A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
FORMULÁRIO DO PROJETO (2)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Formulário do Projeto – Disciplina Seminários Temáticos 
	Nome do aluno (autor do projeto):
Fernanda Duarte Monteiro Rezende
	Polo:
UNIFRAN EAD
	Título do projeto:
O planeta esta em nossas mãos!
	Público Alvo:
Ensino Fundamental (anos iniciais) 
	Objetivo Geral do Projeto:
Desenvolver ações que ira Conscientizar o cuidado e preservação do meio em que vivemos como um todo e em todos os aspectos.
	Justificativa do Projeto:
A Educação Ambiental não deve e não pode ser tratada como algo distante do dia-a-dia dos alunos, e sim como parte de suas vidas. É de grande importância que a criança tome consciência da preservação do Meio Ambiente para a vida de todos os seres vivos inclusive a nossa. Afinal o meio ambiente e onde vivemos e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. Esta conscientização com a preservação deve acontecer desde muito cedo, pois é muito mais fácil as crianças entenderem a importância da natureza em suas vidas quando esse ensinamento inicia cedo, pois assim elas iram crescer com essa ideia bem formada. Um dos principais fatores para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois a mesma retira do meio ambiente coisas que levariam décadas para desintegrar. Durante o projeto as datas comemorativas serão trabalhadas com atividades relacionadas a reciclagem e preservação do meio ambiente, levando em consideração cada tema.
	Metodologia(s) usada(s):
Conversa informal sobre a Preservação do Meio Ambiente; Falar sobre a importância da reciclagem; Ouvir e cantar música sobre o tema; Mostrar fotos coloridas, para observarem a natureza preservada e natureza poluída; Trabalhar a importância da água para os seres vivos e a importância de cuidá-las e economizá-la. 
	Atividades Propostas:
Construir brinquedos com sucatas trazida de casa, como: instrumentos musicais, vai e vem e pião; Fazer um mural com as lixeiras, explicar o porquê das cores; teatro utilizando diversos materiais reciclados; Realização de brincadeiras e jogos com material reciclável; Utilização de músicas, danças, pinturas, dobraduras e colagens; Leitura de histórias e exibição de filmes sobre educação ambiental, reciclagem e ação do homem sobre a natureza; Exposição de cartazes sobre a decomposição do lixo. 
	Recursos usados:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal), Revistas e panfletos; Barbante, palitos de churrasco e de picolé, TNT, Talheres; Alfinete; Velcro; Isopor; Sucatas (garrafa pet, tampinhas de garrafas, caixa de diversos tamanhos, rolinhos de papelão, latas, garrafas de amaciantes, botas, CD); Tesouras, cola branca; Lápis de cor, giz de cera, giz, régua, tinta guache, pincel, EVA; Fita adesiva transparente; Lixeiras seletivas, Luvas descartáveis; Meia calça usada Mudas e sementes diversas; Livros infantis; Bobina papelão; TV, aparelho de DVD e CD; Filme; Fantoches. Músicas, CD e pendrive, Fotos; Pó de serra.
	Cronograma: 
	Ações Previstas
	Período de Realização
	Conversa sobre preservação do meio ambiente
	3º semana de fevereiro
	Conversa sobre a importância da reciclagem
	4º semana de fevereiro
	Oficina: Construir instrumentos musicais
	1º semana de março
	Cantar música sobre o tema
	2º semana de março
	Mural e instalação de lixeiras de coleta seletiva
	3º semana de março
	Oficina: brinquedos de materiais recicláveis 
	4º semana de março
	Sessão de cinema: filmes sobre meio ambiente 
	1º semana de abril
	Oficina: dobraduras em jornal
	2º semana de abril
	Conversa sobre a importância da agua
	3º semana de abril
	Teatro: importância da agua
	4º semana de abril
	Campanha: recolhimento de lixo reciclável
	1º semana de maio
	Oficina: como separar lixo reciclável
	2º semana de maio
	Teatro: protegendo o mundo que vivemos
	3º semana de maio
	Oficina: confecção de cartazes sobre decomposição do lixo e preservação do meio ambiente
	4º semana de maio
	Exposição dos trabalhos desenvolvidos na feira do meio ambiente
	1º semana de junho
	Registro das Atividades/Produto Final
	Avaliação do Projeto:
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno que será anotado em uma ficha de avaliação onde terá tópicos que serão pontuados individualmente para cada aluno, em todas as fases do projeto.