Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
A psicologia da educação e da aprendizagem é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Com base nesta afirmativa, disserte sobre a importância da psicologia da educação e da aprendizagem na vida do aluno e do professor. 
RESPOSTA ESPERADA:
A Psicologia, no processo da educação e aprendizagem, contribui em vários setores de interação entre o professor e seus alunos. Nesse sentido, é perceptível que o professor pode se utilizar de algum conhecimento psicológico para atender da melhor maneira possível às necessidades de seus alunos e fazer com que esses aprendam aquilo que lhes é passado. Ensinar é transmitir o que se aprende, e como nós, seres humanos, estamos em constante evolução e crescimento, tanto físico quanto mental, é viável utilizarmos os meios validados cientificamente para que essa transmissão de saberes ocorra da melhor forma possível, respeitando o tempo de aprendizagem de cada um. Os professores deverão estar atentos a todos dentro da sala de aula para que possa perceber como está sendo direcionado o conhecimento que o mesmo está transmitindo e como ajudar as crianças que não conseguem acompanhar o desenvolvimento da turma. 
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
Se refletirmos sobre o conceito ?inteligência?, podemos compreendê-la como um aspecto próprio do sujeito, bem como as apropriações do meio cultural vivenciado por ele. A inteligência torna-se um processo mutável, à medida que o sujeito conhece, assimila e transforma as informações do mundo no qual está inserido. Neste sentido, discorra sobre a contribuição dos autores Piaget e Vygotsky sobre o estudo da inteligência. 
RESPOSTA ESPERADA:
Os autores Piaget e Vygotsky estudaram o conceito inteligência e contribuíram com suas concepções sobre o assunto. Para esses autores, a inteligência apresenta-se como processo dinâmico e construído na interação do sujeito e da cultura, com seus sistemas simbólicos. Para Piaget, era possível construir a inteligência na relação da ação do sujeito com o objeto, sobre a realidade que o cerca. Considera relevante o processo e não o fim. Já para Vygotsky, a inteligência pode ser aprimorada a partir de novas aprendizagens que o sujeito vai construindo através de novos elementos.

Outros materiais