Buscar

Direito Trabalho II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505303618)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FCC-2013-TRT/9ªRegião) Considerando as previsões da CLT sobre rescisão do contrato de trabalho, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, não há que se falar em recebimento de indenização. 
	
	Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o término do contrato. 
	
	No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho. 
	
	No caso de paralisação temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo responsável. 
	
	Aos contratos por prazo determinado que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505851183)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Provas: FCC - 2013 - TRT - 15ª Região (Campinas) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação . Manoela, Minerva e Carolina são empregadas da empresa FGH Ltda. Manoela possui vinte anos de idade, não é estudante e possui três filhos. Minerva possui vinte e cinco anos de idade, não possui filhos e é estudante de arquitetura. Carolina possui cinquenta e cinco anos de idade, é mãe e avó, mas não estuda somente frequenta alguns cursos esporádicos. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, as férias serão sempre concedidas de uma só vez :
		
	
	Apenas para Minerva e Carolina. 
	
	Apenas para Manoela e Carolina. 
	
	Apenas para Minerva.
	
	Para Manoela, Minerva e Carolina. 
	
	Apenas para Carolina. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505879370)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Procurador Teresina PI 2010 FCC) Maria, antes de completar o período aquisitivo de doze meses de suas férias, teve seu contrato individual de trabalho rescindido sem justa causa pela empresa empregadora. Neste caso, Maria 
		
	
	(A) terá direito ao pagamento de 1/3 da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
	
	(B) não terá direito ao pagamento da remuneração das férias proporcionais.
	
	(D) terá direito ao pagamento da remuneração das férias proporcionais.
	
	(C) terá direito ao pagamento de 50% da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
	
	(E) terá direito ao pagamento de 2/3 da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505308210)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO João, após completar 21 anos e dois meses de vínculo jurídico de emprego com a empresa EGEST ENGENHARIA, foi injustificadamente dispensado em 11/11/2011. No mesmo dia, seu colega de trabalho José, que contava com 25 anos completos de vínculo de emprego na mesma empresa, também foi surpreendido com a dispensa sem justo motivo, sendo certo que o ex‐empregador nada pagou a título de parcelas resilitórias a ambos. Um mês após a rescisão contratual, João e José ajuízam reclamação trabalhista, postulando, dentre outras rubricas, o pagamento de aviso prévio. À luz da Lei n. 12.506/2011, introduzida no ordenamento jurídico em 11/10/2011, que regula o pagamento do aviso prévio proporcional ao tempo se serviço, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	João é credor do pagamento de aviso prévio na razão de 63 dias, enquanto José fará jus ao pagamento de aviso prévio de 75 dias, uma vez que o aviso prévio é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço.
	
	Tanto João quanto José farão jus ao pagamento de aviso prévio na razão de 90 dias.
	
	Uma vez que ambos foram admitidos em data anterior à publicação da Lei n. 12.506/2011, ambos farão jus tão somente ao pagamento de aviso prévio de 30 dias.
	
	João é credor do pagamento de aviso prévio na razão de 93 dias, enquanto que José fará jus ao pagamento de aviso prévio de 105 dias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505793580)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(CESGRANRIO 2015) Um trabalhador viu rescindido o seu contrato de trabalho, tendo direito à percepção de aviso prévio. O empregado labutou por mais de vinte anos na empresa. Nesse caso, ele receberá, quanto ao aviso prévio, o correspondente a
		
	
	quarenta dias
	
	trinta dias
	
	cinquenta dias
	
	sessenta dias
	
	noventa dias
		
	
	1a Questão (Ref.: 201505793571)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(TRT - 7ª R.) Analise as proposições abaixo e assinale a opção correta. I. Em contraposição ao que estabelece a lei ao conceituar o empregador doméstico, a Consolidação das Leis do Trabalho consagra a finalidade lucrativa como elemento indissociável da noção de empregador comum. II. Ao empregador são atribuídos, com exclusividade, os riscos do empreendimento ou trabalho, compreensão que enaltece a proteção conferida ao empregado na relação jurídica estabelecida. Ocorrendo, porém, força maior ou prejuízos devidamente comprovados, o empregador poderá reduzir os salários dos seus empregados, desde que referida redução não seja superior a 25% do salário nominal do trabalhador e seja observado o salário mínimo. III. A despersonalização do empregador, ao tempo em que permite o prosseguimento da relação de emprego, empresta segurança ao trabalhador, preservando-o de alterações contratuais danosas. Cessando, porém, as atividades da empresa por morte do empregador, aos empregados será assegurada a percepção das indenizações cabíveis, inclusive a do aviso prévio. 
		
	
	Todas as proposições são verdadeiras.
	
	São falsas a primeira e a última, sendo verdadeira a segunda.
	
	Todas as proposições são falsas.
	
	São falsas as duas primeiras e verdadeira a última.
	
	Apenas a primeira proposição é falsa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505743918)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Sobre transferência de empregado, marque a ÚNICA alternativa CORRETA:
		
	
	3. Na transferência provisória é devido o adicional de 25% e na definitiva de 40%.
	
	2. Transferência pressupõe a alteração de um empregador para outro empregador.
	
	1. Ao empregador é permitido transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato.
	
	4. Os empregados exercentes de cargos de confiança e aqueles cujos contratos tenham a transferência como condição estão dispensados de anuírem a transferência quando a transferência é uma necessidade do empregador, contudo o adicional de transferência é devido. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505743917)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Marque F para FALSO e V para VERDADEIRO:
		
	
	( ) A participação nos lucros pode ser distribuída até quatro vezes por ano.
	
	( ) A participação nos lucros é o instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade.
	
	( ) Enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído.
	
	( ) Na equiparação salarial, a identidade de funções é ônus da prova do empregado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505231278)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Descumprir ordens gerais do empregador
		
	
	configura ato de indisciplina do empregado e constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, tipificado na Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	configura ato dedesídia do empregado e constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, tipificado na Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	configura ato de incontinência de conduta do empregado e constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, tipificado na Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	configura ato de insubordinação do empregado e constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, tipificado na Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	não constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, não havendo tipificação específica na Consolidação das Leis do Trabalho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505299630)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	ENADE 2012 
Tendo-se recusado a cumprir ordem lícita de serviço, um empregado foi advertido, por escrito, por seu gerente. Ao receber a advertência escrita, recusou-se a assinar cópia do documento do empregador, sob alegação de não concordar com seu conteúdo. Foi, então, despedido por justa causa, sob a imputação de ato de indisciplina. Nessa situação, infere-se que 
		
	
	a imputação de indisciplina ao empregado que se recusou a assinar a advertência foi medida tomada corretamente pela empresa.
	
	a empresa agiu corretamente ao despedir o empregado por justa causa com base na recusa dele de assinar a advertência escrita
	
	a recusa do empregado em assinar a advertência constitui caso de insubordinação, sendo possível a terminação fundada nesse motivo.
	
	o empregado agiu de forma ilegítima ao se recusar a assinar a advertência do gerente.
	
	a empresa errou ao demitir por justa causa o empregado que se recusou a cumprir ordem lícita de serviço, pois o gerente já o havia advertido.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201505767848)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre prescrição é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A prescrição bienal refere-se ao prazo em que o empregado pode ingressar com a reclamação trabalhista após a rescisão do contrato de trabalho.
	
	O prazo prescricional é diferente para trabalhadores rurais.
	
	O prazo quinquenal é ¿móvel¿, no sentido de que é contado para trás, a partir da data do ajuizamento da ação.
	
	A prescrição quinquenal é prejudicial de mérito
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505186249)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Segundo grande parte da doutrina, prescrição consiste na perda da pretensão pelo não exercício desse direito no prazo determinado por lei. A esse respeito, assinale a opção correta. 
		
	
	Não corre prazo prescricional contra menor de 16 anos, por ser absolutamente incapaz. Todavia, corre prazo prescricional para o maior de 16 anos e menor de 18 anos, por ser relativamente incapaz. 
	
	Para ações que versam sobre anotação da carteira de trabalho, não há prazo prescricional nem decadencial, em virtude da sua natureza meramente declaratória
	
	No caso de ação ajuizada em razão do não recolhimento da contribuição para o FGTS, a prescrição é de trinta anos, após a extinção do contrato de trabalho.
	
	A prescrição da pretensão relativa às parcelas remuneratórias não alcança o respectivo recolhimento da contribuição para o FGTS.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505231617)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A rescisão indireta do contrato de trabalho ocorre quando
		
	
	o empregado considera o contrato rescindido por culpa do empregador, em alguma das hipóteses previstas no art. 483 da CLT.
	
	a empresa encerra suas atividades por motivo de força maior.
	
	o empregado comete uma das faltas capituladas nas alíneas do art. 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
	
	o empregado pede demissão
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505222166)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	NÃO constitui justa causa para a rescisão do contrato de trabalho do empregado:
		
	
	prática aleatória de qualquer jogo de azar, pelo empregado, na sua vida particular sem qualquer consequência para o desempenho do trabalho;
	
	mau procedimento do empregado dentro do ambiente da empresa;
	
	negociação habitual do empregado, por conta própria, em atividade comercial do mesmo ramo da sua empresa e sem aquiescência do empregador;
	
	divulgação, pelo empregado, de simples segredo da empresa em que trabalha;
	
	desídia
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505189273)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A rescisão indireta é
		
	
	a demissão requerida pelo empregado
	
	a dissolução do contrato de trabalho sem justa causa
	
	a dissolução antecipada do contrato de trabalho, a prazo determinado, requerida pelo empregado
	
	a extinção do contrato de trabalho a prazo determinado. 
	
	a resolução do contrato de trabalho pelo empregado por falta grave do empregador. 
		
	
	1a Questão (Ref.: 201505305659)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quanto às convenções coletivas de trabalho é CORRETO afirmar: 
		
	
	Como normas coletivas têm uma abrangência menor do que os acordos coletivos de trabalho; 
	
	Não prevalecem diante de normas constitucionais, mesmo quando dispõem de forma mais favorável aos trabalhadores. 
	
	Podem ter vigência superior a 2 (dois) anos. 
	
	São normas coletivas de trabalho que produzem seus efeitos apenas quanto aos filiados às entidades representativas patronais e de trabalhadores;
	
	São exemplos de fontes formais autônomas do Direito do Trabalho;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505225150)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A deflagração de greve, no caso de atividades essenciais: 
		
	
	é abusiva. 
	
	constitui crime. 
	
	depende de prévia aprovação da autoridade competente. 
	
	depende de manutenção dos serviços indispensáveis. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505879358)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Procurador PGE PI 2008 CESPE) O exercício do direito de greve é uma garantia prevista na CF, e, no âmbito da iniciativa privada, esse direito é regulamentado pela Lei n. 7.783/1999, que estabelece algumas formalidades para o seu exercício. Essas formalidades não incluem o(a) 
		
	
	(E) ajuizamento prévio de dissídio coletivo na justiça do trabalho.
	
	(C) concessão de livre-acesso aos trabalhadores que não aderirem ao movimento grevista às dependências da empresa.
	
	(B) aferição de quorum previsto no estatuto do sindicato nas assembleias que deliberam pela paralisação.
	
	(D) manutenção dos serviços essenciais.
	
	(A) comunicação prévia da data de início da paralisação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505717115)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em relação às estabilidades provisórias no emprego, considere as proposições: I. A estabilidade é assegurada ao dirigente sindical eleito como titular e ao eleito como suplente. II. A estabilidade da gestante estende-se desde a confirmação da gravidez até 6 meses após o parto. III. A estabilidade do dirigente sindical vai desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato. IV. O empregado eleito para o cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes tem estabilidade desde a eleição até um ano após o término do mandato. V. O empregado acidentado no trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de 12 meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente. Está correto APENAS o que se afirma em 
		
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	II, IV e V.
	
	I, III e V.
	
	I, II e V.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505879411)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Procurador PGE-SP 2009 FCC) NÃO se trata de situação de estabilidade especial: 
		
	
	(B) empregado eleito para cargo de direção de comissão interna de prevençãode acidentes, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do seu mandato. 
	
	(E) empregado que sofreu acidente do trabalho, pelo prazo mínimo de doze meses, após a cessação do respectivo auxílio-doença.
	
	(C) empregado da Administração Pública direta, das autarquias e fundações de direito público, em exercício na data da promulgação da Constituição Federal de 1988, há pelo menos 5 anos continuados, sem o devido concurso público. 
	
	(D) empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
	
	(A) empregado eleito como dirigente de organização sindical, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do seu mandato.

Continue navegando