Buscar

Avaliação Comunicação da Escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0643_AVS_201309027196 » COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA ESCRITA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201309027196 - SANDRA MARA CARDOSO MARQUES DOS SANTOS
	Professor:
	LUCIA HELENA DOS ANJOS PORTO
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 0        Data: 11/12/2014 16:45:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201309285230)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quando falamos em coerência textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. Nele não pode haver situações ou ideias que se contradizem entre si, ou seja, que quebram a lógica. Explique a incoerência encontrada no período abaixo e refaça-o, retirando a incoerência. No Brasil não existe racismo. Alexandre, um estudante afro- descendente, estuda em uma universidade através do sistema de cotas oferecidas pelo governo.
		
	
Resposta: A incoerência encontrada no texto está quando no período fala que não existe racismo no Brasil, como na verdade se existe cotas pra negros nas universidades, se dá ao fato da pessoas negras não terem muitas oportunidades. No Brasil existe racismo. Alexandre, um estudante afro-descendente, estuda em uma universidade através de cotas oferecidas pelo governo.
	
Gabarito: O aluno não poderia utilizar o sistema de cotas, tendo em vista a declaração de que no Brasil não existe racismo. No Brasilexiste um racismo velado. Alexandre, um estudante afro-descendente, estuda em uma universidade através de um sistema de cotas oferecidas pelo governo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309225859)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Algumas descrições profissionais caracterizam-se pela clareza e objetividade como características marcantes, os literários, a subjetividade. Os informativos priorizam a informação, os argumentativos lançam mão dos argumentos, pretendendo, geralmente, persuadir o leitor. Diante desta afirmação, explique o que é um estilo textual, exemplificando:
		
	
Resposta: Estilo textual é como se apresenta um texo, podendo ser descritivo, argumentativos e narrativos.
	
Gabarito: Estilo de um texto está relacionado ao tipo de texto que se escreve, bem como suas principais características. Assim, no estilo textual de um texto jornalístico, por exemplo, temos a imparcialidade, clareza e concisão como características marcantes. Este estilo utiliza recursos como exposição de fatos e dados para ratificar a informação veiculada, mas não costuma usar a argumentação pessoal como recurso textual.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309275751)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Tamos aí ! Na crista da onda, depois de anos de trabalho duro. Tamos aí: um coral pra frente e sério paca. É o fino em matéria de música, da popular e da erudita." O trecho acima é o início de um e-mail escrito por um adolescente. Embora escrito, ele nos apresenta :
		
	
	marcas específicas da escrita.
	 
	marcas da oralidade.
	
	características do texto descritivo.
	
	características da linguagem não verbal.
	
	exemplos de linguagem formal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309279524)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em pronunciamento na televisão, o presidente diz que não teme injustos : - "Faço um especial apelo ee um alerta àqueles homens que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que os senhores agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães." ( Jornal O Globo ) No texto citado, na expressão "os senhores", que substitui "àqueles homens", foi utilizada que tipo de coesão ?
		
	 
	lexical.
	
	gramatical.
	
	temporal.
	
	por ligação.
	
	Por conexão
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309234002)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem algumas estratégias para a construção de um parágrafo. Diante desta afirmação, marque a melhor alternativa:
		
	
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, no entanto, não são usados conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor. Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, no entanto, não são usados conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor.
	
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor, mas não por todos, apenas os que tem interesse sobre o assunto abordado. Para isso, são usados, por exemplo, conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor.
	
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, no entanto, não são usados conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor.
	 
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, são usados, por exemplo, conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor.
	
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, são usados, por exemplo, conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores não auxilia no entendimento do leitor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201309271688)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com as afirmações abaixo, escolha a opção correta. A reunião de equipe visa a: I. Refletir sobre os caminhos da instituição. II. Fortalecer o sentimento de pertencimento da equipe. III. Apontar os mais recentes acontecimentos da vida dos colaboradores. IV. Planejar bons resultados para o grupo.
		
	 
	Somente II e IV são verdadeiras.
	
	Somente I, III e IV são verdadeiras.
	
	Somente I e II são verdadeiras.
	
	Somente III e IV são verdadeiras.
	 
	Somente I, II e IV são verdadeiras.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201309277431)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O pleonasmo é a repetição de termos ou de uma idia para fins de clareza ou ênfase. Em qual dos exemplos citados aparece um pleonasmo ?
		
	
	Os fósforos FIAT LUX estão no mercado há séculos.
	
	As gôndolas dos supermercados estão mais coloridas.
	
	Os bilhetes serão vendidos na véspera do evento.
	
	A família foi a um convescore no sábado.
	 
	Não se fabricam mais drops embrulhadinhos um a um.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201309608236)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A frase em que há erro no que se refere ao emprego do acento grave, indicativo de crase, é
		
	
	O professor falara àquele aluno
	 
	Dirijo-me à Vossa Eminência par pedir-lhe desculpas
	
	Já chegamos à Bahia
	
	É importante obedecer às regras do jogo.
	
	Comi bacalhau à Gomes de Sá
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201309297288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O laudo é um documento no qual os peritos expõem suas observações e estudos sobre o assunto que está em foco e registram suas observações. Assim, pode-se dizer que o laudo
		
	
	é um apanhado de informações com detalhes que fogem aos objetivos da avaliação.fundamenta-se em uma análise e deve ser conclusivo com sugestões a serem seguidas.
	
	apresenta aspectos conflitantes ainda não totalmente verificados pela área social.
	
	fundamenta-se em relatórios administrativos com informações sobre um determinado público-alvo.
	
	fundamenta-se em relações sociais observadas numa determinada situação concreta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201309266902)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O planejamento da comunicação estratégica envolve missão, visão e valores. Leia as definições abaixo e depois escolha a opção que define cada item respectivamente. I. Acentua-se o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. (Missão) II. Incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. (Valores) III. É um acumulado de convicções que direcionam a trajetória da empresa. (Visão)
		
	
	I - Valores, II ¿ visão; III - missão.
	 
	I - Valores; II - missão; III - visão.
	 
	I - Missão; II - valores; III - visão.
	
	I - Visão; II - missão; III - valores.
	
	I - Missão; II - visão; III - valores.

Outros materiais