Buscar

PROVA DE ADM DA PRODUÇÃO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	1.
	Para que haja competitividade, muitas vezes, as organizações esquecem da importância do layout nas organizações, o que pode trazer prejuízos para as empresas, ou mesmo o aumento do produto, provocando perdas de mercado. Essa estratégia de mudanças do layout é muito importante para a busca constante de mercado e competitividade dos produtos, ou até mesmo de serviços. A correção ou implantação de um layout adequado proporciona maior economia em diversos aspectos, e beneficia a produção devido à disposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, pontos de armazenamento e do fator humano envolvido no processo. As empresas precisam realizar análises da distribuição física. Ao escolher o tipo de layout, quais as mudanças importantes para a organização interna das operações? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As mudanças de layout são muito comuns nas organizações, visto que não exigem investimentos.
(    ) Essas mudanças de layout podem implicar interrupções no processo produtivo.
(    ) As mudanças de layout também podem afetar a produtividade, bem como a capacidade da instalação.
(    ) Mudanças de layout dependem da necessidade percebida nos operadores das máquinas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Sobre os modelos utilizados nas organizações, analise as opções a seguir:
I- Por status.
II- Posicional.
III- Por produto.
IV- Celular.
V- Por processo.
VI- Por lote.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As opções I, III, V e VI estão corretas.
	 c)
	As opções II, III, V e VI estão corretas.
	 d)
	As opções II, III, IV e V estão corretas.
	3.
	As organizações de grande porte normalmente fazem uma pesquisa para identificar qual o melhor lugar para implantar uma estrutura fabril. Um exemplo é uma empresa siderúrgica que pretende se instalar em algum lugar; os gestores deverão fazer estudos para evidenciar os fatores de custos para a tomada de decisão sobre em qual lugar a empresa deverá ser instalada. Sobre os fatores para a instalação de uma planta fabril em determinado local, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mão de obra.
(    ) Conveniência para os clientes.
(    ) Energia.
(    ) Adequação interna do local.
(    ) Transportes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V - F.
	4.
	O arranjo físico de uma operação é a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. Esses recursos podem incluir uma escrivaninha, um centro de trabalho, um escritório, uma pessoa, uma máquina, um departamento ou outros. Pode-se dizer que, dentro dos limites estabelecidos pela estratégia competitiva da operação, um bom projeto de arranjo físico pode visar tanto a eliminar atividades que não agreguem valor, como enfatizar atividades que agreguem: minimizar os custos de manuseio e movimentação interna de materiais; utilizar o espaço físico disponível de forma eficiente; apoiar o uso eficiente da mão-de-obra, evitando que esta se movimente desnecessariamente; entre outros. Sobre o modelo de arranjo físico, analise as afirmativas a seguir:
I- Um modelo de arranjo físico é o celular, considerado um modelo em que a pessoa utiliza vários equipamentos para efetuar um único produto.
II- O modelo de arranjo físico de processo é considerado o oposto do arranjo físico posicional.
III- O modelo de arranjo físico posicional é o modelo mais utilizado na fabricação de automóveis.
IV- O arranjo físico por produto considera o local onde está a matéria-prima, muito usada em petrolíferas e a extração de minério de ferro.
V- O arranjo misto pode ser usado na fabricação de veículos, pois pode ser misturados para atender a melhor maneira para a produção em série.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas IV e V estão corretas.
	5.
	A partir do momento em que a empresa decide se instalar em uma determinada localização, tem início outro processo. Esse processo é o de organizar a empresa com os mais variados layouts, que dependem de cada ramo de negócio para se por em prática o melhor formato, para que o fluxo de produção ou serviço seja satisfatório para a organização. Sobre o layout, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de layout interno de uma organização tem apenas o intuito de minimizar os erros na produção.
(    ) Cada mudança de layout tem a função da racionalização e organização dos insumos, minimizar os custos de produção e, consequentemente, os desperdícios.
(    ) O layout tem como base resolver apenas os problemas de paradas de produção.
(    ) O layout tem a necessidade de verificar o processo de organização do almoxarifado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	Como os consumidores estão cada vez mais informados, e trocam informações entre si através das redes sociais, principalmente quando se trata da qualidade de um produto ou serviço. Em poucas empresas ainda ocorre isso, deixam a qualidade em segundo plano. Atualmente, a qualidade não é mais um diferencial e sim uma necessidade, uma obrigação. Reid e Sanders (2005) especificam o que é qualidade, sendo que não existe um consenso na sua definição, mas depende da percepção para chegar a essa qualidade. Sobre cada tipo de qualidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conformidade com as especificações.
