Buscar

PROVA A4 M.P.ALFA.LETRA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DA A4 MET.PRAT.ALFA.LETRAMENTO
Emília Ferreiro, fundamentada na teoria de desenvolvimento psicológico de Jean Piaget, acredita que há fases comuns a todas as crianças no que se refere à aquisição da criança. Essa visão mudou a concepção do processo de alfabetização na medida em que situa a criança como um sujeito cognitivo. Qual das afirmativas a seguir está INCORRETA no que se refere ao Construtivismo?
	Os programas de preparação para a leitura e a escrita não ficam centrados na discriminação das formas audiovisuais e auditivas: observa-se a natureza da escrita.
	A escrita não é mais concebida como simples transcrição que passa do sonoro para o visual.
Certo 	A aprendizagem é concebida como a aquisição de uma técnica que deve ser apreendida e reproduzida de forma correta.
	O construtivismo trouxe novas reflexões em relação ao ensino da escrita, pois a concebe como uma atividade cognitiva e não mera técnica de reprodução mecanicista.
	Ao contrário das cópias realizadas na concepção empirista, a criança na concepção construtivista escreve refletindo sobre as suas hipóteses de construção da palavra.
A professora solicitou aos alunos que desenhassem o corpo humano e escrevesse ao lado os nomes das partes do corpo.Leia a lista escrita por João: CABSA , OLO , BCA,PSOS , PTO, BRG, PRNA A lista das partes do corpo, é um texto produzido por esta aluna.Segundo Emilia Ferreiro , podemos identificar em que fase da construção da escrita está a criança: Marque a opção correta nas fases abaixo:
Certo 	Está na fase silábico-alfabetica , utiliza as letras escritas com um valor sonoro compatível com a escrita,cada letra vale por uma silaba
	João está na fase pré-silábica porque utiliza aleatoriamente letras que não tem correlação sonora com a palavra que deseja escrever
	A fase é a silábica, pois a criança utiliza uma letra para representar uma sílaba, mesmo que ainda não atribua um valor sonoro a esta letra
	Está na fase alfabética, pois precisa apenas de um tempo para levantar a hipótese ortográfica
	A criança está na fase silábica porque está numa transição entre a hipótese silábica e a escrita alfabética.
Dentre as concepções de conhecimento que podem fundamentar a alfabetização, temos uma que trabalha a leitura e da escrita dentro de um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos da sociedade. A qual das concepções estamos nos referindo? Marque a resposta correta.
	Concepção construtivista, pois o conhecimento vem da relação estabelecida entre o pensamento e a linguagem.
	Concepção de letramento, na medida em que leitura, escrita e oralidade são atividades que trabalham a habilidade de letramento.
	Concepção empirista, pois o conhecimento vem da experiência social.
Certo 	Concepção sócio-histórica, na medida em que o sujeito é compreendido na sua condição de agente do discurso.
	Concepção sintética, pois o leitor precisa fazer operações de síntese e conclusão com a leitura.
A visão do processo de alfabetização mudou a partir da incorporação das pesquisas de Emília Ferreiro. Como consequência dessa mudança, tem-se:
Certo 	a mudança do foco educativo: do professor que ensina para o aluno que aprende;
	o uso de método mecanicista de treinamento da escrita para a construção do saber do professor;
	a mudança de concepção de aluno, pois agora ele é compreendido como aquele que deve construir sozinho o seu percurso de escrita.
	o estabelecimento de projeto de ensino controlado em etapas para a prática pedagógica construída no dia a dia.
	uma visão reduzida e inflexível no que diz respeito ao tempo do aluno.
Emília Ferreiro percebeu que há fases para o desenvolvimento da escrita assim como Piaget percebeu que há fases para o desenvolvimento do conhecimento. Segundo ela, a criança vai sofisticando a sua produção escrita a partir do momento em que percebe que suas hipóteses de escrita são insuficientes para acompanhar a escrita convencional. Observe a imagem abaixo e classifique em qual fase na construção da escrita essa criança está. Ela desejou escrever: casa, formiga, boneca, elefante, elefanta e camelo. NE FGb BER HCIR IHBR RHIC
	Está na fase pré-silábica porque utiliza aleatoriamente letras que não tem correlação sonora com a palavra que deseja escrever.
Certo 	A fase é a silábica, pois a criança utiliza uma letra para representar uma sílaba, mesmo que ainda não atribua um valor sonoro a esta letra.
	Está na fase silábico-alfabética porque está numa transição entre a hipótese silábica e a escrita alfabética.
	Está fase pré-silábica tipo 2, pois já parou de utilizar pseudoletras e as letras escritas têm um valor sonoro compatível com a escrita.
	Está na fase alfabética, pois há correspondência entre fonema e grafema.
Há algumas concepções de conhecimento que podem influenciar a forma do educador conduzir o processo de alfabetização. Segundo a concepção de conhecimento Construtivista, a criança escreve refletindo sobre as suas hipóteses de construção da palavra. É um dos pressupostos metodológicos dessa concepção:
Certo 	Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema representa uma letra.
	Observar a alfabetização como uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras.
	Desconsiderar a existência do erro, observando que há um processo de aprendizagem em andamento.
	Conceber a alfabetização como um processo apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras.
	Considerar a forma de escrita e a caligrafia da letra os principais critérios para averiguar se a criança já sabe escrever.

Outros materiais