Prova GESTÃO DE PESSOAS
7 pág.

Prova GESTÃO DE PESSOAS


DisciplinaGestão de Pessoas I15.385 materiais115.434 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Online
Disciplina: 100918 - GESTÃO DE PESSOAS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O diagnóstico de um conflito precisa ser considerado e examinado a partir de três variáveis, segundo Schmidt e Tannenbaum: a natureza das diferenças, os fatores subjacentes e os estágios de evolução.
Quando dizemos que abrange as informações, as percepções e o papel social - sendo que o acesso a informações diferentes produz pontos em foco e a mesma informação pode produzir percepções diferentes, levando a interpretações e conclusões diversas ou distorcidas - estamos descrevendo qual das variáveis?
a )
Status social
 
b )
Fatores subjacentes
c )
Natureza das diferenças
d )
Estágios de evolução
e )
Conscientização
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
O desenvolvimento das profissões liberais facilitou o desenvolvimento da dinâmica de grupo. A pesquisa sistemática da vida coletiva poderia trazer uma contribuição significativa para as diversas especializações. Algumas áreas desempenharam papel importante na origem e no desenvolvimento da dinâmica de grupo.
Escolha a opção correta referente às áreas que ajudaram:
I.Economia: diretores de grandes organizações, administração hospitalar, comercial, pública e escolar - todos têm necessidade de planejar processos eficientes para a coordenação do comportamento das pessoas.
II.Administração: diretores de grandes organizações, administração hospitalar, comercial, pública e escolar - todos têm necessidade de planejar processos eficientes para a coordenação do comportamento das pessoas.
III.Educação: os professores precisavam influir no que ocorria nos grupos de crianças e ter princípios que dirigissem o comportamento para finalidades construtivas. Os educadores tinham acumulado, no fim da década de 1930, um considerável conjunto de conhecimento sobre a vida dos grupos. A dinâmica de grupo utilizou-se dessa experiência ao formular hipóteses de pesquisa e seus especialistas estabeleceram estreitas relações de trabalho com os educadores e as escolas.
IV.Psicanálise: a teoria psicanalítica exerceu influência no desenvolvimento de uma forma especializada de psicoterapia de grupo. Outra forma de psicoterapia de grupo foi estabelecida pela obra de Moreno (início do século XX). A psicoterapia de grupo e a dinâmica de grupo tiveram progressos contemporâneos.
V.Serviço Social: reconhece que os grupos podem ser orientados de forma a obter de seus participantes as modificações desejadas.
Assinale a alternativa correta:
a )
III, IV e V.
b )
I, II e IV.
c )
I, II e III.
d )
I, IV e V.
 
e )
II, III e V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
O feedback é composto por conteúdo e motivação, sendo que o conteúdo se refere à mensagem, ou seja, ao que se diz. Essa motivação é classificada de duas formas: verdades ou mentiras. Quanto à motivação, refere-se o objeto, ou seja, às nossas intenções, que podem estar motivadas por afeto ou desafeto.
Escolha a alternativa que demonstra o feedback que deverá ser utilizado para se ter uma comunicação considerada ideal.
a )
Verdade mentira
b )
Verdade/desafeto
 
c )
Verdade/afeto
d )
Mentira/desafeto
e )
Mentira/verdade
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A produtividade na Era da Efetividade é vista a partir de algumas abordagens.
I.Busca sistemática da qualidade interna e externa.
II.Muito desperdício.
III.Controle de custos por corte de despesas.
IV.Programas de produtividade voltados para as pessoas.
V.Programas de qualidade internalizados.
Assinale a alternativa correta:
 
a )
I, II e III.
b )
II e III.
c )
III e V.
d )
I, IV e V.
 
e )
IV e V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Quando queremos tratar sobre o feedback, precisamos, primeiramente, tratar da auto abertura, ou seja, da capacidade que a pessoa tem de expressar, total e francamente, pensamentos e sentimentos a respeito de si mesma, pois para conhecer a outra pessoa ela precisa ter consciência sobre si mesma.
Devemos lembrar que o processo de comunicação pressupõe reciprocidade, de forma que quanto mais conhecermos uns aos outros, mais eficaz será a nossa comunicação. Dessa forma, a capacidade de a pessoa para se autorrevelar é um indicador da possibilidade de interagir e desenvolver relacionamentos. 
Escolha, dentre as alternativas a seguir, a que demonstra a forma eficaz de comunicação para o processo de autodesenvolvimento.
a )
Fazer apresentações em público.
 
b )
Prática do feedback.
c )
Não se comunicar.
d )
Praticar uma escuta seletiva.
e )
Praticar uma comunicação focada em si mesmo.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Para fazer frente às inúmeras mudanças da economia mundial, as organizações precisam atuar de forma coerente com a velocidade desses acontecimentos.
Para tanto, a mudança é premissa básica. Mudar não implica apenas aceitar o novo, pois o grande desafio é lidar com os comportamentos que estão sedimentados em cada membro da equipe.
Ao falarmos de mudança, surge a palavra paradigma. O que os paradigmas podem expressar sobre o indivíduo?
Escolha a alternativa correta:
a )
Habilidades, conhecimentos e atitudes.
b )
Referências usadas continuamente para direcionar nossas ações.
c )
 Valores, crenças e atitudes que não direcionam as nossas vidas.
 
d )
 Valores, crenças, referenciais e mitos que direcionam as nossas vidas
e )
Personalidade e qualidades.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Na empresa de Joaquim está sendo implantado um novo sistema que gerenciará todas as informações. Alguns funcionários foram contra, pois teriam que começar a fazer um registro no sistema que, até o momento, não era realizado. Pedro, gestor de João, reuniu a equipe para esclarecer os ganhos com a implantação desse sistema, e os facilitadores desse processo. Solicitou a participação de todos nas reuniões com os consultores, com o intuito de que compreendessem as necessidades e pudessem minimizar os impactos.
Podemos dizer que Pedro adotou que tipo de estratégia para combater as resistências? Escolha a alternativa correta:
a )
Comunicar as mudanças.
b )
 Treinar.
c )
Educar para a mudança.
d )
Nenhuma das opções.
 
e )
Envolver e participar.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Está cada vez mais difícil efetuarmos as contratações dentro do perfil esperado, pois, por mais que o candidato tenha os conhecimentos técnicos mais próximos do solicitado e o perfil comportamental desejado, é necessário que ele venha a incorporar os valores e as crenças da organização.
Essa incorporação não se dará apenas pela transmissão verbal do que se espera, mas acima de tudo pela percepção das atitudes, por parte do contratado.
Assinale a alternativa que explicita o que é necessário fazer para termos um desenvolvimento que chamamos de espelho.
a )
O treinamento é feito apenas em sala, e por esse motivo, é necessário ter colaboradores que sejam multiplicadores (modelo) apenas para esse tipo de treinamento.
b )
Como o treinamento é suficiente para o que precisamos, não é necessário desenvolver quem terá o papel de servir de paradigma cultural para os demais membros da organização.
 
c )
Distribuir por toda a estrutura organizacional colaboradores que sejam muito mais do que multiplicadores de treinamento. É necessário desenvolver quem terá o papel de servir de paradigma cultural para os demais membros da organização.
d )
Distribuir em áreas específicas