Buscar

PCC 1° Semestre - Matemática - UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA UNIVERSIDADE PAULISTA
Curso de Licenciatura em Matemática
Prática como Componente Curricular (PCC) – Matemática
Nome: André Aguiar Paes Leme
RA: 1643119
Polo: Cruzeiro-SP
Turma: 2016
PCC referente às disciplinas do 1º Semestre do curso de Matemática
Disciplinas: Matemática, História da Matemática e Informática (Total: 52 Horas)
1. Matemática – 16 Horas
A criação do zero é considerada por muitos como um fato muito importante não só para a história da matemática, mas também para toda a humanidade. Embora seja um número natural, esse número não foi criado como unidade natural, ou seja, não foi criado para que se pudesse contar.
Inicialmente, a finalidade desse número era ser um ponto de referência para contabilizações numéricos, apenas um parâmetro dentro de um rol na numerologia. No entanto, com o aperfeiçoamento de sua utilização, o número zero foi fundamental, por exemplo, para a criação da linguagem binária e computacional. Ademais, ele teve contribuição direta para o surgimento da calculadora e conseguiu ajustar as operações numéricas e os cálculos de uma maneira geral.
A trajetória, para se criar o número zero, nos faz entender como a ideia da representação do nada pode acarretar grandes impactos em nosso cotidiano. Um exemplo para essa ideia pode ser traduzido com a seguinte pergunta: se não existisse o número zero, como poderíamos representar um valor falso ou baixo na numeração binária?
Para se escrever esse texto, o tema escolhido foi a história do número zero e foram utilizados alguns livros, quais sejam: Os Mistérios dos Números cujo autor é Marcus du Sautoy, Os Números Não Mentem cujo autor é Charles Seife, Em Busca do Infinito cujo autor é Lan Stewart, O nada que Existe cujo autor é Robert Kaplan e Zero: A Biografia de uma Ideia Perigosa cujo autor é Charles Seife.
Esses livros são fundamentais para os docentes da área de matemática, já que explicam de forma detalhada a origem do número zero e também a sua importância. Além disso, cabe aos professores, nesse sentido, orientar os seus alunos para a importância desse tema e repassar o nome dos livros destacados para que haja um pleno aprendizado do assunto.
2. História da Matemática – 12 Horas
O futuro profissional docente da área da matemática não pode se atentar a apenas deter o conhecimento dos assuntos. Deve, além disso, buscar ser um educador completo, devendo saber, além do próprio conteúdo matemático, passar seus ensinamentos aos alunos, ter didática e procurar dialogar com seus alunos. Nesse sentido, saber a história da matemática é fundamental para o profissional dessa disciplina.
A história da matemática tem a obrigação de estar contida como recurso didático na formação curricular do docente, na medida em que este deve ter noções básicas de como se deram a introdução dos números, os cálculos numéricos, as operações matemáticas, os conjuntos dos números e diversos outros assuntos. Entender os conceitos iniciais, a história e o significado da matemática faz com que os alunos e os docentes conheçam mais essa disciplina e, assim, é possível despertar o interesse deles para a matemática a qual conseguiu solucionar vários problemas da humanidade.
3. Informática – 24 Horas
O século XXI é marcado por uma enorme revolução cibernética. Nesse sentido, a educação e o ensino também sofreram diversas melhorias e mudanças devido às inovações tecnológicas. Pode-se citar, como exemplos destas, a grande velocidade na qual ocorrem as trocas de informações e acessos a conteúdos e a grande variedade de videoaulas contidas na internet.
Levando em consideração esse cenário, a informática veio para auxiliar o docente a planejar e montar as suas aulas, por meio de softwares, como o PowerPoint, pesquisar novos métodos de ensinos e sanar as suas dúvidas e de seus alunos, por meio de pesquisas em sites de ensino e visualizações de videoaulas.
Ademais, o docente tem a obrigação de estar sempre atualizado e não se permitir ficar em estado de comodismo. Assim, a informática é uma importante ferramenta para atualizar o docente e faz com que este procure novos métodos de ensino para serem colocados em prática na sala de aula, inclusive aderindo às novas tecnologias como forma de estímulo motivacional para seus alunos.
Portanto, pode-se afirmar, indiscutivelmente, que informática e matemática evoluem de forma integrada e harmônica. Basta se lembrar da linguagem computacional, em que se lança mão do número zero para representação binária, do uso de aplicativos, dos diversos sites e vídeos voltados para matemática e dos mais variados recursos e softwares existentes atualmente que ajudam os docentes da área de matemática na elaboração e no planejamento de suas aulas.

Outros materiais