Buscar

AV2 - INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0260_AV2» INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 13/06/2015 14:53:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201301803677)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Descreve o que a organização quer ser no futuro e estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização. Funciona como uma bússola. Esta afirmação refere-se a uma característica da:
		
	 
	Visão
	
	Direção
	
	Operação
	
	Alta cúpula
	
	Missão
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301457720)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quando algumas empresas decidem operar em diferentes regiões de um país, ou mesmo em países diferentes, não é raro que elas criem produtos diferenciados para estes concumidores, ou mesmo adapte-os com o objetivo de atender àquelas necessidades específicas. A Natura criou linhas de produtos diferenciados em cores e aromas quando optou por operar maciçamente no norte do Brasil. O McDonald's adaptou o cardápio para atuar em países árabes e em Israel onde as carnes de bovinos e suínos não são encontradas, ou são recusadas pelos consumidores. Na China, a Starbuks ampliou o espaço físico de suas lojas e instalou sofás confortáveis. Com base nos estudos sobre comportamento do consumidor, identifique que aspectos são considerados pelas empresas para tomarem decisões como as descritas no enunciado e explique como estes influenciam o consumo.
		
	
Resposta: Estas questões estão diretamente relacionadas ao Departameto de Marketing da empresa, onde se é realizado uma pesquisa em cima do consumidor do produto final da empresa, na qual são analisados aspectos culturais, fianceiros, etc da região em que a empresa está instalada, ou seja, são levantadas costumes, gostos, condições financeiras daquela determinada população. Estes aspectos são de extrema importância, pois o objetivo é agradar o consumidor e quanto mais o consumidor estiver satisfeito, mais altas serão as compras daquele produto. Como o própio texto da questão nos mostra, este aspecto de satisfação do cliente varia de acordo com as regiões e de acordo com as culturas, portanto o meio de se descobrir coomo agradar o consumidor, é realizar o estudo dos aspectos daquela população.
	
Gabarito:
PADRÃO DE RESPOSTA: para o caso descrito no enunciado, as empresas consideraram o aspecto cultural de cada país, ou região de um país. A cultura define o comportamento do indivíduo sobre praticamente tudo o que ele faz, inclusive sobre como e o que comer, vestir, ler, etc. O aluno deverá ser capaz de fazer esta correlação entre CULTURA e HÁBITOS DE CONSUMO.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301825225)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobral e Peci, (2008, p. 132) diz que o Planejamento "É a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades". O Planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O planejamento tático é feito para curto prazo, aborda a organização como um todo é menos genérico e mais detalhado.
	 
	O planejamento operacional é feito para curto prazo, aborda cada operação em separado e é detalhado e analítico.
	
	O planejamento operacional é feito para longo prazo, aborda a organização como um todo e é genérico e sintético.
	
	Os planejamentos Estratégico, Tático e Operacional seguem os prazos médio, longo e curto respectivamente.
	
	O planejamento estratégico é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é detalhado e analítico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301788376)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qualquer organização possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Com relação a estrutura informal é INCORRETO afirmar:
		
	
	Não é planejada.
	
	Surge naturalmente através da interação social das pessoas.
	 
	Está representada no organograma.
	
	Não aparece no organograma.
	
	Não expressa relações hierárquicas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301248777)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta um Fator Motivacional:
		
	
	políticas da empresa.
	
	condições físicas de trabalho.
	 
	possibilidade de crescimento.
	
	segurança.
	
	salários.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301448993)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Desse modo, em cada nível é realizado um tipo de trabalho consistente com a sua atividade. Marque a questão que corresponde ao exemplo corretamente aplicado ao nível de planejamento pertinente:
		
	
	Planejamento operacional: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Por exemplo: adquirir uma nova fábrica.
	
	Planejamento tático: É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Por exemplo: fazer o planejamento diário das atividades de produção.
	
	Planejamento Tático: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Por exemplo: fusão e aquisição de outras empresas.
	 
	Planejamento estratégico: É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Por exemplo: fusão e aquisição de outras empresas..
	
	Planejamento estratégico: É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento. Por exemplo: realizar o planejamento e controle da produção
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301794850)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O controle efetuado no nível mais baixo da empresa, com conteúdo é específico e voltado para cada tarefa ou operação e é direcionado para o curto prazo e para a ação corretiva imediata e concreta é o:
		
	
	Financeiro.
	
	Tático.
	
	Estratégico.
	
	Institucional.
	 
	Operacional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301465854)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das várias responsabilidades possíveis de um gerente de operações apenas uma é essencial e determinante de todas as outras. Assinale essa responsabilidade nas afirmativas seguintes:
		
	 
	planejar e controlar a produção
	
	organizar o trabalho e administrar os estoques
	
	decisões que envolvem o projeto dos produtos ou dos serviços
	 
	formular uma estratégia de operações coerente com os objetivos da organização
	
	localizar a área produtiva, a capacidade de produção e o layout das instalações
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301281454)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Senhora Marise tem uma pequena empresa que está em fase de crescimento; para melhorar sua administração, ela está pensando em departamentalizar; para tanto, começou a estudar as vantagens e desvantagens de cada tipo de departamentalização. Após analisar todos os tipos de departamentalização, ela escolheu departamentalizar por clientes, por ter mais vantagens para seu tipo de empresa, ou seja, uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações. Quais seriam estas vantagens?
		
	
Resposta: As vantagens deste tipo de departamentalização por cliente, na área de telecomunicações, seria o conhecimento bem específico com relação ao cliente atendido, onde os profissionais saberiam as necessidades daquele determinado tipo de cliente, sem se preocupar com a diversidade da clientela. Com a adoção deste método a eficiencia dos serviços aumentaria, facilitando o desenvolvimento e crescimento da epresa.
	
Gabarito: R. As vantagens da departamentalização por clientes é contarcom funcionários que conhecem bem as expectativas e as demandas dos clientes. Atendimento personalizado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301486342)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A estrutura da área de administração financeira em uma organização de grande porte geralmente inclui três departamentos subordinados ao administrador financeiro. Um desses, a Controladoria, tem como função:
		
	
	resolver pendências financeiras que outros departamentos não têm autonomia para resolver;
	 
	controlar, com base na sua independência, os aspectos financeiros em geral.
	 
	supervisionar as atividades de contabilidade e auditoria da organização;
	
	Controlar os outros dois departamentos subordinados;
	
	controlar as atividades estratégicas de uma empresa;

Outros materiais