Buscar

EDUCAÇÃO PROFISSIONA maulas 8-9 e 10

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0366_EX_A8_201509126139_V1 
	25/04/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ANDREIA CONCEIÇÃO SILVA DE FREITAS
	2019.1 EAD
	Disciplina: CEL0366 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA 
	201509126139
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Decreto Federal nº 5.154/2004, regulamenta o § 2º do Art: 36 e os Artigos 39 a 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9394/96 e trata sobre uma modalidade de educação. Marque a alternativa que revela qual é CORRETAMENTE.
		
	
	Educação à Distância.
	
	Educação Infantil.
	 
	Educação Profissional.
	
	Educação Especial.
	
	Educação Ambiental.
	
Explicação:
O Decreto Federal 5154/04, trata da modalidade de :Educação profissional
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os programas de educação profissional do Governo FHC e do Governo Lula não se diferenciam no que diz respeito à concepção das relações entre Estado e Sociedade Civil, que passam a se dar por meio de parcerias entre o setor público e o setor privado. Essas parcerias são justificadas através do argumento da busca da eficácia e da ampliação da capacidade de atendimento. O argumento usado era o seguinte: ¿as organizações da Sociedade Civil tendem a obter melhores resultados entre o público jovem em situação de vulnerabilidade social, e essas instituições são capazes de chegar a lugares onde o Estado não chega¿. Com base nesta alegação, foram carreados recursos para o setor comunitário realizar a função do Estado no tocante à Educação Profissional Assim, sob o discurso dos benefícios da parceria entre o Estado, a Sociedade Civil e o setor empresarial, ocorre, em ambos os governos, o repasse de:
		
	
	recursos do setor privado para o setor público
	
	recursos do setor privado para o Terceiro Setor
	
	recursos do setor empresarial para o setor público
	 
	recursos públicos para o setor privado
	
	recursos do terceiro Setor para o setor empresarial
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O percurso da política educacional no Governo Lula representa a disputa entre os setores progressistas e conservadores da sociedade brasileira. No caso da educação profissional, o setor progressista reivindicava mudanças mais profundas, e tinha como objetivo inicial corrigir a política de educação profissional do governo Fernando Henrique, restabelecendo a possibilidade de integração curricular dos ensinos médio e técnico, através da revogação:
		
	
	da lei 5692/71
	
	da lei 4024/61
	 
	do decreto 2.208/97
	
	da lei 9394/96
	
	do Parecer 75/76
	
Explicação: O governo FHC, através do Decreto 2.208/97, havia dissociado a educação profissional da educação básica, aligeirado a formação técnica em módulos dissociados e estanques, dando um cunho de treinamento superficial à formação profissional de jovens e adultos trabalhadores. A principal meta de educação profissional, anunciada ao início do Governo Lula, seria de reconstruir a política de educação profissional, corrigindo esta distorção estabelecida no governo anterior.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(Assessor Técnico - II/Senac 2008) A inovação do decreto nº. 5154/04 foi possibilitar às instituições de Educação Profissional oferecerem cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Sobre a integração recomendada é correto afirmar que:
		
	
	os currículos dos cursos integrados devem ser elaborados a partir da reformulação dos cursos técnicos subsequentes, acrescidos os conteúdos e carga horária da formação geral.
	
	os conteúdos técnicos devem referendar o perfil do curso e os conteúdos de formação geral subsidiarem a formação técnica.
	
	na montagem dos cursos integrados, os conteúdos de formação geral e técnica devem ter cargas horárias equivalentes.
	
	os cursos devem ser organizados a partir do somatório de conteúdos técnicos e de formação geral.
	 
	o currículo dos cursos deve envolver projetos de trabalho e ações integradoras diversas envolvendo não apenas disciplinas técnicas, mas as de formação geral.
	
Explicação:
O Decreto 5154/04, oferecem o curso técnico integrado com o Médio, os currículos devem envolver projetos integradores, de formação geral não apenas técnica
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A política de educação profissional do primeiro governo Lula se caracterizou por:
		
	
	promover a desvinculação entre educação geral e profissional no nível médio
	
	romper com a equivalência entre o ensino regular e o profissional
	
	ampliar a separação das vertentes acadêmica e profissional do ensino técnico
	
	promover a regulamentação dos artigos que tratavam da educação profissional na Lei 9394/96
	 
	realizar reformas parciais e programas focais, contingenciais, como o PROEJA e o PROJOVEM
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A principal meta de educação profissional, anunciada pelo Ministério da Educação ao início do Governo Lula, seria de reconstruí-la como política pública e corrigir distorções de conceitos práticas, decorrentes das medidas adotadas pelo governo anterior, que de maneira explícita dissociaram a educação profissional da educação básica, aligeiraram a formação técnica em módulos dissociados e estanques, dando um cunho de treinamento superficial à formação profissional e tecnológica de jovens e adultos trabalhadores. Entre essas correções, a que restabeleceu a possibilidade de integração curricular dos ensinos médio e técnico foi:
		
	 
	a revogação do Decreto n. 2.208/97
	
	a reelaboração da LDB
	
	a implementação do PLANFOR
	
	a criação do PROJOVEM
	
	a criação do Escola de Fábrica
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em relação à educação profissional, Lula ao assumir seu primeiro governo em 2002:
 
I)                   Revogou o Decreto 2.208/97 do governo Fernando Henrique Cardoso, restabelecendo a possibilidade de integração curricular dos ensinos médio e técnico
II)                Promoveu a regulamentação dos artigos que tratavam da educação profissional na Lei 9394/96
III)             Criou programas focais e contingentes, como o PROEJA e o PROJOVEM, destinados a jovens e adultos trabalhadores
 
Assinale a opção correta:
		
	
	apenas a alternativas I é verdadeira
	
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
	apenas as alternativas II e III são verdadeiras
	
	apenas a alternativa III é verdadeiras
	 
	apenas as alternativas I e III são verdadeiras  
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao que prevê a Constituição Federal de 1988 sobre a Educação, é incorreto afirmar que:
		
	
	O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagens.
	 
	O ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição do conselho de escola.
	
	Os Municípios atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
	
	As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e podem desconsiderar o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
	 
	Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e Médio.
	
Explicação:
O ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição do conselho de escola.
		EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA
9a aula
		
	 
	LupaVídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0366_EX_A9_201509126139_V1 
	25/04/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ANDREIA CONCEIÇÃO SILVA DE FREITAS
	2019.1 EAD
	Disciplina: CEL0366 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA 
	201509126139
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma vez que no paradigma flexível a qualificação profissional passa a depender de conhecimentos e habilidades cognitivas que permitam ao trabalhador maior atividade intelectual, sendo capaz de dominar os conhecimentos científicos para resolver os problemas da prática produtiva, passou a ser adotado um novo tipo de pedagogia nos espaços escolares e não escolares: a pedagogia das competências, voltada para a formação dos sujeitos requisitados no paradigma flexível. Oriunda do discurso empresarial, a noção de competência traz a marca política e ideológica de sua origem. Significa, segundo Hirata (1994), mais do que saber fazer, saber ser. Implica dizer que o trabalhador competente é aquele que sabe utilizar todos os seus conhecimentos (obtidos de maneiras variadas), nas mais diversas situações encontradas em seu posto de trabalho. Competência assim é entendida como a capacidade de agir, em situações previstas e não previstas, com rapidez e eficiência, articulando conhecimentos tácitos e científicos a experiências sociais e produtivas vivenciadas ao longo das histórias de vida. A pedagogia das competências se caracteriza por: I. ensinar os conteúdos escolares na medida das necessidades II. conferir um sentido prático aos saberes escolares III. trazer para o interior das escolas uma concepção pragmática. IV. adotar como critérios definidores dos conteúdos as necessidades imediatas da produção. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	Somente a afirmativa III é verdadeira
	
