Buscar

AV PPE IV

Prévia do material em texto

Top of Form
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: CEL0357_AV_201307353665 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV       
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307353665 - DENISE MARTINS 
	Professor:
	CHEILA SZUCHMACHER
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 19/06/2015 08:06:11 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 92650)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Ferrari (2002, p. 44): "a área de educação poderia dar mais atenção às potencialidades, aos limites e aos métodos relacionados com o uso de dados originados de fontes como os censos, as PNADs e os registros escolares. Temo que, com o argumento de livrar-se do quantitativismo e dos problemas relacionados com a utilização das estatísticas educacionais, tenha-se acabado por jogar fora a criança junto com a água do banho. Se assim foi, talvez se possa ainda recuperá-la." O autor chama atenção para a necessidade de: I) considerar que as análises de dados quantificados podem trazer reais subsídios para a compreensão de fenômenos educacionais 
II) verificar que as pesquisas quantitativas podem ajudar a construir caminhos para a implementação de políticas educacionais transformadoras 
III) aceitar as construções teóricas obtidas pelas pesquisas qualitativas construídas a partir do senso comum 
IV) compreender que os censos educacionais podem orientar ações pedagógicas para o enfrentamento dos impasses educacionais 
Assinale a opção correta: 
		
	
	apenas as alternativas II e III são verdadeiras
	
	apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras
	
	apenas as alternativas III e IV são verdadeiras 
	
	apenas as alternativas I, III, e IV são verdadeiras 
	
	apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 252028)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Os filósofos de Frankfurt criticaram a concepção de ciência originária do positivismo lógico, postulando a necessidade de uma diferença radical entre a metodologia das ciências naturais e formais, como a física e a matemática, e a metodologia das ciências humanas e sociais, questionando a adoção da lógica das ciências naturais como paradigma de cientificidade. Diante da concepção dos filósofos da Escola de Frankfurt deve existir diferença entre a metodologia adotada entre as ciências naturais e as ciências sociais? Justifique sua resposta.
		
	
	
Gabarito: Sim, espera-se que o aluno justifique sua resposta a partir da compreensão de que as ciências naturais, que adotam a técnica e a verificação, procuram resultados práticos de seus experimentos sem levar em conta a ideologia e os processos de dominação. Já as ciências humanas e sociais têm, ao contrário, um propósito interpretativo da realidade, visando à compreensão da sociedade e da cultura e tendo um interesse emancipatório, de libertação do homem da dominação técnica e sua realização enquanto ser social.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 227572)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A filosofia surgiu por volta do séc.VI a.C (500 a.C), oferecendo uma nova forma de pensar e buscar respostas aos questionamentos humanos. Antes do pensamento filosófico (racional e intelectual) os gregos e outros povos buscavam suas respostas no conhecimento mitológico e religioso. Dentre as opções abaixo marque a que influenciou para o surgimento da filosofia: 
		
	
	O desenvolvimento das primeiras indústrias devido ao uso do carvão nas ferrovias.
	
	O desenvolvimento dos pensamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles.
	
	O desenvolvimento das universidades criadas pela igreja católica na Idade Média.
	
	O desenvolvimento da pólis (cidade), da política, da democracia e do comércio.
	
	O desenvolvimento das obras de São Tomás de Aquino e a prova da existência de Deus.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 90173)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Curso de Pedagogia da UNESA compreende que é fundamental a formação do professor-pequisador no mundo contemporâneo. Para tanto, defende, como um de seus princípios, o desenvolvimento da análise e/ou reflexão crítica dos conteúdos, ou seja, o conhecimento é problematizado a partir do contexto histórico e social em que foi produzido. Desta forma, podemos compreender que tal perspectiva é fundamental para: 
		
	
	O desenvolvimento de uma prática pedagógica isolada do professor centrada na compreensão de que os alunos são indivíduos diferentes em si e que deve criar as condições necessárias para que os mesmos se realizem no plano individual. 
	
	O desenvolvimento de uma consciência da necessidade que o único método de pesquisa válida para o cotidiano escolar vem a ser o método quantitativo, pois através de dados estatísticos é possível identificar os problemas e corrigir os erros. 
	
	O desenvolvimento de uma compreensão de que não existe relação entre ciência e sociedade e de que o ato de educar deve ser neutro e objetivo. 
	
	O desenvolvimento de uma compreensão de que basta cumprir com os preceitos legais que regem a educação nacional para alcançaremos uma educação de qualidade.
	
	O desenvolvimento do espírito de problematização e investigação da realidade educacional, portanto, do fenômeno educativo como um fenômeno humano.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 239199)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os filósofos de Frankfurt criticaram a concepção de ciência originária do positivismo lógico, postulando a necessidade de uma diferença radical entre a metodologia das ciências naturais e formais, como a física e a matemática, e a metodologia das ciências humanas e sociais. As ciências humanas e sociais teriam, ao contrário, um propósito interpretativo, visando à compreensão da sociedade e da cultura e tendo um interesse emancipatório - de libertação do homem da dominação técnica e sua realização enquanto ser social. Abaixo se encontram afirmativas sobre a teoria crítica da Escola de Frankfurt, EXCETO: 
		
	
	Uma das preocupações fundamentais da teoria crítica foi a de rejeitar toda e qualquer pretensão de se estabelecer uma verdade absoluta.
	
	A teoria crítica da Escola de Frankfurt teve como meta melhorar o entendimento da sociedade integrando todas as ciências sociais, incluindo a geografia, a economia, a história, a ciência política, a antropologia e a psicologia.
	
	A filosofia crítica da Escola de Frankfurt apontou que o pesquisador vive em um contexto de conflitos e contradições históricas que interfere em sua percepção sobre o objeto de pesquisa.
	
	A teoria crítica da Escola de Frankfurt divulgou a importância da mídia de massa para o desenvolvimento intelectual e moral de jovens e adultos.
	
	A filosofia crítica da Escola de Frankfurt contrariou a teoria tradicional (positivismo e cientificismo) e argumentou que as ciências sociais são diferentes das ciências naturais.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 92174)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Numa monografia ao se apresentar um item do tipo: 
2.4.2 Matemática e Literatura, Interdisciplinaridade: uma proposta emancipatória. 
A fonte utilizada deve ser: 
		
	
	Minúscula
	
	Minúscula em negrito.
	
	Maiúscula
	
	Maiúscula e itálico
	
	Maiúscula com negrito
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 90205)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale qual das alternativas abaixo NÃO caracteriza a pesquisa social: 
		
	
	É percebida como construção da realidade.
	
	A descoberta e a construção de teorias são objetos de estudo desta abordagem.
	
	É percebida como neutra e objetiva. Portanto, não pode ter a interferência do pesquisador.
	
	A primazia da compreensão como princípio do conhecimento, que prefere estudar relações complexas ao invés de explicá-las por meio de isolamento de variáveis. 
	
	É uma ciência baseada em textos, ou seja, a coleta de dadosproduz textos que nas diferenças técnicas analíticas são interpretados hermeneuticamente.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 90042)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A partir do desenvolvimento da crítica, pelo pensamento filosófico-científico grego na Antiguidade, podemos afirmar que:
I - E neste sentido, esta nova condição da verdade exige sem dúvida uma mudança de atitude por parte do espírito humano: não mais passiva, de quem acolhe, recebe, mas ativa, de quem busca, descobre e desvela.
II - A inquirição, a dúvida cinde, rompe o véu que envolve os fenômenos e daí esta nova atitude receber o nome de crítica, palavra etimologicamente relacionada com crise, quer dizer quebra ou cisão.
III - A revolução cosmogônica operada pelos filósofos abriu campo para o surgimento da ciência que, em termos essenciais, como a conhecemos até hoje. 
IV - Não seria possível o desenvolvimento do conhecimento racional.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos 
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e IV estão corretos 
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 90222)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No texto Produção Acadêmica, Leal e Feuerschütte (2003) afirmam que a técnica do fichamento é: 
I - Importante para a assimilação e produção do conhecimento por parte do aluno, do professor e do pesquisador por permitir a manipulação de uma quantidade considerável de material bibliográfico para a produção de um texto acadêmico, como também, da elaboração da monografia de conclusão de curso, da dissertação de mestrado ou do relatório de pesquisa do pesquisador. 
II - Útil para otimizar a leitura dos conteúdos das diversas disciplinas que integram o currículo acadêmico, na Universidade. 
III - Um meio estudo para se preparar para as avaliações do conteúdo de uma disciplina não tendo utilidade para a produção de trabalhos de caráter acadêmico e científico. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas os enunciados I e III estão corretos
	
	Apenas o enunciado I está correto 
	
	Apenas os enunciados I e II estão corretos 
	
	Apenas o enunciado II está correto 
	
	Apenas o enunciado III está correto 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 251481)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	 Como a ciência se caracteriza pela separação e pela distinção entre o sujeito do conhecimento e o objeto e por retirar dos objetos do conhecimento os elementos subjetivos; como os procedimentos científicos de observação, experimentação e interpretação procuram alcançar o objeto real; e, enfim, como os resultados obtidos por uma ciência não dependem da boa ou má vontade do cientista nem de suas paixões, estamos convencidos de que a ciência é neutra ou imparcial. De acordo com os conteúdos desenvolvidos nas aulas e com a abordagem dialética, identifique se o parágrafo acima é VERDADEIRO ou FALSO e JUSTIFIQUE sua resposta.
		
	
	
Gabarito: A imagem da neutralidade científica é ilusória. Quando o cientista escolhe uma certa definição de seu objeto, decide usar um determinado método e espera obter certos resultados, sua atividade não é neutra e nem imparcial, mas feita por escolhas precisas em um contexto histórico, econômico, político e social.
		
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/06/2015 até 25/06/2015.
Bottom of Form

Continue navegando