Buscar

PROVA A10 FILOSOFIA DA ED.BRAS.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A10 FILOSOFIA DA ED. BRAS.
1.Sobre a proposta privatizante (do setor privado da economia moderna brasileira) para a educação no Brasil nos anos oitenta é correto afirmar que:
 Certo	1. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que mantinha o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.’	
4. Apresentaram à sociedade brasileira um projeto educacional que contemplava as demandas dos movimentos populares no Brasil.	
5. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que possibilitasse a formação integral e a autonomia política da classe trabalhadora.	
3. Apresentaram à sociedade um modelo de educação que superasse o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.	
2. Apresentaram à sociedade uma proposta de formação dos trabalhadores organizada pelas Centrais Sindicais dos trabalhadores.
2.Na Nova República no Brasil dos anos oitenta, o empresariado nacional procurou:
I. Defender a democratização das relações de poder no Brasil, principalmente, de acesso ao conhecimento e de uma escola de qualidade para todos e sem distinção.
II. Aprofundar o seu projeto de desenvolvimento com o objetivo de ocupar o papel de classe dominante (poder econômico) e de classe dirigente (poder político).
III. Defender a adoção de políticas, no âmbito do estado ¿stricto sensu¿, como vias de se garantir as condições necessárias para a modernização do parque produtivo brasileiro, como também, de sua fatia no mercado interno e externo.
Assinale a alternativa correta:
	4. Somente o enunciado I está correto
	5. Somente o enunciado III está correto
 Certo	3. Somente os enunciados II e III estão corretos
	2. Somente os enunciados I e III estão corretos
	1. Somente os enunciados I e II estão corretos
3.As discussões, na década de oitenta, acerca das propostas que viessem direcionar uma nova política educacional do Brasil, acabavam explicitando o embate entre duas propostas distintas: Educação para a cidadania versus educação para a competitividade QUESTÃO: Escolha a alternativa CORRETA, que caracteriza a Educação para a cidadania:
	Manutenção do sistema dualista
	Difusão de propostas na ótica do capital
	Ênfase na competitividade, eficiência e produtividade
 Certo	Romper com o viés histórico de uma escola excludente
	Ênfase nas áreas de formação profissional
4.Na aula 10, mostrou que na década de 1980, havia duas propostas distintas de educação brasileira, a Educação para a cidadania versus educação para a competitividade. Das proposição abaixo marque a proposta de educação voltada para a cidadania.
 Certo	E. Educação com proposta de romper com o viés histórico de uma escola excludente oferecendo uma formação voltada para a conquista da cidadania.
D. Educação com redefinição ao de uma nova política de formação profissional e de requalificação da classe trabalhadora.
A. Educação voltada para os interesses dos setores modernos da economia brasileira, com um significativo respaldo do conjunto dos trabalhadores visando uma nova forma de qualificação. .	
C. Educação com um significativo respaldo das agências internacionais de financiamento na América Latina, que viesse atender a uma formação adequada da classe trabalhadora.	
B. Educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira.
5.Mediante a rejeição da emenda das "diretas já" do deputado Dante de Oliveira (PMD-RS) resultou:
I. O fim da organização da sociedade civil e o fechamento do Congresso Nacional
II. Na eleição, via Congresso Nacional, com a vitória de Tancredo Neves tendo como vice José Sarney.
III. Com a morte de Tancredo Neves, antes de sua posse, assume o governo o vice-presidente José Sarney.
IV. A convocação do Congresso para a elaboração de uma nova Constituição Nacional.
Assinale a alternativa correta:
	4. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	3. Somente os enunciados II, III estão corretos
 Certo	1. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	2. Somente os enunciados I e III estão corretos
	5. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
6.Sobre a educação brasileira a partir da Constituição Nacional de 1988 é correto afirmar que:	
2. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para realização de um projeto individual.
4. A educação é compreendida como dever da família e não do estado.
3. A educação é inserida no conjunto das políticas econômicas, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para o exercício da cidadania.
 Certo	5. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para o exercício da cidadania.
1. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a instituição de um sistema diferenciado de educação, ou seja, de um modelo educacional para a elite e de um modelo para as massas.

Continue navegando