Buscar

Ciências Sociais: Disciplinas e Características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEL1329 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	Período Acad.: 2019.1 EAD (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		As ciências sociais são assim denominadas por discutirem a realidades social a partir das mais variadas abordagens. Podemos denominar como ciências sociais as seguintes disciplinas:
	
	
	
	
	Sociologia, Antropologia e Ciência Politica
	
	
	Filosofia, Antropologia, Sociologia e Ciência Politica
	
	
	Filosofia e Sociologia
	
	
	Geologia, Histologia, Sociologia, Antropologia
	
	
	Sociologia,Geologia, Antropologia, Filosofia
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
	
	
	
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	
	
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
	
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		O conhecimento científico tem como características ser um tipo de conhecimento sistemático, metódico e verificável, pois
	
	
	
	
	Configura-se como uma única forma de compreensão da realidade.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	é uma forma de compreender a realidade a partir de um único método.
	
	
	Analisa cada fenômeno, buscando verdades imutáveis.
	
	
	Busca compreender e analisar os fenômenos a partir da observação, chegando a conclusões objetivas e gerais.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		As ciências sociais diferem de maneira significativa das ciências naturais. Observe as afirmativas abaixo e indique 1 quando a afirmativa se refere as ciências sociais e 2 quando se refere as ciências naturais: ( ) Estudam fenômenos complexos. ( ) Estudam fatos recorrentes e sincrônicos ( ) A interação entre sujeito e objeto leva a interpretações. ( ) Estudam fenômenos divisíveis em laboratórios Assinale a alternativa que contém a sequência certa
	
	
	
	
	2, 1. 2. 1
	
	
	2, 1, 1, 2
	
	
	1, 2, 1, 2
	
	
	1, 1, 2, 2
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		INFANTICÍDIO EM TRIBOS INDÍGENAS: RESPEITO Á CULTURA OU AOS DIREITOS HUMANOS. Por questões de crenças e dogmas tribos indígenas ainda cometem a barbárie de matarem crianças pelos mais diversos meios tais como envenenadas, afogadas, queimadas, enforcadas e enterradas vivas. Em regra é a própria mãe quem deve executar a criança, embora haja casos em que pode ser auxiliada por outros índios. Os motivos que levam uma comunidade indígena a realizar tamanha crueldade variam de tribo para tribo, por motivo de cultura da região onde estão localizadas. Recém-nascidos portadores de deficiências físicas ou mentais, índios que nascem com simples manchas na pele, e os gêmeos são sacrificados, praticamente, em todos os casos surgidos. Algumas etnias acreditam que gêmeos representam o bem e o mal e, desta forma um viria para fazer o bem e o outro para amaldiçoar a tribo, assim, por não saber quem é quem, encerram com a vida de ambos. Outras creem que só os bichos podem ter mais de um filho de uma só vez, diminuindo o homem a condição de animal, ou seja, irracional (Disponível em http://www.webartigos.com). Existem sociedades em que os fatos sociais, os comportamentos individuais e a coesão se devem essencialmente à comunhão de crenças, sentimentos e de tradições que atuam de forma determinante sobre os comportamentos individuais. Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
	
	
	
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo
	
	
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos são justificadas como:
	
	
	
	
	A diferença de comportamentos entre os grupos humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela humanidade.
	
	
	Não é correto separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só pode ser compreendida pela sua unidade biológica, que tende a padronizar os comportamentos.
	
	
	O ser humano é, entre os animais, o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
	
	
	A humanidade é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolutivo. Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e complexas.
	
	
	As diferenças de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos, por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		O Dalai Lama exortou os tibetanos nesta sexta-feira a permanecerem unidos, dizendo a uma plateia reunida para a posse do novo líder do povo exilado que estes precisam evitar as divisões que prejudicaram outras religiões. O líder espiritual budista criticou a campanha de eleição do líder político, que degenerou para ofensas pessoais e eclipsou qualquer debate sobre como persuadir a China a conceder autonomia ao Tibete. "Se vocês realmente me consideram seu amigo, então por favor fiquem unidos, independentemente de sua região ou linha religiosa", disse ele para cerca de dois mil monges e devotos presentes no templo na cidade montanhosa indiana de Dharamsala, onde a comunidade exilada está sediada. http://www.dci.com.br/ . De acordo com a teoria dos tipos ideais de Max Weber podemos interpretar a Liderança de Dalai Lama como:
	
	
	
	
	tradicional e dialética
	
	
	racional com relação a fins e carismática
	
	
	racional-legal  e afetiva
	
	
	tradicional e racional-legal
	
	
	tradicional e carismática
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Em Max Weber a legitimação da dominação é estabelecida pela aceitação dos submetidos a sua dominação.Este consentimento pode ser estabelecido de algumas maneiras. A partir da interpretação da motivação destes consentimentos podemos classificar as relações de dominações nos tipos ideais elaborados pelo autor. Desta maneira, quando pensamos no Brasil, temos ainda a perpetuação da relação de submissão de trabalhadores rurais aos coronéis. Qual o tipo ideal de dominação predominante nesta relação?
	
	
	
	
	Parentesco
	
	
	Racional Legal
	
	
	afetiva
	
	
	racional a fim
	
	
	Tradicional
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Comte acreditava que toda vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os ¿remédios¿ para os problemas de ordem social. Comte apresentava uma filosofia tipicamente:
	
	
	
	
	socialista
	
	
	comunista
	
	
	teocentrista
	
	
	positivista
	
	
	democrática
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		(Unicentro 2010) O nome "Positivismo" tem sua origem no adjetivo "positivo", que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do "Cientificismo", isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o Positivismo assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	O positivismo foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.
	
	
	O positivismo não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza, e sim criou o seu próprio método investigativo
	
	
	O positivismo baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.
	
	
	O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros, objetivos e completamente corretos.
	
	
	O positivismo não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas.

Continue navegando