Explicação:
Pedagogia da competência
Ensinar o conteúdo escolar na medida das necessidades, conferir sentidoprático aos saberes escolares, trazer para o interior das escolas uma concepção pragmática, adotar como critérios definidores dos conteúdos as necessidades imediatas da produção.
Todas as alternativas estão corretas
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	¿Toda atividade produtiva envolve um risco de fracasso, que pode ser reduzido, mas jamais eliminando totalmente. Quem deve assumir o risco? O governo, o empresário ou o trabalhador?¿
KATO, J. M.; PONCHIROLLI, O.O desemprego no Brasil e os seus desafios éticos. Revista FAE. Disponível em: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v5_n3/o_desemprego_no_brasil.pdf Acesso em:11 abril 2012
A contração do emprego e a precarização apontam para o fato de que o crescimento econômico apresenta desigualdades. Sobre a noção e o discurso da empregabilidade em tempos de globalizado, poderíamos tecer algumas considerações:
I¿ Que há distorção no foco da questão, culpabiliza-se o indivíduo e não o sistema; 
II¿ Que todos os trabalhadores que buscam requalificar-se, prontamente são absorvidos pelo mercado;
III¿ Que o crescimento econômico apresenta-se não includente.
Quando o fracasso é imputado ao trabalhador podemos inferir como sendo verdadeira a opção:
		
	
	Apenas a I
	 
	I e III
	
	II e III
	 
	I e II
	
	I, II e III
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"As mudanças ocorridas no trabalho, a partir da mundialização das relações capitalistas e da reestruturação produtiva, fornecem as bases para uma nova pedagogia, a pedagogia toyotista, que tem sua expressão na pedagogia das competências, cuja finalidade é formar um novo tipo de profissional: flexível, capaz de dinamismo, eficiência e de lidar com as incertezas." (KUENZER, 2001, mimeo.) Assinale a alternativa que indica uma característica da pedagogia das competências
		
	
	adota o método expositivo (aulas e demonstrações), combinado com a realização de cópias, ditados e exercícios.
	
	a habilidade cognitiva fundamental exigida do aluno é a memorização, valorizada como evidência da aprendizagem.
	
	a seleção dos conteúdos é pautada por uma visão positivista de ciência e as áreas de conteúdo são organizadas de modo rígido.
	 
	são adotados métodos que estimulam o aluno a pensar, a pesquisar, a resolver situações desafiadoras, como o método de projetos e o método de solução de problemas.
	
	é uma pedagogia que tem por objetivo a uniformidade de respostas para procedimentos padronizados.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias.Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se ¿desdobrar¿ para cumprir o tempo cronometrado. Assim, sobre TAYLORISMO, pode se afirmar que:
		
	
	Os trabalhadores não deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo seus resultados, sua eficiência.
	
	Os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; mas cada trabalhador desenvolveria mais uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo a qualidade da produção.
	
	Os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada;porém cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (flexibilização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção.
	
	Os trabalhadores não deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria mais de uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção.
	 
	Os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto abaixo: A eterna busca por reduzir custos pode levar o gestor a um dilema: centralizar os estoques e reduzi-los ou manter estoques descentralizados privilegiando a velocidade da operação em detrimento dos custos. Para empresas que têm múltiplas unidades, fica o dilema, se estoque é custo e reduzir estoques significa colocar mais dinheiro no caixa, o ideal é sempre reduzi-los, portanto, centralizar é melhor, mas a centralização aumenta o risco de ruptura e pode até parar a operação, então, descentralizar é melhor, porém esta ação pode aumentar os estoques e, consequentemente, os custos, o que fazer? GRONSKI, Augusto. Estoques: centralizar ou descentralizar? Portal Administradores, 17 de abril de 2013. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estoques-centralizar-ou-descentralizar/70049/ A prática mencionada no texto de reduzir os estoques é operacionalizada pelas indústrias, que produzem apenas a quantidade de um dado produto de acordo com a demanda referente a ele. Tal prática é denominada por:
		
	
	Oferta pela demanda
	
	Timely delivery
	
	Redução de estoque
	 
	Just in Time
	
	Entrega sob pedido.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marquecom um T as características da pedagogia Taylorista-Fordista, com um C as da pedagogia das competências
 
(    )  supõe a interdisciplinaridade
(    ) privilegia as habilidades cognitivas superiores
(    ) adota a metodologia de resolução de problemas
(    ) centrada no método expositivo
(    ) prioriza a memorização
 
Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta das suas respostas:
		
	 
	C, C, C, T, T
	
	C, C, T, T, C
	
	C, T, T, C, C
	
	T, C, T, T, C
	
	T, C, C, T, C
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma equipe de trabalhadores opera frente a um sistema de máquinas automatizadas ....Característica do Toyotismo ...Nesse sentido, sobre o processo de formação do trabalhador flexível nos últimos anos podemos afirmar que
		
	
	o trabalhador é chamado a participar e tomar decisões relativas ao controle e qualidade dos produtos, passando a responsabilizar-se pela introdução de aperfeiçoamentos e correções no processo de produção.
	 
	Todas as afirmações anteriores.
	
	Constata-se a presença dos operários desespecializados, dos operários parciais, temporários, subcontratados, terceirizados, dos trabalhadores da economia informal, dos desempregados.
	
	Identifica-se a presença de inúmeros setores com operários desqualificados.
	
	As fronteiras entre os papéis desempenhados pela gerência, pela supervisão e pelas funções operacionais vão sendo diluídas.
	
Explicação:
O trabalhador flexível é chamado a participar e tomar decisões relativas ao controle e qualidade dos produtos,fronteiras entre a administração sendo diluídas ,Inúmeros setores com operários desqualificados, tempoirários, subcontratados, terceirizados
 
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes;¿ Smith, Adam. A riqueza das nações. Investigação sobre a sua natureza e suas causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985. A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações: 
		
	 
	Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
	
	Esse modelo é característico do toyotismo.
	
	O texto refere-se à produção informatizada, e o quadrinho, à produção artesanal.
	 
	Ambos contêm a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.
	
	Ambos os profissionais não desenvolveram as competências necessárias para o domínio do trabalho.
	
		EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0366_EX_A10_201509126139_V1 
	02/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ANDREIA CONCEIÇÃO SILVA DE FREITAS
	2019.1 EAD
	Disciplina: CEL0366 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA 
	201509126139
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Demerval Saviani e Gaudêncio Frigoto defendem uma formação profissional que rompa com as perspectivas tecnicistas. Essa ideia se contrapõe a dissolução dos aspectos manuais e intelectuais e defende que toda formação profissional deve estar fundamentada no conhecimento científico. Essa nova maneira de pensar a organização do trabalho é denominada (o):
		
	
	Taylorismo
	
	Socialismo
	 
	Politecnia
	
	Fordismo
	
	Toyotismo
	
Explicação:
Politecnia: a formação profissional deve ser fundamentada em conhecimentos científicos
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Kuenzer (2005) destaca a relação dialética existente entre o mercado e a educação profissional da atualidade. Segundo a autora esta relação dialética se expressa da seguinte forma: o mercado de trabalho exclui os trabalhadores dos trabalhos, formais, com maior segurança e estabilidade, para incluí-los em trabalhos precários, na informalidade. Por sua vez, dialeticamente, os processos de educação profissional promovem:
		
	 
	a inclusão das classes populares em propostas educativas aligeiradas e fragmentadas, de modo a legitimar a exclusão social
	
	a profissionalização das camadas médias voltada para o preenchimento dos cargos requisitados pelas multinacionais
	
	a exclusão das camadas populares dos processos educativos vinculados à escola básica
	
	a formação integral dos trabalhadores em propostas compatíveis com o modelo de politecnia
	
	a preparação das elites para preencher os postos de trabalho de menor qualificação do mercado
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em relação à tese da polarização das qualificações dos trabalhadores.
(   ) O avanço científico e tecnológico introduz mudanças no processo de trabalho que se traduzem no peso crescente da dimensão mais qualificada do trabalho, pela intelectualização do trabalho social.
(   ) Ao lado da intelectualização de uma parcela da classe trabalhadora vinculada à indústria automatizada, percebe-se a presença de inúmeros setores operários desqualificados.
(  ) A tese da polarização acaba configurando um processo contraditório de superqualificação em alguns ramos produtivos e de desqualificação de outros.
Marque a alternativa que corresponde à ordem correta das suas respostas:
		
	
	V, F, V
	
	F, V, F
	
	F, F, V
	
	F, V, V
	 
	V, V, V
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em nossa sociedade, os tipos e condições de trabalho dependem muito mais de mecanismos estruturais do que de processos educativos. A educação não gera trabalho nem emprego. Políticas de desenvolvimento econômico, de distribuição de renda, de criação de empregos é que são responsáveis por novos postos de trabalho. Nesse contexto é CORRETO afirmar que:
		
	
	O diploma de qualificação profissional passa a ter valor maior do que o de ensino superior;
	
	O mercado se condiciona a partir da oferta de profissionais qualificados;
	
	Nenhuma alternativa está correta;
	 
	a Educação Profissional é uma realidade condicionada pela necessidade de qualificação do mercado, e não o oposto
	
	a Educação Profissional tem alto potencial de transformação na emancipação do trabalhador;
	
Explicação:
O mercado do trabalho necessita de uma educação profissional de qualidade
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a educação profissional prevista no artigo 39 da LDB - Lei nº 9.394/96 - é correto afirmar que:
		
	
	Será desenvolvida somente em cursos de pós-graduação.
	 
	Será desenvolvida integrada aos diferentes níveis e modalidades de educação.
	
	Será desenvolvida exclusivamente pelos Institutos Federais.
	
	Será desenvolvida prioritariamente em cursos de formação inicial.
	
	Será desenvolvida prioritariamente em cursos de formação continuada.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para Gramsci, escola unitária seria aquela que:
 
I) favorecesse uma nova cultura, antagônica à da burguesia
II) articulasse o ensino técnico-científico ao saber humanista.
III) reproduzisse a divisão social
IV) preparasse para o exercício profissional de tarefas específicas
 
Assinale a alternativa que indica opções que completem corretamente a frase:
		
	
	Apenas as opções I e III são verdadeiras
	
	Apenas as opções I e IV são verdadeiras
	 
	Apenas as opções I e II são verdadeiras
	
	Apenas as opções II e III são verdadeiras
	
	Apenas as opções II e IV são verdadeiras
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo Singer (1995), o universo dos educadores está dividido e polarizadoem duas visões opostas dos fins da educação e de como atingi-los: uma visão civil democrática, e uma visão produtivista. Sobre a segunda visão é CORRETO afirmar que:
		
	
	A relação educador/educando se dá com o primeiro conduzindo o segundo por caminhos determinados pelo último;
	
	O procedimento educacional se pauta pelo respeito e preocupação com a autonomia do educando;
	 
	Educar então seria instruir e desenvolver faculdades que habilitem o educando a integrar o mercado de trabalho de forma mais vantajosa possível;
	
	Trata-se de educação vista como processo de formação cidadã, tendo em vista o exercício de direitos e obrigações típicos da democracia;
	
	Visa proporcionar aos filhos das classes trabalhadoras a motivação pra se engajar de forma a tornar a sociedade mais igualitária;
	
Explicação:
Educar é instruir e desenvolver faculdades que habilitem o educando a integrar o mercado de trabalho de forma mais vantajosa possível
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Kenzer (2005, p.34) afirma que, do ponto de vista da educação, está em curso um processo que ela denominou de inclusão excludente que, em articulação com os processos de exclusão includente que ocorrem no mercado de trabalho, acabam por ¿configurar uma nova forma de dualidade estrutural que caracteriza a pedagogia do trabalho na acumulação flexível¿. Esse processo que ocorre na educação se caracteriza por:
		
	
	 a inclusão das elites em propostas educativas de qualidade discutível, atendendo aos requisitos do mercado
	
	a inclusão dos trabalhadores em propostas de formação integral, compatíveis com o modelo de politecnia
	
	 a inclusão das camadas populares em propostas educativas de qualidade, que lhes garantam a inserção social e laboral
	 
	nclusão das camadas populares em propostas de educação profissional aligeiradas, de modo a legitimar sua exclusão social
	
	a inclusão das camadas médias em propostas voltadas para o desenvolvimento de competências técnicas e políticas amplas

Continue navegando