Buscar

unopar portifolio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
BRUNO HENRIQUE MOURA DO CERMO
JULIO CEZAR DE MENDONÇA
FERNANDO HENRIQUE RODRIGUES FERNANDES
DIOGO PEREIRA MELO
LEONARDO BARBOSA ELEOTERIO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Morrinhos 
2014
BRUNO HENRIQUE MOURA DO CERMO
JULIO CEZAR DE MENDONÇA
FERNANDO HENRIQUE RODRIGUES FERNANDES
DIOGO PEREIRA MELO
LEONARDO BARBOSA ELEOTERIO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário.
Morrinhos
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................3
2 ANÁLISE DA EMPRESA................................................................................................4
3 CONCLUSÃO.................................................................................................................7
REFERÊNCIAS.................................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do segundo semestre do curso de Bacharelado em Administração através da análise de uma empresa, assim podendo aplicar na prática o que foi visto nos estudos teóricos.
A empresa estudada foi o Supermercado Santos. Analisando o ambiente em que a empresa está inserida, foram questionados os sujeitos envolvidos sobre a colaboração e contribuição para o estudo e feito um levantamento de dados tanto do ambiente interno como do externo da empresa.
2 ANÁLISE DA EMPRESA
O Supermercado Santos é uma empresa no ramo supermercadista, atua com diversos tipos de produtos, distribuídos entre os setores: hortifrutigranjeiros, limpeza e higiene, frios e laticínios, mercearia, bebidas, perfumaria e diversos. E atualmente, está investindo no setor de padaria, oferecendo ao cliente café da manhã, salgados, sucos, com produtos de própria fabricação, tendo como objetivo divulgá-los alavancando suas vendas e, assim, diversificar seus serviços, para ganhar prestígio no mercado local.
Em relação ao perfil dos clientes do Supermercado Santos, 46,5% de clientes são do gênero masculino e 53,5% do gênero feminino, distribuídos em sua maioria por clientes jovens, isto é, 62,2% têm idade até 44 anos. Observou-se que o índice de escolaridade é crescente, pois foi mostrado na pesquisa que 13% dos clientes concluiu ou está concluindo o terceiro grau. Cerca de 60% são casados e com filhos.
Outro item que foi considerado quando se analisou o perfil do cliente de do supermercado diz respeito à renda familiar, na pesquisa 35,2% têm faixa de renda acima de R$ 1.200,00, mostrando que os clientes não necessariamente são caracterizados por baixa renda. Quando analisado o período que o cliente freqüentava a loja, foi detectado que um percentual significativo era cliente do supermercado há mais de 5 anos, e vão ao supermercado, em sua grande maioria quatro a cinco vezes por semana e ficam no estabelecimento por volta de uma hora.
As formas de pagamentos são diversas como: dinheiro, cartão de crédito e débito e cheque à vista e a prazo. E os produtos mais vendidos são os da marca Cristal, OMO, entre outros, preferem marcas mais conceituadas, mesmo tendo que pagar mais caro pela marca.
O varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial no Brasil e no mundo, e é certamente umas das atividades empresariais que atravessa maior ritmo de transformação, respondendo às modificações do ambiente tecnológico, econômico e social em que está inserido (PARENTE, 2000). Neste sentido, para se manter ativas e competitivas, as empresas varejistas precisam adotar estratégias de formação de preços eficazes, pois o preço é a ferramenta gerencial que mais rapidamente afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas.
Com base na entrevista realizada com o responsável pela formação de preço, constatou-se que a formação de preço da empresa é baseada tanto em percepção de valor, pelo cliente, quanto na concorrência. Porém, a predominância é o preço baseado nos custos, onde se busca recuperar os valores investidos e obter lucro para que possa dar continuidade ao ciclo de estoque e rentabilidade organizacional.
Quanto às políticas de preços utilizadas, a empresa adota políticas variadas e de acordo com as necessidades, demanda e oportunidades, que podem ser influenciados por fatores como sazonalidade, controle de estoque, fluxo de caixa, fornecedores entre outros.
Em relação aos principais objetivos da empresa com a formação de preço, destaca-se retorno de investimento, pois tem-se a necessidade de cobrir os custos com mercadorias e fluxo de caixa, que através de pagamentos e recebimentos dá o suporte necessário para os negócios da empresa.
Já em relação aos métodos empregados para a formação do preço, a empresa busca sempre métodos convencionais e bastante difundidos no setor varejista. Tenta sempre explorar uma determinada margem de contribuição em que o preço de alguns produtos defenda outros pouco significativos em relação rentabilidade, pois, só assim é possível manter diversas linhas de produtos como é o caso do ramo supermercadista.
A Empresa procura estar ganhando cada vez mais importância frente ao mercado, de forma a gerar elementos voltados a suplantação de questões pertinentes a sua ação, que justificam suas bases. Com isso, a Empresa busca manter a satisfação do seu público interno, do consumidor e de seus fornecedores.
A empresa possui capacidade de adaptação em um mundo em rápida mudança, marcado pela incerteza, competição crescente e turbulência; respeito, no ambiente de trabalho, à dignidade e valor dos indivíduos; intensa atividade de treinamento e aperfeiçoamento de seus quadros; administração orientada para o futuro; incorporação criativa de novos procedimentos, políticas e experiências; valorização das ideias inovadoras; autonomia e flexibilidade presentes na estrutura organizacional.
Uma organização criativa, que visa a qualidade, é uma organização que valoriza o potencial para a competência, responsabilidade e ação. Ela é caracterizada por uma cultura que reconhece o potencial ilimitado de seus recursos humanos, que cultiva a harmonia do grupo, que estabelece expectativas apropriadas, que tolera as diferenças e que reconhece as habilidades e esforços de cada indivíduo.
3 CONCLUSÃO
O mercado na cidade está muito competitivo, novos supermercados estão sendo criados e muitas vezes para ganhar clientes, os proprietários têm utilizado muito de promoções e algumas vezes vendendo produtos com preço abaixo da tabela. 
Para manter a competitividade as empresas passam atualmente por um processo de adaptação, onde a eficiência nas tomadas de decisões irá garantir sua sobrevivência no mercado. Isso porque o seu ambiente interno e externo está cada vez mais agitado, necessitando assim as empresas de uma constante atenção para suas atividades, buscando sempre se manter competitiva.
REFERÊNCIAS
PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia, São Paulo: Atlas, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais