Buscar

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I

Prévia do material em texto

1 -
 “A reprodução assistida vai, então ligar-se estreitamente a essas tentativas de flexibilizar a ‘rigidez dos limiares sociais’ de evitar o torniquete do calendário de procriação”
As contribuições da ciência, em especial da tecnologia reprodutiva, geraram diferentes reações do feminismo em momentos diferentes. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que descreve corretamente as duas etapas dessa reação:
( C ) Em um primeiro momento, o feminismo percebeu as tecnologias reprodutivas negativamente, pois reforçava a idéia da maternidade como um desejo feminino universal: num segundo momento, passou a reconhecer os seus possíveis aspectos positivos.
2 -
 “ A maioria das estudiosas e estudiosos considera que a sexualidade supõe ou implica mais do que corpos, que nela estão envolvidos fantasias, valores, linguagens, rituais, comportamentos, representações mobilizados ou postos em ação para expressar desejos e prazeres”.
Os estudos sobre a sexualidade tiveram um impulso no Brasil a partir de um fato específico. Tomando como referência o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, qual foi esse fato?
( B ) A epidemia de Aids
3 -
 “ O foco Queer na heteronormatividade não equivale a uma defesa de sujeitos não heterossexuais, pois ele é, antes de mais nada, definidor do empreendimento desconstrutivista dessa corrente teórica com relação à ordem social e os pressupostos que embasam toda uma visão de mundo, prática e até mesmo uma epistemologia”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, a teoria Queer, como exemplo de construtivismo, está entre aquelas teorias que, a partir dos anos 1990, apresentam como novidade na discussão de gênero. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contém essa inovação, no âmbito da questão de gênero:
( B ) Mesmo a noção de sexos (masculino e feminino) é socialmente construída e não um dado biológico neutro e verdadeiro por si só.
4 -
 “ Para ver do alto da fila de soldados, quase todos pretos 
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
( E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados”.
O trecho do texto apresentado anteriormente foi retirado da música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Esta música trata da desigualdade racial, que é um tipo de desigualdade social. Sobre as características básicas das desigualdades sociais e, tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, relacione os termos a seguir às suas características:
1 Desigualdade como fenômeno social. 
2 Desigualdade como fenômeno onipresente.
3 Desigualdade como fenômeno de diferentes configurações.
4 Desigualdade como fenômeno que influencia condições de vida.
( 4 ) Potencializa conflitos entre pessoas e coletividades. 
( 2 ) Está presente em todas as sociedades humanas.
( 1 ) Não tem origem em condições biológicas e naturais.
( 3 ) Muda de forma e conteúdo no espaço e no tempo.
5 - 
“ Em muitos aspectos da vida, a discriminação é difícil ou impossível de se medir, mas, em outros a sua mensuração é possível. Podemos, assim, seguir o seu comportamento ao longo do tempo, além de comparar as discriminações sofridas por diferentes grupos”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a discriminação dos negros no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que contém a alternativa correta:
( B ) Na ocupação de vagas no ensino superior brasileiro, os negros ainda são minoria.
6 - 
“ Contemporaneamente, portanto, o termo quilombo não se refere a resíduos ou resquícios arqueológicos de ocupação temporal ou de comprovação biológica. Também não se trata de grupos isolados ou de uma população estritamente homogênea. Da mesma forma, nem sempre foram constituídos a partir de movimentos insurrecionais ou rebelados [...]”.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as comunidades quilombolas, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que contém a alternativa correta:
( C ) O conceito quilombo foi alterado no decorrer do tempo e hoje está ligado à idéia de direitos socioculturais, à noção de identidade étnica e pleitos políticos.
7 - 
“ Se pensássemos nos costumeiros apelidos que circulam nos lábios infantis: ‘rolha de poço’, ‘azeitona de palito’, ‘ pau-de-sebo’, ‘nanico’, ‘crioulo doido’, ‘quatro olhos’, ‘surdinho’, ‘ladinho’, ‘cegueta’, ‘mula manca’, [...] estaríamos muito perto da resposta: a presença de preconceitos e a decorrente discriminação vivida, ainda com mais intensidade, pelos significativamente diferentes, impedindo-os [...] de vivenciarem não só seus direitos de cidadãos, mas de vivenciar plenamente sua própria infância”. 
Tomando como referência o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, analise as alternativas a seguir. Assinale aquela que explica corretamente a diferença entre preconceito e discriminação:
( D ) Preconceito é um juízo de valor, enquanto discriminação é uma atitude.
8 - 
“ Como uma espécie de pano de fundo da questão etnocêntrica, temos a experiência de um choque cultural. [...] Este ‘outro’ também sobrevive à sua maneira, gosta dela, também está no mundo e, ainda que diferente, também existe”. 
O choque cultural e a visão a respeito do outro são questões vinculadas ao etnocentrismo. De acordo com o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre o etnocentrismo, analise as alternativas a seguir. Qual dela apresenta a crença com a qual podemos relacionar o etnocentrismo? assinale a alternativa correta:
( B ) A minha cultura é superior a cultura dos outros.
9 - ‘As relações entre negros e as forças de segurança são muito tristes’, acrescenta o ex-policial negro que, em 1998, ganhou um julgamento contra o Estado por um caso de discriminação racial nas fileiras da Polícia Federal”
Um dos tipos de discriminação é a racial, mas os tipos de preconceitos vão muito além deste. De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia , relacione corretamente os tipos de preconceitos às suas respectivas características:
1. Preconceito sexual.
2. Preconceito racial.
3. Preconceito étnico.
4. Preconceito social. 
( 3 ) “Na vizinhança os moradores se alarmaram, pois um grupo de ciganos acabara de armar seu acampamento nas redondezas. Era necessário cuidar das crianças e vigiar as roupas no varal”.
( 2 ) “O segurança da loja passou a seguir Maria discretamente na loja. Não era comum ver pessoas negras por lá”.
( 4 ) “Ora, se é pobre ainda com esta idade é obvio que não se esforçou o suficiente na vida”.
( 1 ) “Não vou mais comprar perfume daquela marca. Não aceito que façam propaganda do ‘homossexualismo’ para vender perfume”.
10 - 
“Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”.
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Considerando a citação acima e o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero, é correto afirmar que:
( D ) as técnicas contraceptivas deram à mulher a opção da gravidez, ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem o intercurso sexual.
11 - 
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e noscostumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar que:
( B ) entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
12 - 
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Assinale a alternativa correta.
( B ) Mobilidade social.
13 - 
“ A prioridade conferida à educação, expressa a crença amplamente difundida segundo a qual, a escola cria oportunidades de mobilidade social. No caso brasileiro ela parece também refletir o otimismo da era desenvolvimentista”.
De acordo com o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre os fatores individuais relacionados à mobilidade social. Considere as seguintes Alternativas:
III - O casamento pode causar mobilidade vertical
IV - A gratificação adiada está relacionada a planos individuais de médio e longo prazo.
14 - 
“ Desde os primórdios do processo de desenvolvimento, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre o centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos”.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, relacione os autores clássicos da sociologia com suas respectivas explicações a respeito das desigualdades sociais:
1 - Karl Marx
2 - Max Weber
3 - Émile Durkhein
( 3 ) A divisão social do trabalho é vista como geradora das desigualdades sociais. 
( 1 ) A exploração econômica é o principal fator gerador de desigualdade.
( 2 ) Uma combinação de fatores (renda, tipo de trabalho e grau de instrução) explicam as desigualdades sociais.
15 - 
“ A divisão entre sexos parece estar na ordem das coisas[...]. Ela está presente, ao mesmo tempo, em estado objetivando[...] em todo o mundo social, e em estado incorporado, nos corpos e nos hábitos dos agentes, funcionando como sistemas de esquemas de percepção, de pensamento e de ação”. 
Bourdieu deu contribuições inovadoras para a questão de gênero. Sobre as teses de Pierre Bourdieu, e de acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre dominação masculina, analise as afirmativas a seguir:
I - O autor afirma que tanto os homens quanto as mulheres são oprimidos pelas expectativas em relação ao papel dos gêneros. 
II - Bourdieu, não existe, no mundo simbólico, dominação masculina.
IV - As mulheres também são reprodutoras do machismo, segundo Bourdieu.
16 - 
“ No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada da trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democrático de Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, leia as alternativas a seguir. Assinale que aponta, corretamente, a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo:
( C ) A declaração dos direitos universais da Revolução Francesa, marcada pela ideologia liberal, não incluiu direitos para as mulheres, motivo pelo qual foi contestada. 
17 -

Continue navegando