Buscar

Prova Objetiva Uniasselvi Administração da Produção

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Alexandre Rodrigues Vieira (610710)
	
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:443096) ( peso.:3,00)
	Prova:
	10444981
Parte superior do formulário
	1.
	O modelo Optmized Prodution Technology - OPT - tem como finalidade, dentro de uma organização, a busca por um gerenciamento no processo produtivo ou na prestação de serviços, tendo como missão ganhar dinheiro para a empresa. Nessa busca, o gestor deverá seguir algumas situações para que esse gerenciamento funcione de forma eficiente e eficaz, fazendo com que a empresa obtenha lucros e assim consiga se manter no mercado. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Buscar os motivos das restrições que dificultam os gargalos dentro da organização, explorando o RRC (Recurso Restritivo Crítico).
	 b)
	Esse modelo tem a necessidade de identificar o que está restringindo a capacidade para se alcançar a demanda desejada.
	 c)
	A responsabilidade do OPT é apenas do gestor da linha em que o problema está sendo identificado.
	 d)
	Necessidade de identificá-la e, se necessário, iniciar todo o processo desde o início.
	2.
	As novas leis implementadas no Brasil com relação à terceirização e ao outsourcing têm como objetivo aumentar o emprego, diminuir os custos das empresas e melhorar a participação no mercado devido à grande concorrência. A redução dos custos e a melhora na produtividade fazem com que a empresa tenha condições de "brigar" pelo mercado em que está segmentada. No entanto, são necessárias algumas mudanças em todos os setores da organização, ou seja, desde a operacional, tática e executiva, e as mudanças devem ser profundas em todas as áreas. Tanto a terceirização quanto o outsourcing apresentam grandes vantagens para a organização. Sobre essas vantagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Economia de escala é uma vantagem.
(    ) Assumir uma menor responsabilidade.
(    ) Reduzir os custos com mão de obra.
(    ) Benchmarking.
(    ) Especialização do fornecedor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V - F.
	3.
	O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma ferramenta de auxílio para a tomada de decisões estratégicas, tendo como objetivo principal planejar e controlar o processo de fabricação de mercadorias e ainda a utilização dos recursos necessários para a sua produção. O PCP necessita estar integrado, principalmente com os sistemas de engenharias, compras e estoque, além dos outros sistemas envolvidos na produção. Sobre a importância do setor de PCP para a organização, analise as sentenças a seguir:
I- PCP é pensar as melhores alternativas para que a empresa tenha vantagem nos negócios que realiza.
II- PCP é atender ao mercado com qualidade absoluta, independentemente das consequências para a empresa.
III- PCP é criar um cronograma de entregas para os produtos vendidos.
IV- PCP é criar um equilíbrio entre as demandas do mercado e as necessidades/possibilidades da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	Henry Ford tinha um sonho, construir carros baratos para que todas as pessoas pudessem ter condições de locomoção. O processo de fabricação que Henry Ford implantou teve como consequência a diminuição dos custos, pois existia apenas um modelo de veículo com a mesma cor. Atualmente, o sistema fordismo ainda é usado, no entanto, a diversidade de modelos e cores é muito maior do que naquela época. No entanto, para mudar todo um sistema de produção, são necessários investimentos em novas plantas para poder fabricar essa variedade de modelos. Sobre as regras que devem ser levadas em consideração quanto ao investimento para aumentar a capacidade de produção, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Atualizar o layout da produção, alterando o ambiente físico.
	 b)
	Atualizar tecnologicamente os maquinários.
	 c)
	Aproveitar espaços ociosos e diminuir o estoque que representa uma grande área interna da planta.
	 d)
	Adicionar mais mão de obra sem a necessidade de adquirir novos maquinários.
	5.
	A partir do momento em que a empresa decide se instalar em uma determinada localização, tem início outro processo. Esse processo é o de organizar a empresa com os mais variados layouts, que dependem de cada ramo de negócio para se por em prática o melhor formato, para que o fluxo de produção ou serviço seja satisfatório para a organização. Sobre o layout, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de layout interno de uma organização tem apenas o intuito de minimizar os erros na produção.
II- Cada mudança de layout tem a função da racionalização e organização dos insumos, minimizar os custos de produção e, consequentemente, os desperdícios.
III- O layout tem como base resolver apenas os problemas de paradas de produção.
IV- O layout tem a necessidade de verificar o processo de organização do almoxarifado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	A busca pela melhoria contínua nas empresas hoje é algo inevitável, como forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos. A melhoria contínua é baseada no sistema japonês, o Kaizen, o qual traduzido para o português quer dizer KAI - mudança e ZEN - bom, ou seja, a mudança para melhor. Grandes empresas utilizam este processo para incentivar a participação de todos os colaboradores no crescimento da empresa e também pessoalmente. Em resumo, a melhoria continuada surge quando os resultados da melhoria contínua são registrados e, através da análise destes, são definidas novas perspectivas para melhoria da qualidade. Sobre o sistema Kaizen, analise as sentenças a seguir:
I- Obediência às novas regras definidas pela direção da empresa.
II- Ocorre mesmo que não haja planejamento, uma vez que é consequência de ações dos gerentes.
III- Sólida construção da mudança de comportamento, baseada em um processo de implantação.
IV- Alta velocidade de implantação obtida pelos investimentos maciços em mudanças radicais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	Com a Revolução Industrial, as empresas começaram a fabricar mais produtos e, conforme a oferta e a procura aumentavam, diminuíam-se os preços. Uma grande revolução na produção melhorou todo o processo de fabricação, diminuindo o tempo para que o produto estivesse completo. Henry Ford, em 1910, foi o precursor no método de produzir automóveis. Sobre o método de inovação proposto por Henry Ford, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Inovou ao criar uma linha de montagem em massa, com uma grande variedade de veículos com cores e modelos diferentes.
	 b)
	Implantou o sistema Just-in-Time.
	 c)
	Ganhou o título de pai da administração ao revolucionar o processo têxtil.
	 d)
	Inovou ao criar uma linha de montagem em massa, com alto nível de padronização e grande ganho de escalas.
	8.
	Uma determinada empresa tem por finalidade a construção de bens, seja de pequeno, médio ou grande porte. Para isso são necessários instrumentos para o processo de fabricação, que deverá verificar qual é o melhor arranjo físico para determinada produção. Caso a empresa escolhaum arranjo físico incorreto, acarretará grandes perdas e possivelmente atrasos na data de entrega dos produtos. Sobre a construção de barcos e navios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Arranjo Físico por Processo.
	 b)
	Arranjo Físico Celular.
	 c)
	Arranjo Físico Posicional.
	 d)
	Arranjo Físico por Status.
	9.
	Medição de trabalho é um processo de análise de postos de trabalho com a finalidade de definir os padrões de desempenho e benchmarks. Trata-se de ligar as responsabilidades do funcionário com o tempo necessário para completar tarefas específicas para atingir os níveis desejados de desempenho. Projeto de trabalho envolve a especificação das atividades de trabalho de um indivíduo ou grupo em um ambiente organizacional. Para este fim, o projeto de trabalho visa melhorar o desempenho no trabalho por meio da definição clara de responsabilidades para as atividades de trabalho diferentes. Medição de trabalho é utilizada na elaboração de orçamentos, planejamento de mão de obra, programação de trabalho, padrão de custos e de regimes de incentivo para os trabalhadores. Projeto de trabalho é usado para oferecer recompensas não financeiras, como a satisfação dos funcionários, de modo a enfrentar o desafio crescente e deveres dos trabalhadores. Sobre trabalhadores qualificados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que tem formação acadêmica adequada ao cargo que ocupa e às atividades que estão sob sua responsabilidade.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele que tem os atributos físicos, inteligência, habilidades, educação e conhecimento necessários ao desempenho de uma tarefa específica.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que atinge o desempenho-padrão previsto com excessivo esforço.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que apresenta diversos atributos necessários à atividade que, por ele, será executada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	10.
	O Planejamento e Controle de Produção - PCP - tem uma função bem específica na organização. Para que aconteça a fabricação de um produto, existe uma sequência que deve ser seguida para que o fluxo produtivo tenha uma continuidade sem interrupções. Sobre a sequência que o setor de PCP deverá seguir na produção de um produto, analise as sentenças a seguir:
I- Carregamento, sequenciamento, programação, monitoramento/controle.
II- Sequenciamento, programação, monitoramento/controle e carregamento.
III- Programação, monitoramento/controle, carregamento e sequenciamento.
IV- Carregamento, sequenciamento, programação e planejamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2017) A busca pela competitividade atualmente realizada pelas organizações está sempre destinada à melhoria dos seus produtos e serviços, diminuição dos custos, recursos produtivos, diferenciação da concorrência e especialização em um nicho do mercado, através do uso de sistemas de gestão integrados, como o ERP (Enterprise Resource Planning). Sobre o ERP, analise as afirmativas a seguir:
I- Sistema de gestão (software) de planejamento dos recursos internos da empresa que possui a finalidade de integrar as diferentes funções dos fornecedores, criando operações mais eficientes. 
II- Pode-se considerar um software que possui a necessidade de integração das informações direcionadas para a empresa, sendo considerado como solução genérica, que tem a intenção de atender a todo tipo de empresa. 
III- Pode-se dizer que é uma solução genérica em que atende a todo tipo de empresa, refletindo o seu projeto uma série de hipóteses sobre como operam as organizações. 
IV- Parte que integra os dados-chave e da comunicação entre as áreas de uma empresa, fornecendo informações com relação às necessidades e operações dos fornecedores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	12.
	(ENADE, 2017) Quando se trata do orçamento como instrumento de planejamento de todos os processos que a empresa possui, seja de serviços ou de produção de bens, permite ao gestor manter os gastos equilibrados de acordo com os objetivos empresariais, e que tenha parâmetros para comparação de possíveis desequilíbrios e desvios que podem comprometer a saúde financeira da organização. Nesse processo de planejamento dos custos, serve para orientação e adequação ao controle de empreendimento. Sobre o orçamento, considerado pelo empreendedor, para verificação dos custos da produção, analise as sentenças a seguir:
I- Os custos devem ser estimados com base no volume de vendas planejado, e que deverá levar as matérias-primas, bem como a mão de obra direta e indireta.
II- Os valores das despesas atuais devem ser estimados, levando em consideração as despesas de vendas, a administração e as demais despesas financeiras.
III- Os custos e as despesas orçamentárias devem ser apreciados, e avaliados se estão consistentes entre si, bem como os efetuados e os orçados devem ser equiparados para verificar se houve variações, e caso necessário tomar medidas corretivas.
IV- O planejamento orçamentário deverá eximir os custos com pessoal e custos diversos com relação aos insumos necessários para o funcionamento da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando