Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE III Universidade Cruzeiro do SUL GESTÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Cruzeiro do Sul
Aluna: Marineia Piumbini Rocha
Data: 15/10/2018
Atividade Reflexiva – Unidade III
 A importância do coordenador pedagógico e como este profissional pode ser um elo importante entre o corpo docente, os alunos e a direção da escola.
 A prática da docência não deve ser desenvolvida individualmente, mas sim em um trabalho de equipe no qual haja uma interação para que possa se concretizar o fortalecimento da educação e bons resultados sejam alcançados. 
 No meio desse caminho até que se alcance um resultado final satisfatório para a equipe pedagógica e principalmente para o aluno, encontra-se o coordenador pedagógico. Esse profissional vem promover o diálogo entre os atores dessa história chamada Educação. Ele busca uma maior integração, trazendo a comunidade na qual a escola está inserida, para a realidade praticada. 
 O coordenador pedagógico poderá facilitar a relação no âmbito escolar, porém, é necessário a colaboração e o acolhimento dos professores para que ele possa bem exercer suas funções, no sentido de acolher sua intervenção quando necessária, de aceitar sua participação nas aulas para que possa ser feita uma análise, enfim, estar aberto a essa ajuda que faz parte de suas atribuições. 
 O coordenador pedagógico buscará novas metodologias, práticas e pesquisas, além de oferecer todo o suporte necessário ao desenvolvimento do aprendizado do aluno. 
 Dentre outras funções, podemos atribuir ao coordenador pedagógico, as seguintes: 
estudo;
planejamento;
reuniões de formação;
acompanhamento do trabalho dos professores e das classes;
estimular os professores a desenvolverem suas atividades com entusiasmo, auxiliando-os na prevenção e na solução dos problemas que aparecerem.
 Desta maneira, o coordenador pedagógico deve rever periodicamente seu plano de formação e elaborar pauta para reuniões de formação continuadas, centradas tanto na necessidade de ensino dos professores, quanto nas necessidades de aprendizagem dos alunos, tendo em vista que cada reunião deve acompanhar o contexto vivido e observado pelo coordenador na realidade de aprendizagem dos alunos e de como está sendo efetuada essa prática de ensino-aprendizagem. 
 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.infoescola.com/pedagogia/a-relacao-entre-o-coordenador-pedagogico-e-o-professor-no-cenario-educacional/>acesso em 14/10/2018.
https://www.infoescola.com/educacao/coordenador-pedagogico/>acesso em 14/10/2018

Outros materiais