A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
av3 Gestão da qualidade

Pré-visualização | Página 1 de 2

Fechar
	Avaliação: GST0134_AV2_201402434855 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402434855 - WELLINGTON LUIZ COIMBRA SANTOS
	Professor:
	JOAO LUIZ CARVALHO ROCHA DE OLIVEIRA
	Turma: 9041/AO
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0,5        Data: 16/06/2015 16:26:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201402687713)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O ciclo do PDCA consiste em agir em quatro fases, representadas pelas iniciais, em inglês, dos procedimentos a serem adotados: plan, do, check e act. Quais os procedimentos envolvidos em cada fase do PDCA?
		
	
Resposta: Quando se envolve o ciclo PDCA, deve-se planejar bem o que se tem em mente, executar de forma leal para não haja perca no produto que será inserido , checar com precisão tudo aquilo que foi planejado e agir de forma conforme a necessidade de mercado procurande sempre observar o que esta em rotatividade.
	
Gabarito: Plan, que envolve definir objetivos, recursos, estratégias e indicadores; Do, que envolve a capacitação das pessoas e a execução das atividades; Check, que envolve o monitoramento dos procedimentos e resultados, através de indicadores, obtidos em comparação com o que foi previsto na fase do planejamento; e Act, que envolve desenvolver ações corretivas e/ou de melhorias contínua.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402716247)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) é o reconhecimento público à excelência da gestão nas organizações no Brasil, visa principalmente a promoção da qualidade da gestão, o aumento da competitividade das organizações e colabora no desenvolvimento do País. Os Fundamentos da Excelência expressam os conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. A aplicação organizacional desses fundamentos são fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. São onze os Fundamentos de Excelência. Cite quatro desses Fundamentos de Excelência.
		
	
Resposta: Não ter uma visão só em lucros mas esta sempre voltado para o cliente, um sistema interno voltado para qualidade de vida dos colaboradores , obter uma gestão organizada,redução de custos , gerenciamento de riscos.
	
Gabarito: Pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercado, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403141123)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na produção artesanal dos artefatos domésticos e equipamentos para o trabalho rural no Modelo Feudal de produção - apresentavam uma produzia de peças - sempre com um grau elevando de diferenciação de tamanho, tonalidades de cores e acabamentos. Essa AFIRMAÇÃO - está:
		
	 
	totalmente correta.
	
	totalmente incorreta.
	
	necessita redirecionar os conceitos.
	
	parcialmente incorreta.
	
	necessita de revisão dos conceitos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402710580)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando falamos de Gestão da Qualidade, estamos focando que há uma necessidade imediata de realizar ações de forma que elas venham a obter o desempenho esperado.
Nesse contexto podemos afirmar que:
I. O desempenho é para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, acionistas, fornecedores e órgãos regulamentadores.
II. Cada cliente é diferente um do outro e com isso, as necessidades e expectativas acompanham a individualidade dos mesmos. 
III. A qualidade pode ser vista sob diversos aspectos. O que é qualidade para mim, pode não ser qualidade para o outro.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	
	apenas os itens I e II
	
	apenas os itens II e III
	
	apenas os itens I e III
	
	apenas o item I
	 
	os itens I, II e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402523274)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Trabalhos de pesquisadores preocupados com a qualidade dos produtos fabricados resultaram nas chamadas Ferramentas da qualidade, cujo objetivo foi:
		
	
	Proporcionar as empresas maior lucratividade pela maior especialização do operário.
	
	Propor um conjunto técnicas a fim de mensurar, analisar e propor soluções aos problemas de baixa lucratividade por unidade produzida.
	
	Conduzir o sistema operacional a proporcionar maior lucratividade em função do melhor aproveitamento de máquinas e equipamentos em consonância com operários
	
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas baixa produtividade pela falta de qualificação do operador.
	 
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções a problemas que interferissem no bom desempenho dos processos de trabalho.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403048699)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	NÃO SE REFERE a um dos passos fundamentais à implementação de uma gestão por processos:
		
	
	Definição de indicadores.
	 
	Continuidade do modelo de gestão da empresa.
	
	Tradução do negócio em processos.
	
	Mapeamento detalhado dos processos.
	 
	Geração de oportunidade de melhoria.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402523862)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A família de normas ISO 9000 estabelece requisitos que:
		
	
	Auxiliam os processos externos; A qualificação técnica dos gerentes; O monitoramento dos operários para o controle da produção.
	 
	Auxiliam os processos internos; A maior capacitação dos colaboradores; O monitoramento do ambiente de trabalho.
	
	Auxiliam os processos externos; A maior capacitação da hierarquia; O monitoramento das técnicas operacionais desenvolvidas pelos operários.
	
	Auxiliam os processos internos; A qualificação profissional dos profissionais técnicos; O monitoramento do mercado.
	
	Auxiliam os processos externos; A maior capacitação dos gerentes; O monitoramento da infraestrutura tecnológica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403097311)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A MNO Consultoria Organizacional foi contratada para propor alternativas de solução para uma empresa do ramo educacional que tinha como objetivo, implementar a modalidade de ensino à distância. A MNO utilizou uma técnica na qual é composta de análise do mercado onde foram feitas diversas comparações das melhores práticas desenvolvidas em outras instituições de ensino que usavam essa modalidade de ensino. De acordo com o que foi observado, a MNO propôs a implementação de processos voltados para para essa modalidade de ensino compatível com a realidade da empresa-cliente. Essa prática utilizada pela MNO é conhecida como:
		
	
	Fluxograma
	 
	5W 2H
	
	Brainstorming
	 
	Benchmarking
	
	Organograma
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402666953)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As auditorias podem ser distinguidas através de seus níveis. Portanto, a auditoria conduzida por uma organização em outra na qual a primeira tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços, com o propósito de assegurar à organização compradora que o sistema da qualidade do fornecedor pode garantir a entrega do produto sob contrato ou acordado, é denominada auditoria de:
		
	
	Primeira parte
	 
	Segunda parte
	
	Terceira parte
	
	Fiscalização
	
	Clientes
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403139170)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, entre os quais se inclui: