Buscar

INTRODUÇÃO À IMUNOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À IMUNOLOGIA 
Correlação do sistema imune frente ao agente agressor (antígeno). Os antígenos desenvolvem uma resposta integrada específica de acordo com o tipo de sinalização que vai ocorrer via receptores. 
Imunologia básica permite que através de células e tecidos específicos crie estratégias a pequeno e longo prazo. 
Há dois tipos de resposta imunológica básica
1) resposta imunológica inata (RII): atua no primeiro momento
2) resposta imunológica adquirida/adaptativa (RIA)
Principal diferença: a RIA tem especificidade de memoria, com anticorpos e exclusividade de linfócitos T e B apenas aqui. Na RII não há anticorpos, e linfócitos limitados, então não há memoria. A vacina cria uma resposta crônica. 
RESPOSTA IMUNE INATA
- Atua em ate 12h. A partir desse tempo, ela ativa a adaptativa. 
- Uma das funções é instruir o sistema adaptativo através das citocinas (moléculas proteicas que tem a capacidade de aumentar ou diminuir a resposta imunológica, as principais são as interleucinas) 
- inflamação: interrelacao com o sistema complemento ?? (aula da Bruna)
- resposta anti-viral: o vírus engana o genoma, então a resposta precisa ser rápida. 
- produto microbiano: algo que a bacteria vai expressar (açúcar, proteína, carboidrato). E pra isso, na membrana plasmática das células de defesa, principalmente dos fagócitos (macrófagos e neutrófilos) tem os RRPs (receptores de reconhecimento padrão). 
- nume escala hierárquica: a resposta imune e adaptativas, que são interligadas, são classificadas por linhas de defesa (o que é ativado primeiro e seu desencadeiamento)
- Na RII há duas linhas de defesa primordiais: 
	-1 LINHA DE DEFESA
A) pele: pH
B) barreiras mucosas: trato gastrointestinal, respiratório e urogenital
C) enzimas que são produzidas pelos microrganismos que vivem em harmonia com o corpo, na microbiota intestinal
	- 2 LINHA DE DEFESA
A) componentes celulares: células que fazem fagocitose, que digerem partículas, macrófago e neutrófilo; mastócitos causam alergia ou defesa contra vermes; células dendríticas que apresentam antígeno; natural killer são as mais potentes da imune inata sendo assassinas naturais, principalmente para células virais e cancerígenas. 
B) componentes humorais: substâncias proteicas ou plasmáticas, estão presentes nas barreiras mucosas. Moléculas produzidas pelas células. 
- Infecção por antígeno: comeu cachorro quente estragado diareia osmótica é seu corpo tentando reagir passados 12h e não resolveu vai ativar adaptativa
RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA
- 3 LINHA DE DEFESA:
- presença de linfócitos e anticorpos (memoria e especificidade so são garantidas aqui) 
- linhagem celular: protagonistas células T (TCD4 e TCD8) e a célula B (ativada vira plasmócito; quando se chama plasmócito esta produzindo anticorpo). 
- o sistema não é linear. 
- produtos humorais: são produtos de secreção da ativação das células (anticorpos: imuniglobulinas e citocinas -estao aqui tb, mas são pouco relevantes, quanto mais citocinas mais inflamação) 
- na porção apical da célula há deposição de muco, especialmente nos tecidos que tem células caliciformes, muco polissacrideos que atraem enzimas de natureza proteicas que ficam aderidas ao muco, são as defensinas e catelecidinas, elas tem ação antibiótica natural 
- perfurei o tecido, as bactérias liberam seus fatores de morte, paralelamente há um vaso cheio de leucócitos (são todas as células do sistema imune que são capazes de fazer a rolagem vaso sanguineo chegam no sitio ativo da adesão ,exceto os =e linfócitos). Por quimiotaxia/ quimioatracao, os sinais dependetes de ativação chegaram no vaso, então há a diapedese. Os mastócitos, neutrófilo, macrófago, dendríticas, natural killer migram.
- mastócito libera histamina, que é vasoativa. A vantagem de fazer vasodilatação é projetar o vaso para mais perto da lesão, usando assim menos ATP para fazer a passagem das células. (inchaço com edema). Granulação dos matocitos. 
- sistema humoral: substancias do sistema complemento. Vão ter ação na fagocitose...
- as células que sobraram sofrem apoptose, o vaso volta ao normal e a regeneracao forma a cicatrização.
- as pentraxicinas e colectinas atuam em fase aguda
-

Outros materiais