Buscar

AV 2015 SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0830_AVS_201201205761 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 
	Professor:
	DANIELE CRUZ DA SILVA FIGUEIREDO LUZ
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 03/07/2015 13:04:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201201469264)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Curso de Gestão de Recursos Humanos desenvolve no profissional formado uma visão sistêmica sobre a organização e especialmente a Área de Recursos Humanos. Oferece formação técnica sobre os diferentes processos, metodologias, instrumentos, técnicas e estratégias utilizados na área de recursos humanos. Em que processos o aluno que se formou no Curso de GRH poderá atuar na organização ? Exemplifique três possibilidades.
		
	
Resposta: Poderár atuá como consultor, gestor, em recrutamento e seleçã / recrutamento de pessoal.
	
Gabarito: Os alunos egressos do Curso de GRH podem atuar na área de planejamento, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, administração de pessoal, relações trabalhistas e sindicais e os relacionados à segurança dos recursos humanos dessas instituições, administração de cargos e salários, benefícios e outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201438772)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Estruturada a organização faz-se necessário criar mecanismos para que as pessoas participem do processo de criatividade haja vista que as organizações precisam de ideias para crescer e manter sua competitividade e ideia não surge por acaso. A área de RH pode incentivar os funcionários a usarem sua criatividade por meio de diversas ações. Baseado em seus estudos, cite 3 (três) dessas ações:
		
	
Resposta: A interação curricular fica evidente quando analizamos a grade curricula do curso e percebemos que as diciplinas estão atualizadas e coerente com a demanda de competencias do mercado. á ação de incentivo poderá ser atravéz de promoção, elogios e gratificação.
	
Gabarito: O Aluno deverá apresentar as seguintes opções- 1. Desenvolvendo a aceitação da mudança as pessoas precisam acreditar que a mudança trata benefícios; 2. Encorajando novas ideias os gestores da organização devem assumir, em discursos e ações, que são abertos as novas ideias e abordagens. 3. Permitindo maior integração propiciar um clima que facilite a interação dos funcionários com o seu grupo de trabalho e a organização como um todo, incentivando a troca de informações, o fluxo de ideias e novas perspectivas na resolução de problemas. 4. Tolerando erros os gestores devem assumir que tempo e recursos devem ser investidos na experimentação de novas ideias e, às vezes, não trazem a solução ou os resultados esperados. 5. Definindo objetivos claros e dê liberdade para alcança-los as pessoas devem ter propósito e direção para sua criatividade e os gestores de linha devem apontar e estabelecer limites razoáveis de tempo e custo para serem investidos no comportamento criativo. 6. Oferecendo reconhecimento motivação é à base do trabalho para as pessoas criativas. Ao oferecer reconhecimento, claro e tangível, tais como: prêmios, aumentos salariais, dentre outros a organização demostrar que o comportamento criativo é valorizado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201480750)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação ao ENADE analise as afirmações e escolha a opção correta:
I - É o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
II - A prova é composta de 40 questões no total, sendo 20 questões da parte de formação geral e 20 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Prova de Conhecimento específico da área vale 50% da nota.
III - Serve para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
		
	 
	Todas estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	
	Somente II está correta.
	 
	Somente I e III estão corretas.
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201835304)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários uma compreensão clara da "maneira como as coisas são feitas aqui". Ela oferece estabilidade à organização, contudo em determinadas situações poderá ser um obstáculo às mudanças. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
		
	
	A cultura organizacional forte não garante a convergência dos funcionários com os objetivos organizacionais.
	
	A cultura organizacional é dominante, não podendo coexistir com subculturas.
	
	O papel da cultura na influência do comportamento dos funcionários não recebe a importância merecida no ambiente de trabalho.
	 
	A cultura organizacional é um sistema compartilhado de valores, portanto indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização tendem a descrever a cultura organizacional em diferentes termos.
	 
	A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários recebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de gostarem ou não delas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201834942)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as dimensões da Responsabilidade Empresarial , considere as afirmativas abaixo: I - A filantropia envolve projetos de ação social, não ligados, necessariamente, aos negócios das empresas, sendo uma fonte de fundos para causas de caridade. II - As ações sociais buscam beneficiar alguns grupos, sendo insuficientes como o único parâmetro para avaliar a responsabilidade social de empresas. III- A responsabilidade social das empresas envolve atitude, ações e reações com diversos grupos sociais. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I, apenas.
	
	I e III, apenas
	
	II, apenas
	 
	I, II, III
	
	II e III, apenas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201864648)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existem algumas confusões em toda a sociedade na relação entre gênero e sexo. Sobre estes temas estão descritos abaixo algumas sentenças. Leia cada sentença atentamente e em seguida assinale a opção correta: I - O sentimento de masculinidade ou feminilidade que acompanha a pessoa ao longo da vida nem sempre está de acordo com o sexo biológico ou com a genitália da pessoa. II ¿ Sexo são as diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres. III ¿ Gênero é a maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história.
		
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201797710)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos tem como objetivo geral formar profissionais dotados de compreensão e estratégia que possam resolver problemas de ordem humana e intelectual nas organizações, ter liderança para assumir responsabilidade na parte administrativa e atender as demandas do setor produtivo e da sociedade. Assinale a alternativa que NÃO faz parte do objetivo específico do curso de Gestão de Recursos Humanos.
		
	 
	Recrutar e selecionar pessoas
	 
	Aplicar testes psicológicos de personalidade
	
	Diagnosticar, mensurar e propor melhorias para o clima organizacional
	
	Aplicar programas tradicionais e estratégicos de remuneração
	
	Implementar programas de treinamento e desenvolvimento
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201438807)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando a organização aplica o processo de seleção com base no modelo de competências, destacamos alguns benefícios gerados. Marquea alternativa correta:
		
	
	Melhor adequação entre pessoa e função, com consequente redução de custos e turnover (rotatividade de pessoal) da organização.
	
	Maior nível de produtividade e contribuição.
	
	Padronização do critério de avaliação de candidatos.
	 
	Todas estão corretas
	
	Melhor qualidade do processo seletivo, pela atração de candidatos mais adequados ao perfil de competências organizacionais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201438769)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estratégia SWOT baseia-se em eliminar os pontos fracos em áreas onde existem riscos e fortalecer os pontos fortes em áreas onde se identificam oportunidades. Os aspectos relacionados às OPORTUNIDADES se caracterizam por:
		
	
	Possibilitar e facilitar o aumento do desenvolvimento ou competitividade organizacional, através da obtenção de vantagens internas da empresa em relação às concorrentes
	
	Entender os aspectos negativos do ambiente que envolve a empresa com potencial para comprometer a vantagem competitiva que ela possui.
	
	Obter vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. São as competências da organização. Sua vantagem competitiva, a sua competência essencial, difícil de ser imitada
	 
	Compreender os aspectos positivos do ambiente que envolve a empresa com potencial de trazer-lhe vantagem competitiva. O sucesso da empresa depende da força do negócio e da competência para superar seus concorrentes
	
	Impedir ou dificultar o aumento do desenvolvimento ou competitividade organizacional e, por conseguinte gerando desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201844092)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia e analise as sentenças I, II e III abaixo e em seguida assinale a opção correta: I- O planejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de recursos humanos e o consequente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos, tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças. II- Planejamento Estratégico de Recursos Humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação organizacional futura. III- O processo do planejamento estratégico inicia-se a partir da visão, algumas vezes irrealista quanto aos ¿destinos¿ da empresa e submetida a uma avaliação racional e criteriosa das oportunidades e ameaças, em termos de mercado a explorar e recursos a aproveitar, que prejudicarão a empresa e suas oportunidade, considerando a realidade da empresa e de seus concorrentes. As opções I, II e III estão corretas. Apenas a opção I está correta. Apenas a opção II está correta Apenas a opção III está correta. Apenas as opções I e II estão corretas.
		
	
	Apenas a opção II está correta
	
	Apenas a opção I está correta.
	 
	Apenas as opções I e II estão corretas.
	 
	As opções I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a opção III está correta.

Outros materiais