Buscar

PROVA A6 FILOSOFIA DA ED.BRAS.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A6 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Sobre o conceito de violência simbólica de Bourdieu e Passeron é correto afirmar que:	
 Certo	2. A violência simbólica é exercida pelo poder de imposição das ideias transmitidas por meio da comunicação cultural, da doutrinação religiosa e política, das práticas esportivas e da educação escolar.	
1. A violência simbólica é exercida pelo poder democrático, deliberado pelos cidadãos de uma estrutura social baseada na igualdade real entre os homens.
	3. A violência simbólica ocorre apenas no interior do aparelho do Estado e não afeta as relações sociais, principalmente as relações pedagógicas.	
5. A violência simbólica é exercida como instrumento de equalização social, ou seja, de superação da marginalidade social típica da sociedade dividida em classes sociais.	
4. A violência simbólica é exercida pelas classes menos favorecidas como forma de resistência à dominação dos grupos ou classes dominantes da sociedade capitalista.
2. "Cada grupo social deve auto-organizar-se para constituir um sistema de ensino, definindo-lhe os conteúdos, a carga horária, a metodologia, os processos de avaliação, etc., sempre num regime de autogestão". Gallo, in Aranha, 2006. QUESTÃO: Essa descrição caracteriza uma das teorias baixo. Escolha a alternativa CORRETA
	Teoria da Escola Dualista
	Teoria Tecnicista
 Certo	Teoria anarquista
	Teoria Institucional
	Teoria Liberal
3.Sobre a tendência libertária em Educação é correto afirmar que:
I. Tem como base a corrente do anarquismo que defende que "o caminho da liberdade é a própria liberdade". Sendo assim, questiona a ordem social existente e preocupa-se com a educação política dos indivíduos e com o desenvolvimento de pessoas mais livres.
II. Por rejeitarem toda forma de governo, como também a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do Estado, o anarquismo defende a auto-gestão. Sendo assim, estabelece uma profunda ligação entre a educação e os processos de mudanças sociais.
III. Sustentam a finalidade social e política da educação e a compreendem como instrumento de manutenção da estrutura social capitalista.
Assinale a alternativa correta:	
3. Somente o enunciado III está correto.	
2. Somente os enunciados I e III estão corretos.	
5. Somente os enunciados II e III estão corretos.
 Certo	4. Somente os enunciados I e II estão corretos.	
1. Somente o enunciado II está correto.
4."A busca actual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação - e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços." Este princípio foi defendido por qual teórico no camplo da educação?
 Certo	3. Ivan Illich
	4. Sílvio Gallo
	2. Proudhon
	1. Bakunin
	5. Althusser
5."A educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se se tentasse mediante instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas actuais. Nem novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a educação universal. A busca actual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação - e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços".
O trecho acima foi defendido por qual teórico e evidencia qual tese?
	2. Paulo Freire que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade.	
1. Piérre Bourdieu que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade.
 Certo	4. Ivan Illich que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade.	
5. Dermeval Saviani, por compreender que a educação é um fator determinado pela estrutura social e que o papel da escola é preparar o indivíduo para o mercado de trabalho.	
3. Louis Althusser que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade.
6.Louis Althusser, típico representante do pensamento crítico-reprodutivista em educação, ao se propor analisar as relações de produção existentes na sociedade capitalista, compreende que o Estado é composto por dois aparelhos. São eles:
 Certo	3. Aparelhos Repressivos do Estado - Aparelhos Ideológicos do Estado
	5. Aparelhos Conciliatórias do Estado ¿ Aparelhos Culturais do Estado
	2. Aparelhos Repressivos do Estado - Aparelhos Culturais do Estado
	1. Aparelhos Educacionais Pedagógico - Aparelhos Ideológicos do Estado
	4. Aparelhos Educacionais Pedagógicos - Aparelhos Repressivos do Estado

Continue navegando