crianças pequenas limitou as expressões das crianças e iniciativas comunicacionais ao perceberem que se tratava apenas de uma rosquinha de plástico. 
 a fala da educadora ocupa a cena, dificultando as interações entre as crianças, uma vez que, ao entrar na brincadeira e perguntar às crianças, a professora secundariza a comunicação. 
 a sugestão da educadora foi rapidamente aceita pelo menino que repetiu seu gesto, assim como as demais crianças da brincadeira 
6. Uma maneira de oportunizar a criança a se expressar através de múltiplas linguagens tem sido o trabalho com projeto pedagógico. Os projetos são planejados e desenvolvidos por meio de atividades: 
 focadas no professor procurando responder algumas questões importantes 
X que permitam a construção de novos conhecimentos e a aquisição de novas habilidades 
 induzidas pelo professor para que as crianças reproduzam o que é esperado delas 
 que enfatizem a relação professor-aluno centrada no docente 
 centradas nas crianças com potencial intelectual alto para que as crianças com baixo nível intelectual se espelhem nelas

Outros materiais