Buscar

CARACTERÍSTICAS PRESENTES NOS PROCESSOS GRUPAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CARACTERÍSTICAS PRESENTES NOS 
PROCESSOS GRUPAIS
FILIAÇÃO
 A filiação é a ligação de um ser humano a outro a partir do reconhecimento da paternidade ou maternidade do mesmo, ou seja, a ligação do filho com seus pais, seja por biologicamente ou por adoção.
AFILIAÇÃO
 Uma necessidade humana mais importante é a de estar com outros para conversar, trabalhar, debater, amar e buscar apoio, aprovação, conforto e prestígio.
AFILIAÇÃO
Teoria da comparação social de Festinger em diversos momentos necessitamos avaliar nossas crenças, estados emocionais, traços de personalidade e habilidades cognitivas, sociais e motoras, afim de concluirmos a respeito da normalidade e nossos atributos, experiências e decisões. 
AFILIAÇÃO
A necessidade de afiliação segundo Schachter seria a ansiedade, destacou diversas razões para conduta afiliativa; busca de uma saída de uma situação ameaçadora; tentativa de redução de ansiedade; necessidade de maior clareza cognitiva e de auto avaliação.
AFILIAÇÃO
Tendência afiliativa para Sarnoff e Zimbardo seria o medo pois a ansiedade provoca um isolamento social, já que os indivíduos ansiosos para não serem vistos como psicologicamente perturbados evitariam contato com outras pessoas.
A afiliação é importante para as necessidades individuais, identidade psicossocial e valores de justiça e bem-estar.
FILIAÇÃO X AFILIAÇÃO
FILIAÇÃO – nos liga, no nível genealógico, a nossos ascendentes e nossos descendentes.
AFILIAÇÃO – nos define horizontalmente enquanto sujeitos com nossos pertencimentos.
COMFORMIDADE
Conformidade é a condição de alguém ou grupo de pessoas, de alguma coisa ou um ser, ou de um conjunto deles, estar conforme.
Exemplo: Consumidores
COMFORMIDADE
Um psicólogo de Harvard, Herbert Kelman (1958), identificou três tipos principais de influência social:
Concordância
Identificação:
Internalização:
Outros autores: Solomon Asch e René Mucchielli.
Desde o nascimento as pessoas aprendem a viver em uma sociedade que convive em grupos, tanto na família e amigos quanto no trabalho. 
Só que os grupos tornam-se mais complexos assim que se expandem da família e dos amigos e chegam até o trabalho
os grupos se ampliam e se subdividem de acordo com as condições impostas.
No ambiente de trabalho, os grupos podem ser de natureza formal e informal. 
COESÃO GRUPAL
10
Os grupos formais são definidos pela estrutura da organização, com atribuição de tarefas especificas a cada membro.
Já os grupos informais são alianças pessoais que não são estruturadas pela organização, ou seja, formam-se por interesses comuns ou afinidade.
COESÃO GRUPAL
Um elevado nível de coesão grupal pode propiciar um ambiente organizacional com mais sinergia e menos conflito.
quanto mais coeso for um grupo mais semelhante será a produção de seus participantes individualmente.
Em síntese, uma elevada coesão grupal permite a divisão de conhecimentos e habilidades entre os integrantes e proporciona um ambiente mais dinâmico e harmônico.
COESÃO GRUPAL
As empresas precisam analisar o nível de coesão existente entre os colaboradores, de forma que essa não influencie para uma queda de rendimento e de criatividade individual.
Em síntese, uma elevada coesão grupal permite a divisão de conhecimentos e habilidades entre os integrantes e proporciona um ambiente mais dinâmico e harmônico.
as empresas precisam analisar o nível de coesão existente entre os colaboradores, de forma que essa não influencie para uma queda de rendimento e de criatividade individual.
COESÃO GRUPAL
STATUS
Posição social em relação ao grupo ou seja é a posição em funções de valores sociais correntes na sociedade. Status é relacionado aos tipos de relação social mantidas pelo indivíduo em determinado grupo.
TIPOS 
DE 
STATUS
Status Legal;
Status Social;
Status Atribuído;
Status Adquirido;
PAPEIS
Papel atribuído: quando alguém atribui a pessoa;
Papel assumido: quando o indivíduo assume o papel por vontade própria.
O PAPEL no grupo é a maneira de se comportar, que se espera de qualquer indivíduo que ocupe certa posição. Um papel é também definido através de sua relação com outros papeis.
TIPOS DE PAPEIS
Comunicação interpessoal é a nossa tendência muito natural para julgar, avaliar, aprovar ou desaprovar as afirmações de outra pessoa ou de outro grupo.