II- Adequação ao uso.
III- Valor pelo preço pago.
IV- Serviços de suporte.
V- Critérios psicológicos.
(    ) O produto produzido tem o valor correto para o que será utilizado.
(    ) Avaliação dos serviços prestados aos clientes.
(    ) O produto está especificado conforme o projeto efetuado pela engenharia.
(    ) O produto cumpre sua função que foi especificado.
(    ) São qualificados pela tradição da marca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: REID, R. D.; SANDERS, N. R. Gestão de Operações. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
	 a)
	V - II - IV - III - I.
	 b)
	II - I - IV - V - III.
	 c)
	III - II - I - V - IV.
	 d)
	III - IV - I - II - V.
	7.
	Manutenção é um processo que visa ao maior tempo de utilização e maior rendimento de um equipamento, resultando em trabalho em condições seguras e redução de custos com paradas. É o conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, qualidade, prazo, custos e vida útil adequados. São ações necessárias para que um item seja conservado, adequado, restaurado, substituído e prevenido de modo a poder permanecer de acordo com uma condição específica
estabelecida pelo fabricante. Todos os equipamentos, sem distinção, necessitam de manutenções, para garantir a sua operatividade, funcionalidade e principalmente confiabilidade. Esta garantia não é só a integridade, mas também a segurança, pois a não realização da manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas. Para gerenciar as atividades de manutenção das máquinas e dos equipamentos, existem cinco classes. Sobre essas classes, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Condicionante, programáveis, lógicas, detectiva, produtiva total.
(    ) Corretiva, programáveis, lógicas, condicionante, produtiva total.
(    ) Condicionante, programáveis, preditiva, corretiva, produtiva total.
(    ) Corretiva, preventiva, preditiva, detectiva, produtiva total.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	8.
	Quando se fala em produtos transformados e transformadores, as organizações são obrigadas a ter um setor chamado manutenção. Esse setor, por sua vez, tem o compromisso de manter em funcionamento toda área fabril, ou seja, todos os equipamentos, o que inclui os maquinários transformadores que geram riquezas. Dessa forma, evitará perda de tempo, de faturamento e de rentabilidade. A função manutenção passou a ter um papel estratégico nas organizações. Sobre o que faz parte dos custos da manutenção, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São os custos que mantêm os equipamentos em funcionamento, incluindo a mão de obra e materiais utilizados.
(    ) Custos decorrentes de não possuir um equipamento reserva, falta de ação da equipe de manutenção, por quebra inesperada e pela falta de manutenção preventiva ou mal realizada.
(    ) São custos gerenciais, envolvendo vários setores da organização, com engenharia, gestores e estudos de melhoria.
(    ) Esse setor de manutenção deverá estar alinhado às atividades da organização, envolvendo o controle de custos, comparando os custos planejados com os efetuados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Da mesma forma que você organiza os móveis na sua casa, nas empresas não foge a regra, pois, para que a produção tenha um fluxo contínuo, as máquinas e as pessoas devem estar organizadas. O planejamento de métodos e processos é necessário através das mudanças de layout (arranjo físico). Sobre a melhoria das mudanças de layout, analise as sentenças a seguir:
I- A nova distribuição afetará a produtividade.
II- A mudança do arranjo físico pode necessitar de recursos financeiros elevados.
III- Será necessário um maior número de pessoas no processo.
IV- Haverá excesso de insumos com a mudança do arranjo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Analise o exemplo a seguir: "Quando um cliente avisou de que alguns interruptores produzidos pela Toyota estavam vindos sem mola - o que impossibilitava o funcionamento -, o engenheiro conversou seguidas vezes com a equipe. No entanto, o efeito persistia, e ele acabou desenhando o seguinte processo: todas as peças do interruptor deveriam ser colocadas em um prato, para só então serem montadas. Se, ao final desse processo, sobrasse uma peça no prato, algo teria saído errado". Para que isso não ocorresse mais, foi implantado um sistema de inspeção desenvolvido para prevenir riscos de falhas humanas e corrigir eventuais erros em processos industriais, sempre por meio de ações simples. Sobre qual sistema está se tratando, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: <https://endeavor.org.br>. Acesso em: 21 jun. 2018.
	 a)
	Lead Time.
	 b)
	MRP - Material Requirement Planning.
	 c)
	Poka Yoke.
	 d)
	Stakeholders.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando