Buscar

Identificação do amido de milho através do IODO

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE POLISACARÍDEO A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO DE MILHO POR SOLUÇÃO DE IODO (LUGOL)
CALINE OLIVEIRA; MARIÂNGELA CAMPOS; VIVIANE OLIVEIRA
RESUMO
	O amido de milho é um polissacarídeo de estrutura especificamente de amilose e amilopectina, A molécula da amilose não apresenta ramificações e, no espaço, assume conformação helicoidal (forma de hélice). A amilopectina apresenta estrutura ramificada, a ligação entre os átomos de carbono das unidades de glicose nas duas estruturas é do tipo alfa 1-4. Essas moléculas de alto peso molecular pode sofrer reação de complexação, a formação de compostos coloridos, que é o resultado da complexação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em complexo azul e vermelho-violáceo.
Palavras-chave: amilose; amilopectina; complexação
1 INTRODUÇÃO
	O amido é um polissacarídeo que está presente em 80% dos grãos e cerais existentes na cultura alimentar, a sua forma de armazenamento é em grânulos nos órgãos de reserva das plantas superiores, como nos grãos em cereais (arroz, trigo, sorgo, milho), ele pode ser extraído e utilizado para diversas finalidades,  de acordo com sua fonte botânicas bem como as condições do seu cultivo, como por exemplo, na indústria de alimentos e também, na farmacêutica, por ser afluente, com custo baixo e biodegradável (DERNADIN, 2008). 
	Estruturalmente é constituído por dois outros polissacarídeos diferentes: amilose e amilopectina., a molécula da amilose não apresenta ramificações, assume conformação helicoidal (forma de hélice), já a amilopectina apresenta estrutura ramificada, é importante ressaltar que essas ramificações se apresentam a cada 24-30 moléculas de glicose. A ligação entre os átomos de carbono das unidades de glicose nas duas estruturas é do tipo alfa 1-4. A funcionalidade do amido é resultado dessas suas macromoléculas citadas.
O amido pode sofrer reações de complexação com formação de compostos coloridos. O que ocorre na interação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em uma formação de um composto azul, a intensidade da coloração está diretamente associada a conformação estrutural ideal de alojamento do iodo. Essa identificação é importantíssima na detecção de fraudes em alimentos que a indústria dispõe para população (LOUREIRO et al., 2019).
Enfim, este relatório tem a finalidade de se avaliar qualitativamente a proporção de amilose e amilopectina em amidos através de um teste rápido denominado de Teste de Iodo (DENARDIN & SILVA, 2008)	
2 MATERIAIS E MÉTODOS
Para a análise de identificação de polissacarídeo, teve como princípio a detecção do amido de milho através do iodo, mais precisamente a partir da reação com a solução de Lugol, foi utilizado 3 (três) tubos cilíndricos, contendo; água no tubo1, solução com sacarose no tubo2 e no tubo3 o amido de milho, em seguida é feita a adição de 4 (quatro) gotas de iodo em cada um dos três tubos, após é possível identificar e diferir a reação do iodo em cada tubo.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Observa-se que após o experimento, que conseguimos identificar as reações em cada um dos tubos, os tubos denominados 1 e 2, contendo água e solução com sacarose apresentou precipitado transparente, indicando a não reação com o iodo, já o tubo 3 contendo amido de milho sofreu reação de complexação, formando-se um composto colorido, O complexo de coloração azul intensa, e este é resultado da oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose.
Os resultados qualitativos obtidos para o teste do iodo no amido de milho podem ser visualizados na tabela abaixo;
	Tubos
	Material
	Resultado
	Tubo 1
	Água
	Transparente
	Tubo 2
	Solução com sacarose
	Transparente
	Tubo 3
	Amido de milho
	Coloração azul
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
DENARDIN, C.C.; SILVA, L.P. Estrutura dos grânulos de amido e sua relação com propriedades físicos-químicas. Ciência Rural, Santa Maria, v.1, n.1, [s.p.], 2008.
LOUREIRO, C. A.; et al. Study in everyday foods: Polysaccharide research through iodine reaction. Brazilian Journal of Development, v.5, p. 24243- 24253, 2019.
SOUZA, K. A. F. D.; NEVES, V. A. Pesquisa de polissacarídeos: reação com o iodo. Disponível em: http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/praticas_ch/teste_amido.htm

Continue navegando