Buscar

AV2 2015.1 Educação de Jovens e Adultos

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	AV2_ 2015.1 » FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
1)O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações... (Silva, 2001, p.78)
Assinale a opção CORRETA que apresenta os nomes dos primeiros autores que contribuíram para a formulação da noção de currículo oculto.
  (    ) Philip Jackson e Robert Dreeben
2) Por que, especialmente na EJA, é fundamental que o professor construa grupos de reflexão e contribua para o fortalecimento de redes de cooperação no ambiente de sala de aula?
Resposta: É fundamental que o professor construa grupos de reflexão e redes de cooperação para que seus alunos possam ficar mais a vontade com o ambiente escolar, onde eles possam trazer experiências do seu cotidiano para sala de aula e assim acrescentar em seu conhecimento e também nos colegas de classe, pois, os alunos da EJA podem trazer consigo certos pudores, pela idade, falta de conhecimento (pois sabemos que muitos são totalmente analfabetos), dificuldade em se expressar e até mesmo de entender a disciplina, claro não generalizando, mas essa técnica adotada dentro de uma sala da EJA é realmente de suma importancia para adquirir o conhecimento.
Gabarito: a formação de grupos de estudos é fundamental para que o estudante da EJA sinta-se apoiado, tendo um grupo que se preocupa e que aprende com ele. Um grupo que ouve, fala, se identifica com ele e que interage.
 3)Assinale a alternativa INCORRETA sobre as primeiras Campanhas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil:
 A maior parte dos professores que atuavam na EJA possuíam formação superior.
4) Historicamente composto por pessoas pertencentes à parte empobrecida da sociedade, o alunado de EJA traz consigo, dialeticamente, a riqueza das experiências vivas e vividas nas esferas das relações sociais, do trabalho, da família a da comunidade. Portanto, o docente, ao preparar sua aula deve considerar oportunamente...
 ( ) Essa experiência carregada para a sala de aula como um aditivo, senão o ponto de partida para as suas escolhas pedagógicas: dos conteúdos, das formas e dos materiais didáticos.
5) Por se entender que os avanços na EJA ocorrem mais nos marcos conceituais e normativos do que em políticas públicas e práticas docentes que incorporam as especificidades teóricas, políticas e metodológicas da Educação de Jovens e Adultos e por se perceber que o conteudismo prevalece, assim como o distanciamento entre conhecimento formal e a realidade do aluno é que se solicita julgar os itens que seguem como verdadeiros os falsos e depois marcar a sequência correta, considerando como o professor encara a Educação de Jovens e Adultos, hoje.
I.(   )Com um distanciamento entre o conhecimento formal e a realidade do aluno.
 II.(   )Tendo como modelo a escolarização de adolescentes.
 III.(   )Numa perspectiva compensatória.
 IV.(   )Valorizando os conhecimentos trazidos pelos alunos dos seus espaços cotidianos da vida.
V.(   )Tendo como modelo a escolarização de crianças.
 (   ) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
 
6) Leia o texto abaixo e depois marque o item que o completa O Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa Diretrizes Curriculares nacionais para a educação de jovens e Adultos é considerado um marco na mudança de concepção e função da educação de adultos, onde passa-se de um paradigma de educação compensatória para uma concepção de educação continuada ao longo da vida. Nessa perspectiva, são reconhecidos e validados os conhecimentos que se cristalizam nos ambientes escolares, aqueles que são trazidos pelos alunos dos seus.
  Espaços cotidianos da vida.
7)Qual a Lei de Diretrizes e Bases que promulgou pela primeira vez uma referência ao ensino da EJA no Brasil?
 a Lei nº 9.394/96
8) Ao período do desenvolvimento humano entre a infância e idade adulta e que abarca desde a puberdade ao completo desenvolvimento do organismo, denominamos:
 Adolescência
9)Observando o histórico da EJA em nosso país, vemos que a década de 1940 foi um período de muitas mudanças e iniciativas políticas. Cite duas dessas iniciativas.
Resposta: Naquela época nem todo professor tinha o ensino médio completo e as escolas neste período eram chamadas de Escolas Supletivas. Percebemos também que na década 1940 tinha uma taxa a ser pagar pela Educação Pública (Caixa Escolar), e que hoje foi conquistado Educação gratuita a todos, a valorização do conhecimento do aluno trazido do seu cotidiano.
Gabarito: O estudante deve citar: A regulamentação do Fundo Nacional do Ensino do INEP; 1ª Campanha de Educação de Adultos; Maior incentivo aos estudos na área. Surgimento das primeiras obras literárias especificamente dedicadas ao ensino supletivo.
10) "Mudar a cara da escola pública implica também ouvir meninos e meninas, sociedades de bairro, pais, mães. Diretoras, delegados de ensino, professoras, supervisoras, comunidade científica, zeladores, merendeiras (...). É claro que não é fácil! Há obstáculos de toda ordem retardando a ação transformadora. O amontoado de papéis tomando o nosso tempo, os mecanismos administrativos emperrando a marcha dos projetos, os prazos para isto, para aquilo, um deus-nos-acuda" (...).(FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991 p.35). Nesta passagem do livro citado, o autor aponta que para mudar a cara da escola pública é preciso que:
  as práticas reflexivas e emancipatórias sejam adotadas numa perspectiva dialética de organização educativa e cultural.
Parte inferior do formulário

Continue navegando