Buscar

Abordagem Tradicional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abordagem Tradicional
Na abordagem tradicional o professor é o detentor de todo o saber. Nessa escola encontramos alunos que tem o dever apenas de ficar em silencio e prestar atenção ao que o professor fala. A aula apenas começa quando o professor for o único falando e todos estiverem atentos as suas ordens. Uma característica marcante da abordagem tradicional é que para o professor os alunos são como uma tabula rasa, para ele os conhecimentos que o aluno obtém durante sua vida não são validos, e que a cada novo assunto abordado o aluno é como um vazio, o aluno apenas saberá aquilo que o professor ensinar. Esse professor aprendeu que os alunos só podem obter um novo conhecimento se, e somente se, ele ensinar. E que com o seu nível de conhecimento ele irá transmitir isso para os alunos e eles aprenderam apenas submetendo-se à sua fala. Na de novo pode ou deve acontecer nesse tipo de abordagem, esse modelo resume-se a reprodução e repetição.
Pinóquio às avessas e a abordagem tradicional:
“[...] – Sabendo que Felipe era uma criança, ela explicou de forma bem fácil: - Programa é uma fila com todas as coisas que você deve aprender na escola, colocadas uma atrás da outra... - E... Professora... – Felipe continuou – quem é que diz quais são as coisas que devo aprender? Quem foi que colocou em fila as coisas que devo aprender? - Quem põe os conhecimentos em fila são pessoas muito inteligentes, do governo. - E como é que eles sabem o que quero aprender, se não me conhecem e moram longe de mim? - A escola não é para você aprender aquilo que quer – disse a professora. – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo. Tudo na ordem certa. Uma coisa de cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade...” (Rubens Alves) pag. 29, 30.
Como foi citado anteriormente na abordagem tradicional tudo o que é passado para o aluno baseia-se naquilo que diz o programa. Esse programa foi formulado e será aplicado na aprendizagem de vários alunos por anos.
“[...] – A professora chamo o menino e disse que que elefantes não eram cor- de- rosa nem verdes. Ele deveria pintar os elefantes da cor que eles eram. Felipe obedeceu. Passou a pintar os elefantes e todas as outras coisas do jeito que eram...” (Rubens Alves) pag. 36
Felipe tinha uma grande imaginação, mas a sua professora tinha uma ideia de ensino diferente, para ela a imaginação não deveria ser usada em sala de aula, e assim acontece na abordagem tradicional, as coisas devem ser mostradas da forma certa, de modo sistemático.
“[...] – Haviam longas esteiras onde se encontravam crianças, centenas delas, todas diferentes. A esteira entrava num túnel escuro e do outro lado saiam as crianças, todas iguaizinhas, saídas da forma, formadas...” (Rubens Alves) pag. 42
Na escola tradicional o professor ensina os alunos aquilo que é passado pelo programa, passa aquilo que é necessário para se tornar um profissional. E isso os torna todos iguais por que os alunos serão apenas reprodutores daquilo que lhes foi passado, serão uma cópia de seus professores.

Outros materiais