Buscar

CONT MET PRAT ENSINO CRECHES E ED INFANTIL

Prévia do material em texto

Disc.: CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL   
	Aluno(a): BRUNA BREDA
	Matrícula:  
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Início: 05/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201803444570)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Existem muitas culturas diferentes, e de acordo com cada uma delas a infância é vista de uma forma. Na época do Brasil colônia, mediante a cultura indígena, as crianças eram tratadas pelos seus com:
		
	
	rigidez e violência
	
	isolamento e trabalho
	
	trabalhos escravos
	
	castigo e punições
	 
	amor e respeito
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804582249)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Indique o método que parte do princípio de que o aluno é um tábula rasa que precisa ser preenchida com experiências sucessivas.
		
	
	e) Participativo.
	
	c) Crítico-social dos conteúdos.
	 
	d) Indutivo.
	
	b) Progressista.
	
	a) Avançado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804514311)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
I. Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais.
II. Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
III. Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
IV. Promovendo a desigualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	I e IV
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I, II, III e IV
	 
	I, II e III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804273396)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A história das instituições de Educação Infantil no Brasil nos revela uma duplicidade nas propostas de atendimento às crianças. Às creches era atribuída a função de benevolência e aos jardins de infância e pré-escola era atribuída uma função educativa. Escolha a alternativa que complementa essa assertiva.
		
	
	Todas as pré-escolas e jardins de infância tinham um caráter filantrópico, caritativo e assistencial, portanto não possuíam objetivos educacionais.
	
	As creches e pré-escolas atendiam, somente, aos filhos de mães trabalhadoras.
	
	As creches, pré-escolas e jardins de infância não se diferenciavam em objetivos, conteúdos e procedimentos de atenção à criança.
	
	Considera-se que somente as pré-escolas e os jardins de infância tinham um caráter educacional.
	 
	Esta é uma falsa polêmica. Na verdade, todas as instituições tinham um caráter educativo: as creches tinham uma proposta de educação assistencial voltada para a educação de crianças pobres, ao passo que as pré-escolas tinham uma proposta escolarizante voltada para as crianças menos pobres
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803486706)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que concerme ao papel das creches e pré-escolas na Educação Infantil é correto afirmar que:
		
	 
	As creches e pré-escolas são reconhecidas como um direito social e tem como tarefa compartilhar com as famílias a função de cuidado e educação das crianças pequenas.
	
	As creches assumem diferentes funções da pré-escola, pois sua única tarefa é cuidar das crianças pequenas e não educa-las.
	
	As creches e pré-escolas devem garantir o ensino para as crianças pequenas, pois o cuidado é responsabilidade da família.
	
	As creches e pré-escolas são oferecidas no Ensino Fundamental como um dever do Estado e tem como tarefa desenvolver a educação formal.
	
	As creches e pré-escolas são reconhecidas como um dever do Estado e tem como tarefa somente a educação das crianças pequenas.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201803443654)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O PARECER de 9/12/2009 recomenda a respeito do cuidar e educar: Ao lermos o documento é possível perceber que um dos grandes pilares da educação é, sem dúvida, a habilidade emocional. Não é possível desenvolver a habilidade cognitiva e a social sem que a emoção seja trabalhada. Trabalhar a emoção requer paciência e garantia que as crianças possam viver seus processos de Individuação, ao mesmo tempo em que se constituem a partir de contextos sociais. As afirmativas apresentadas nas opções interpretam o Parecer citado em relação às responsabilidades do professor de crianças com relação a mediar processos que:
		
	
	limitem a ampliação dos movimentos em prol da segurança e da saúde das crianças, mesmo que atrapalhe o desenvolvimento social e motor.
	
	estimulem a expressão de qualquer sentimento como forma de expressão, mesmo quando possa causar desconforto a uma outra criança do grupo ou ao próprio educador.
	 
	construam sentidos pessoais e significados coletivos à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular de formas culturais de agir, sentir e pensar.
	
	construam limites seguros colocando as crianças para pensar individualmente sempre que desrespeitarem uma regra imposta pelo professor.
	
	respeitem e incentivem às características egocêntricas das crianças como comportamentos legítimos, pois correspondem a um período do desenvolvimento que depois passará.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201804467956)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Piaget o desenvolvimento cognitivo compreende estágios ou períodos, que se desenvolvem a partir das estruturas cognitivas construídas em estágios anteriores. Aponte a alternativa correta:
		
	
	zona de desenvolvimento proximal, e Zona de Desenvolvimento Real.
	
	sensório-motor, assimilação e acomodação.
	
	interações sociais, esquema de ação, pré-operatório, operatório abstrato.
	
	fala social, fala egocêntrica, fala interior.
	 
	sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operatório-formal.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803439950)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um ponto importante é procurar atuar como mediador/a entre a criança, as suas emoções e o seu ambiente. Desta forma queremos dizer que isso significa:
		
	
	dirigir atenção apenas às crianças que tiram notas baixas
	
	oferecer atividades fora do alcance da criança
	 
	ser capaz de interpretar e compreender o que uma criança está sentindo
	
	valorizar somente as produções bonitas e bem coloridas
	
	estimular os alunos a disputarem os brinquedos com agressividade
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201804305487)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Adaptada FUNDEP) Para que a criança seja capaz de brincar, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil - RCNEI, é de fundamental importância que haja diversidade nas experiências oferecidas a ela por meio das instituições, sejam elas voltadas às brincadeiras, sejam às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Leia as informações sobre o brincar:
I. Ao brincar, as crianças recriam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
II. no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços têm diferentes significados daquilo que aparentam ser.
III. brincar contribui para a interiorização de valores sociais.
IV. brincar consiste em atribuir novos significados a elementos da realidade.
V. a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação; logo, pode-se afirmar que aquele que brinca tem o domínio da linguagem simbólica.
Estão corretas:
		
	
	Apenas uma das afirmações.
	 
	Todas as afirmações.
	
	Apenas duas das afirmações.
	
	Apenas quatro das afirmações
	
	Apenas três das afirmações.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201804398573)Acerto: 1,0  / 1,0
	Fernanda é diretora de uma escola de educação infantil e numa reunião de professores coloca que: Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada. Ao mencionar essa afirmativa está dizendo que o auxiliar e o professor devem:
		
	
	não estabelecer o tempo para brincar e nem o espaço de brincar.
	
	permitir a brincadeira, mas não como uma atividade espontânea e imaginativa.
	
	apenas observar a brincadeira, sem criar as condições para que ela se realize.
	 
	oferecer material adequado e espaço estruturado, organizando situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada.
	
	dirigir a brincadeira, sempre visando a aquisição, pela criança, de um novo conceito.

Continue navegando