Buscar

Relatório de teor de fósforo

Prévia do material em texto

Relatório de teor de fósforo
Aluno: Leon Malheiros Kropf
Introdução:
O fósforo é o segundo não-metal mais abundante no organismo humano, sendo que 80% deste estão na forma de cristais de fosfato de cálcio (Ca2(PO4)2) e fosfato de magnésio (Mg2(PO4)2)  nos ossos e nos dentes.  Além desses sais, o restante do fósforo é metabolicamente ativo e distribuído pelos líquidos corporais. Pode aparecer  sob três formas: inorgânica (H2PO4-, HPO42-, 10%), ligados a proteínas (10%) e complexados com o cálcio e o magnésio (80%). No intestino delgado o fósforo é absorvido na forma de fósforo inorgânico.
O fósforo é um dos elementos de maior diversidade de funções no organismo humano. Além de sua elevada importância na função e de se combinar com o cálcio para propiciar a rigidez aos ossos e dentes, é um componente essencial do ATP (trifosfato de adenosina) e do CP (fosfato de creatina), componentes esses que fornecem energia ao trabalho biológico. O fósforo também se une aos lipídios para formar fosfolipídios, elementos essenciais das membranas celulares, entre outras funções.
Objetivo: obter o teor de fósforo encontrado na amostra de trigo+soja a partir do método fotométrico de colorimetria.
Desenvolvimento:
Primeiramente a modo de obtenção de um padrão realiza-se a medida colorimétrica de uma curva padrão. Este processo consiste na obtenção da transmitância e absorbância de soluções padronizadas para posterior comparação com as medidas da amostra em si.
Determinação do fósforo: foram pipetados dois ml de solução estoque em um balão volumétrico de 50 ml, logo foram adicionados à solução 25 ml de água destilada e 5 ml de molibidato de amônio (2,5%) 2 ml de ANSA e o volume do balão foi completado com água e foi agitado vigorosamente. 
Para realizar a leitura foram esperados 20 minutos
Resultado: 
Obteve-se uma leitura abaixo do teor esperado em comparação com os resultados da curva padrão, sendo a leitura de 17.1 de transmitância, causado por um erro de pipetagem que levou à solução a se diluir.

Continue navegando