Quanto mais forte forem os nossos sentimentos, com muito maior facilidade deixará de haver elementos comuns na comunicação. Haverá precisamente duas ideias, dois elementos, dois juízos, cada um de seu lado no espaço psicológico. 
As falhas na comunicação ou a má interpretação das informações podem gerar causas de conflitos nas organizações. 
COMUNICAÇÃO NO GRUPO
16
Um conflito se dá entre duas ou mais partes, sejam elas, indivíduos, grupos, departamentos, divisões, organizações, partidos políticos ou até mesmo nações. Esses conflitos podem ser divididos em vários níveis diferentes: intrapessoal, interpessoal, intra-grupo , intergrupo e inter organizacional.
CONFLITOS NO GRUPO
17
Conflito Interpessoal – Uma visão atual deste conflito, identifica, tais conflitos como produto das funções atribuídas a cada indivíduo, não das personalidades envolvidas. 
Conflitos intergrupos – A organização é uma soma de várias unidades de trabalhos, grupos, setores ou departamentos. As diferenças fisiológicas, psicológicas e sociais dos indivíduos são fontes potenciais de conflitos. Todos os grupos, mais cedo ou mais tarde, disputarão os escassos recursos da organização. 
NÍVEIS DOS CONFLITOS
18
CONFLITOS INTERGRUPOS EXISTENTES:
Verticais – entre pessoas de níveis hierárquicos diferentes, ou seja, entre administradores e colaboradores.
Horizontais – confrontos e conflitos entre funcionários de mesmo nível hierárquico.
De linha de produção – responsáveis por determinados processos atribuem a culpa por erros cometidos a outros indivíduos.
Diversidade – diferenças culturais, étnicas, sociais e até mesmo econômicas existentes entre os funcionários de uma organização.
19
TIPOS DE CONFLITOS
Os objetivos – São aqueles que o resultados esperados não são compatíveis entre si. Este pode surgir por causa da incompatibilidade de valores entre pessoas ou grupos, e entre normas e regras de conduta e os objetivos definidos pela empresa. 
Os cognitivos – São quando ocorrem incompatibilidade de objetivos e ideias entre um indivíduo e outros.
Os afetivos – São gerados por pessoas que reagem, emocionalmente e sentimentalmente, de maneiras diferentes no dia a dia das organizações. 
Os de procedimentos – Ocorrem em função de que as pessoas resolvem os problemas de formas diferentes. 
Uma outra fonte de conflitos dentro das organizações é encontrada na competição de recursos. 
20
PERSPECTIVAS SOBRE OS CONFLITOS
Efeito desagregadores dos conflitos – aumento do ressentimento pessoal e entre grupos. 
Efeitos integradores dos conflitos – definem questões pendentes, conduzem a resolução de questões, aumentam a coesão dos grupos, levam a aliança com outros grupos e mantém os grupos alerta.
Os conflitos positivos ou funcional, podem trazer outros benefícios à empresa.
Os conflitos disfuncional, podem ser prejudicial à empresa, ocasionando desperdício do tempo e dinheiro.
21
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.”
(James C. Hunter, 2006)
“Os grupos não são um mero aglomerado de indivíduos; ao contrário, são sistemas organizados, nos quais as relações entre os indivíduos são estruturadas e padronizadas [...].”
(H. Andrew Michener, John D. DeLamater, Daniel J. Myers, 2005 )
LIDERANÇA E DESEMPENHO GRUPAL
 A sociedade é constituída de grupos destinados aos mais diversos propósitos e têm algum tipo de estrutura definida, em parte por seus objetivos, o que permite definir os líderes e estabelecer hierarquias. 
Nos grupos informais, não há definição de papeis, não são muito bem estruturados e os objetivos são indefinidos
ou inexistentes, as funções de liderança podem ser realizadas por uma ou diversas pessoas que se destacam durante a interação.
Já os grupos formais, são bem estruturados, há papeis definidos, são organizados em hierarquia e os objetivos são claros. A pessoa que atua como líder executa certas funções necessárias para o bom desempenho do grupo. 
LIDERANÇA E CHEFIA
Liderança: processo de influenciação social, baseado nas relações interpessoais, caracterizado pela capacidade de modificar crenças, atitudes e comportamentos de outras pessoas, a fim de atingir o objetivo final. Sócio-cultural. 
Chefia: sistema hierarquizado, constituído por papéis sociais assimétricos, onde um titular influencia o comportamento daqueles que lhe são subordinados. Poder nominal. 
OS TIPOS DE LIDERANÇA
Dos estudos sobre a teoria dos estilos de liderança, refere-se a três estilos. São eles:
 Autocrática: Apenas o líder fixa as diretrizes.
 Democrática: As diretrizes são debatidas pelo grupo.
 Liberal ou Laissez-faire: Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais