Buscar

AD1_2010.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

o quadro abaixo foi usado na AD. Pedia-se que fossem identificadas e interpretadas as decisões tomadas relação a linha de produtos e marcas. 
	Ações de Marketing da Empresa Mudar
	Ano /Categoria de Produto
	Categoria
I
	Categoria
II
	Categoria
III
	Ano I
	
	
	
	Ano II
	
	
	
	Ano III
	
	
	
Se o produto com a marca W for um novo produto, mostre quais seriam os tipos de preço que ele poderia ter. Considere em sua resposta a condição que ele aparece no contexto do portfólio de produtos.
Aula 2, precificando novos produtos, página 29. Possibilidades: penetração de mercado e desnatamento do mercado (skimming).
Penetração de mercado: a prática está diretamente associada ao objetivo de aumento de participação de mercado. Ela consiste na cobrança de preço relativamente baixo para incentivar membros de um mercado-alvo a experimentar um produto.
Desnatamento ou skimming: A prática está associada ao objetivo de Marketing de recuperação rápida dos investimentos feitos em desenvolvimento de um novo produto. consiste da cobrança de um preço inicialmente alto para recuperar rapidamente os custos de desenvolvimento de um novo produto, mas que será baixado gradativamente depois.
Foi dito em sala de aula que a extensão de uma linha serve tanto para proteção de uma marca forte como para atendimento de outros segmentos de consumo. Pergunta-se: alguma dessas ações contrariaria a abordagem de preço baseada no valor para o cliente? Use em sua definição os conceitos principais.
O preço baseado no valor para o cliente é a estratégia que leva em conta as percepções dos clientes e consumidores sobre o valor da negociação e consumo que estão fazendo. O que quer dizer que as empresas conhecem bem seus clientes e consumidores e sabem o limite em que estes consideram o preço razoável (ver preço de referência). 
Baseia-se na constatação de que os consumidores têm um preço ou uma faixa de preços em mente para aquilo que algo deve custar. Logo, se o preço real estiver abaixo do preço de referência, trata-se de um bom valor. Se estiver levemente acima, não há problemas. Agora, se estiver muito acima do preço de referência, convém refletir.
Pode ocorrer da empresa, ao focar outro segmento em uma linha de produto, não ter claramente o que seria razoável para o segmento, utilizando um preço que não constitua valor para o cliente e, ao mesmo tempo, canibalize as vendas de uma marca já existente.
Geralmente em uma ação de proteção de marca forte usa-se um preço muito chamativo, o que desvia a atenção sobre os benefícios do bem. É o preço pelo preço. 
As próximas questões não tem referência com o quadro acima.
Analise os tipos de marcas e associe-os com as categorias de produto estudas na Aula 1. Haveria uma maior propensão a um tipo de marca em cada categoria?
Os tipos de marcas são funcionais, de imagem ou de experiência. Convém a empresa determinar que tipo de marca ela vai desenvolver para seus bens. Evidentemente que seus recursos e as condições competitivas determinarão o tipo de branding escolhido
Reforçando, o tipo de marca consiste na prioridade que é dada para o tipo de informação a ser veiculada nas ações de marketing. nas marcas funcionais predominam as informações sobre o desempenho do produto e seus atributos. Nas marcas de imagem predominam as informações sobre os usuários e situações idealizadas que exploram conexões emocionais dos usuários. Nas marcas de experiência predominam informações que exploram as interações de compra e consumo, normalmente diferenciadas.
Conceitue os Sistemas Verticais de Marketing e relacione-os com as categorias de produtos estudadas na aula 1. Haveria SVM específicos para cada categoria?
Sistemas Verticais de Marketing (SVM), canal que é administrado
centralmente a fim de obter maior eficiência e impacto em Marketing.
Os três tipos consagrados pela literatura são: SVM Corporativo (ou Empresarial), SVM Contratual e SVM Administrado.
O SVM Corporativo ou Empresarial engloba estágios sucessivos de produção e distribuição sob um único proprietário.
 O SVM Contratual consiste em empresas independentes em diferentes níveis de produção e distribuição que se integram por meio de contratos para obter mais economia ou impacto nas vendas. Os contratos especificam os direitos e responsabilidades de cada membro. Existem três tipos de SVM Contratual: cooperativa patrocinada por atacadista, cooperativas patrocinadas por varejistas e as franquias.
O SVM Administrado coordena estágios sucessivos de distribuição por meio do tamanho e do poder de uma das partes e não por propriedade e laços contratuais. Geralmente, fabricantes de marcas fortes conseguem cooperação dos revendedores em ações especiais para dar visibilidade às suas linhas de produtos. Da mesma forma, os grandes varejistas têm muitas facilidades junto aos fabricantes em suas ações de diferenciação de mercado. O foco é a criação de um programa abrangente para distribuir linhas de produtos ou fortalecer posicionamentos.
Diferencia propaganda de promoção de vendas, e mostre como que eles apóiam as metas de comunicação de marketing.
A propaganda refere-se a toda comunicação de caráter impessoal, paga, em que um emissor identificado procura promover produtos, idéias ou serviços. A propaganda pode ser realizada por meio dos seguintes canais: televisão, rádio, revistas, jornais, outdoors, além de outros canais alternativos como folhetos, jornais de bairro etc.
A promoção de vendas refere-se a todas as atividades de Marketing que visam à produção de incentivos para estimular o consumo em curto prazo. Envolve atividades como o envio de cupons, distribuição de brindes e descontos em preço.
As empresas utilizam ferramentas de promoção de vendas para atrair uma resposta mais forte e rápida do comprador. A promoção de vendas pode ser utilizada para obter efeitos de curto prazo, como chamar mais atenção para o lançamento de produtos ou aumentar vendas em declínio.
A propaganda está relacionada a metas de: 
• Criar consciência: informar o público sobre produtos, marcas, lojas ou organizações;
• Formar imagens positivas: criar na mente das pessoas avaliações positivas sobre produtos, lojas ou organizações;
• Persuadir o consumidor, apelando para seus desejos e necessidades;
A promoção de vendas está relacionada a meta central: vender; estimular adoção do produto; experimentar.
X
X versão1
X versão2
Y 
X 
Z
X versão2
X versão1
W
Y versão2
Y versão1
J

Outros materiais