Buscar

Desafio Profissional

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: 
Ciências Morfofuncionais
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Introdução a Educação Física
Jogos Brinquedos e Brincadeiras
	
	
Manaus - AM
30 de maio de 2017
Alunos:
Amadeu Otavio de Souza Neto – RA: 2724251947
Cleysiane Tavares de Oliveira – RA: 3363542789
Renier Lúcio de Lima – RA: 2903289733
Raimundo Nonato Monteiro Machado- RA: 2903279823
Ygor Daniel Palheta da Silva – RA: 4006328397
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional apresenta ao Curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de notas das disciplinas, Ciência Morfofuncionais; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Introdução a Educação Física; Jogos Brinquedos e Brincadeiras; sob a orientação da tutora EAD – Patrícia Neri. 
Manaus – AM
30 de maio de 2017
INTRODUÇÃO
A Educação Física no Brasil vem convivendo com grandes polêmicas a respeito de sua legitimação, geradas por diferentes visões de ciência, sociedade, escola, poder e educação. Quando menos, por diferentes leituras das condições políticas e sociais. No entanto, só mais recentemente tem-se evidenciado maior preocupação no sentido de explicitar as concepções que dão suporte e justificam programas e procedimentos adotados por diferentes vertentes. Nesse estudo analisamos o esporte enquanto tema, enquanto conteúdo que é tratado na escola.
ESPORTE NA ESCOLA
As aulas de Educação Física não podem ser desenvolvidas numa concepção de performance, visando o treinamento esportivo e a busca de atletas, e também não podemos excluir o esporte das aulas, pois é um fenômeno histórico, social e cultural, e deve ser abordado na escola de forma ampla, significativa e contextualizada.
O esporte como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, se projeta numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica. Por isso, deve ser analisado nos seus variados aspectos, para determinar a forma em que deve ser abordado pedagogicamente no sentido de esporte “da” escola e não como o esporte “na” escola. (SOARES, 1992, pg. 70).
Numa prática sistematizada, criativa e consciente pode se desenvolver a motivação, o interesse, e a participação efetiva dos alunos, bem como qualidades, capacidades físicas e morais. Paes afirma “que o ensino do esporte na escola poderá tornar-se uma atividade prazerosa, participativa, de fácil compreensão e motivadora; aspectos considerados por nós, como de extrema importância para que o aluno aprenda”.
O grande interesse dos alunos pela prática, durante as aulas, leva o esporte a se constituir num instrumento pedagógico de grande valor educativo. É um fenômeno histórico extremamente ligado às relações socioculturais, ocupando um lugar de destaque nas aulas, pelas contribuições indispensáveis à formação do aluno.
O esporte, praticado de forma consciente e sistematizado, além de aprimorar as capacidades físicas, poderá desenvolver no aluno o conhecimento do próprio corpo bem como valores éticos, podendo assim contribuir na formação de sua personalidade.
O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Conteúdo mais trabalhado pelos professores de Educação Física. No entanto, a sua contribuição real para o desenvolvimento integral do aluno é motivo de questionamento, para a escola, os pais e alguns professores.
Acredita-se que, pela escola ser uma instituição social, o ambiente escolar é um meio que influência, produz ou reproduz os processos de construção do sujeito. E assim o jogo é um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço estabelecidos e a regulamentação.
    	No jogo pode-se notar duas perspectivas, pode-se jogar competitivamente e jogar cooperativamente. O jogo independente de ser competitivo ou cooperativo abrange conhecimentos diferenciados quanto à importância da prática de atividades físicas.
A maneira como o jogo é aplicado aos alunos, é o que define a contribuição que ele pode oferecer. Se trabalhado de uma maneira correta, ressaltando os valores pedagógicos proporcionando divertimento e experiências formativas para a cidadania ou de uma forma obscura levando ao desentendimento dos alunos e a valorização do “melhor”.
CONCLUSÃO
Esporte, historicamente, demarca interesses de vários segmentos sociais, em especial o político. E na escola, a disciplina de Educação Física foi submetida a estratégias desse segmento, destacando sua importância como promotora de melhorias da saúde da população, sendo que todos deveriam ser contemplados com a prática desportiva. Neste contexto, destacou-se o Esporte dentro de três grupos com objetivos e características diferenciadas, que são: esporte de rendimento, de lazer e educacional, predominando, mesmo na escola, o grupo esporte de rendimento.
Entretanto, na escola, a abordagem do esporte deve estar voltada para o desenvolvimento de objetivos educacionais, sendo esta também a base para a prática do esporte como rendimento e lazer. As aulas de Educação Física não podem ser desenvolvidas numa concepção de performance, visando o treinamento esportivo e a busca de atletas e também não podemos excluir o esporte das aulas, pois é um fenômeno histórico, social e cultural que deve ser abordado na escola de forma ampla, significativa e contextualizada. Numa prática sistematizada, criativa e consciente, orientada pelo lúdico, pode-se desenvolver o interesse e a participação efetiva dos alunos bem como qualidades, capacidades físicas e morais. As grandes dificuldades do professor de Educação Física começam pela herança histórica enquanto disciplina que, sem possuir um programa que se segue, como possuem as outras disciplinas, é a mais “querida” dos alunos, pois numa mesma escola, para as mesmas séries, há distintos planos docentes, inexistindo referencial impresso para a disciplina. O professor, na maioria das vezes, não dispõe de infraestrutura mínima para o desenvolvimento de seu trabalho, e, quando possui, os alunos não querem “aulas” no que elas têm de sistematização, de comprometimento, de aprendizagem. 
Assim, o interesse em participar do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE – adveio da necessidade de, além de atualizar conhecimentos teóricos, buscar um tempo maior do que o disponível quando se está em sala de aula, para efetivar estudos e elaborar um programa de atividades que contribuísse para a reflexão e uma possível contribuição para um redimensionamento da prática pedagógica nas aulas de Educação Física.
PASSO 03
PLANO DE AULA
	 Roteiro de aula
	Curso
	Anos finais do Ensino
Fundamental
	Período letivo: 2017
	
	
	
	
	
	
	
	 7º e 8º.
	Ano/Turma
	
	
	
	
	Temas
	 Educação em Movimento: Esporte e Jogo
	
	
	
	
Disciplina
	 Educação Física
	 Conteúdo
	 Handebol e jogos 
	 Objetivos
	Ampliar o conhecimento sobre o esporte.
Conhecer as relações do jogo com aspectos políticos,
Aprender sobre as diferentes funções em eventos esportivos (jogadores, árbitros, técnicos etc.).
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa 
O primeiro passo apresentar o handebol para os alunos, ensinando sobre as regras do jogo e posição dos jogadores.
2ª etapa
Realiza uma primeira prática onde será feito uma partida de handebol de forma que os alunos possam vivenciar diferentes funções: jogador, árbitro, técnico etc. Em seguida, reúna a turma para um pequeno debate, com o objetivo de levá-los a refletir sobre o jogo. Quais as responsabilidades em cada papel? Quais os mais difíceis de executar? Quais as habilidades necessárias para cada função?
3ª etapa 
Aquecimento lúdico;
 	Parte Prática: Divide-se o número total dos participantes em grupos com quantidades iguais,ou bem próximo disso. Forma-se uma fila sendo que uma pessoa ficará de frente para ela. Essa pessoa que estará virada de frente para a fila, será o gavião. A primeira pessoa da fila será a galinha que terá a função de proteger os pintinhos, podendo usar somente os braços "abertos" para espantar o gavião (sem empurrá-lo). Os demais da fila serão os pintinhos que deverão fugir do gavião, porém não poderão se soltar da cintura um do outro, caso isso aconteça, a brincadeira deverá ser reiniciada. O Gavião deverá tentar tocar um dos pintinhos. Uma vez pego haverá mudança de posição. Repetir até que todos tenham passado por todas as posições. 
4ª etapa 
Hora de investigar a origem do handebol, sua história e evolução. Peça aos alunos uma pesquisa em enciclopédias e sites com base em um roteiro mínimo: quem inventou o esporte? Onde e quando isso aconteceu? Em quais locais ele é popular? Que habilidades exigem? Como evoluiu em termos de regras e material esportivo?
5ª etapa 
Aula Prática 
Divida a classe em quatro grupos, deixando a cargo de cada equipe uma etapa específica para a organização de uma partida de handebol: Cada grupo irá ficar com alguma atividade especifica onde o grupo 01 irá ficar com a preparação dos times, grupo 02 irá ficar com a preparação dos matérias bolas, quadra, grupo 03 ficara como árbitros, grupo 04 ficara como técnicos dos times.
6ª etapa 
Hand Fest 
Objetivo: interação social
Dividir a turma em dois grupos. Em cada extremidade da quadra estará um cone. A atividade começa quando a professora autorizar e funcionará da seguinte forma: O grupo A será colocado de forma separada ao grupo B. O grupo que estiver com a posse de bola realizará passes até a zona próxima aos cones e ao atingi-la, tentará equilibrar a bola sobre ele. Vence o grupo que conseguir o maior número de bolas equilibradas dentro do tempo permitido
Finalize com uma roda de conversa sobre a relação do esporte escolhido com o mundo ao seu redor. De que forma ele impacta a sociedade, a política, o consumo, a mídia, a economia e a saúde? Uma sugestão é dividir novamente a classe em grupos, pedindo que cada um realize uma pesquisa sobre uma área.
Avaliação
Com base nas pesquisas e na participação nas atividades práticas, verifique o aprendizado, prestando atenção especialmente se cada um experimentou diferentes funções, se houve avanços entre o primeiro e o segundo momento do jogo, se as pesquisas trouxeram os principais conceitos e se eles impactaram a vivência do esporte.
Avalie ainda a seleção de fontes de informação (ensinar a pesquisar é, sim, tarefa do professor de Educação Física). Em termos atitudinais, perceba se os estudantes escutam os outros nas rodas de conversa e se deixam os colegas falarem.
PASSO 04
João apresentou dificuldade motora como correr e bater a bola ao mesmo tempo.
Exercício proposto para João e pequenas atividades motoras assim melhorando cada vez o exercício. 
Maria apresentou dificuldades motoras como à remeço da bola pois a mesma sente dor no ombro direito.
Exercícios proposto para Maria e fortalecimento do braço para fazer o a remeço da bola sem dificuldades 
A atividade proposta foi correr batendo a bola e arremessa-la os dois alunos tiveram dificuldades diferentes.
PASSO 05
A atividade proposta foi correr batendo a bola e arremessa-la ao gol, 
Músculos superiores: peitorais, deltóides, tríceps, rotadores de ombros, flexores de punho são os músculos que irão realizar os arremessos, giros de braços, passes, recepções.
Os músculos inferiores: quadríceps, glúteos, tibial anterior e a panturrilha são exigidos o tempo todo em treinamentos e jogos de handebol, pois é devido a eles que ocorre toda a movimentação das pernas, corridas rápidas e lentas, mudanças de direção, paradas bruscas e coordenação motora (três passos, saltos, entre outros).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
PAES, R. R. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico no
ensino fundamental. Campinas: Unicamp- Faculdade de Educação. 1996. (Tese
de doutorado).
REDE E-TEC BRASIL SENAR. Programa Esporte na Escola reúne professores e alunos no Vale do Jequitinhonha. Disponível em: http://etec.senar.org.br/extra-classe/noticias-e-artigos/programa-esporte-na-escola-reune-professores-e-alunos-no-vale-do-jequitinhonha/ Acesso em: 22 de maio de 2017.
YOUTUBE. Trabalho de Educação Física - jogos e brincadeiras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dBMTrVxpieA Acesso em: 08 de Maio de 2017.
WIKIPÉDIA. História do Handebol. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol ACESSO em 08 de maio de 2017.

Continue navegando