Buscar

Nutrição e Músculo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nutrição e Músculo
A importância do calcio na contração muscular 
Tecido muscular:
 definição e funções 
Segundo Wilson Roberto o tecido muscular é formado por células alongadas chamadas miócitos que permitem por exemplo os movimentos do corpo e a redução das víceras e dos vasos.
Há ainda três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, liso e estriado cardíaco.
 
 TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO
Caracteristicas: são chamados estriados por causa das estrias que são referentes as fibras através da distribuição das proteinas actina e miosina dentro das miofibrilas.
Suas celulas são multinuclear,com núcleos periféricos, tem contração rápida e voluntária e podemos citar exemplos desse tecido muscular no braço, na língua, bíceps e tríceps.
TECIDO MUSCULAR LISO
É constituído por miócitos fusiformes ou seja de formato alongado e achatados nas pontas, e apresentam apenas um núcleo. Essas celulas dão caracteristicas involuntárias ao tecido muscular tornando autonômo, exemplos deste tecido de contração autonôma temos o útero, a bexiga, o estômago. Em resumo podem ser encontrados nas vicéras.
TECIDO MUSCULAR CARDIACO
De contração rápida e involuntária constituem-se de miócitos com apenas um nucleo central, podendo as vezes apresentar dois nucleos . Tem peculiariedades como por exemplo apresentar em sua estrutura discos intercalares que serve de transmissores do impulso nervoso da contração e também o fato de estar restrito ao coração. Daí o seu nome.
Presença e ausência de estrias nos tecidos musculares 
Os miócitos são dotados de miofibrilas que são constituidas por duas proteinas chamadas miosinas e actina. Entretanto na musculatura lisaas miofibrilas por serem finissimas não estão organizadas em feixes como nas estriadas de maneiras q eu não são observadas as estrias, acreditam-se que as miosinas e as actinas estejam agrupadas em espiral.
já na musculatura estriada tanto esquelética como cárdiaca , as miofibrilas organizam-se em feixes que deixam visiveis um intercalamento de faixas claras e escuras que são as miosinas e actinas em sua disposição formando o sarcômero.
entre os miócitos podemos ver ainda a presença de mitocôndrias que são responsaveis em dota-los de energia ATP para a contração se realizar.
Considerações finais sobre tecido muscular estriado:
Endomísio: bainha de tecido conjutivo que envolve um miócito .
Feixe muscular: conjunto de miócitos .
Perimísio: tecido conjuntivo que envolve o feixe de miócitos
 Músculo: conjunto de feixes de miócitos.
Epimísio: bainha conjuntiva que envolve o músculo.
Nas bainhas conjuntivas existem neurofibras e vasos sanguineos.
O Miócito: A célula do tecido muscular 
Segundo Wilson Roberto são células altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, os miócitos ou fibras musculares proporcionam movimentos aos membros das vicéras, e de outras estruturas do organismo. Em seu interior vamos encontrar estruturados pacotes de finíssimas fibras – as miofibrilas- .
A fibra muscular e suas partes 
Esquema decrescente de músculo até sarcômero
Músculos são formados por vários feixes de fibras.
Feixes de fibras- são formados por varias fibras – miócitos.
Fibra - miócito é formado por varias miofibrilas .
Sarcolema: membrana que envolve a fibra muscular .
Reticulo Sacoplamático: local na célula onde é armazenado o cálcio para o processo da contração muscular.
Miofibrila: feixe de finíssimas fibras, 
Sarcômero : dentro das miofibrilas há essa menor unidade estrutural , que é formada pelas proteínas actina e miosina que ao deslizarem realizam a contração e relaxamento muscular.
 A contração muscular 
A contração muscular se inicia através do estimulo nervoso que é dado sobre a fibra muscular onde íons de cálcio são bombeados do reticulo sarcoplasmático para o liquido citoplasmático onde entra em contato direto com as miofibrilas. As moléculas de ATP há essa altura reagem com a miosina que deslizam sobres as de actina diminuindo o comprimento do sarcômero.
O processo continua a se repetir enquanto houver íons de cálcio,ao cessar o estimulo nervoso os íons de cálcio são bombeados para o reticulo sarcoplasmático assim a ligação entre as moléculas se desfazem e as miofibrilas relaxam. A energia proveniente para esse processo vem das moléculas de ATP produzidas nas mitocôndrias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando