Buscar

Estagio II

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
THALITA CORDEIRO DE OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
150 HORAS
 
 Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em 
 EDUCAÇÃO FÍSICA - Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório II 
Professores:	
.
 
 
SUMÁRIO
1. DADOS DA ESCOLA ....................1
2. ENTREVISTA COM O PROFESSOR DA ESCOLA ......... 2
3. ATIVIDADE 1 – RESENHA DO ARTIGO.............. 4
4. ATIVIDADE 2 – ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE UMA DAS
SÉRIES DOS ANOS FINAIS DO ENSINIO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ano)......... 6
5. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO........................ 7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................ 23
5. ANEXOS ................................. 24
 1
DADOS DA ESCOLA
Nome da escola: 
Endereço: Cep: 75960000
Cidade: 
Telefone de contato: 
E-mail: 
Responsável (Diretor (a)): 
Séries ofertadas: educação infantil,fundamental 1 e 2 e ensino médio.
Número de alunos: 20 a 25 por turma.
 
Entrevista com o professor.
 2
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da escola: Colégio Máximo Ensino Positivo.
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular ( X ) 
Horário de funcionamento: Manhã ( x ) Tarde ( ) Noite ( ) 
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes físicos 
Salas de aula (quantas) _____16____
Secretaria ( 1 ) 	
Pátio interno ( 2 )
Pátio externo ( 0 )
Quadra coberta ( 1 ) Quadra aberta ( 0 )
Refeitório ( )
Cozinha ( 1 )
Sanitário feminino ( 2 ) 
Sanitário masculino ( 2 )
Sanitários para professores (1 )
Biblioteca (1 )
Sala de vídeo e TV ( 0 )
Sala de leitura ( 0 )
Laboratórios (1 ) 
Materiais:
Tipo e quantidade dos materiais usados nas aulas de educação física: 
Bolas de Volei (6) 
Bolas de Futsal ( 9) 
Bolas de Handebol (3) 
Bolas de Basquete (4) 
Bolas de Boracha (5 ) 
Rede de Volei ( 1 ) 
Arcos / Bambolês (20 ) 
Cordas pequenas ( 10 ) 
Cordas grandes (5 ) 
Colchonetes (15) 
Colchões ( X) 
Cones ( 10 ) 
Bastões (25 )
3. PROFISSIONAIS
Número de Diretores
Número de Professores de Educação Física: 2
Corpo docente – número de professores 43
ATIVIDADE 1 - RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO
O artigo A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇAO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE" traz as principais etapas do planejamento que darão uma visão do que é necessário e adequado para o professor e seus alunos. Além de conceituarem diversos tipos de projetos e planos.
O texto explica que o planejamento só passou a ser bem definido no século XX, após a revolução comunista, já no mundo capitalista essa ideia só passou a ser utilizada depois da segunda guerra mundial, os governos tiveram grande adesão, e então outras instituições sentirão a necessidade de também aderir ao planejamento, por causa do advento das novas forças de produção, havia a necessidade de suprir as grandes demandas do comércio que surgiam, neste momento então há universalização do planejamento.
A realidade não é diferente na educação, porém o planejamento foi estabelecido de acordo com as regras capitalistas e seus fins monopolistas. No Brasil o conceito de planejamento é adotado em plena ditadura militar e escondia sentidos autocráticos, os militares faziam constantes fiscalizações para determina aquilo que deveria ser ensinado.
No princípio o planejamento era utilizado como ferramenta de controlar a ação dos professores de modo a não interferir no regime político da época. Já nos dias atuais, o planejamento é uma ferramenta pedagógica, que organizar e subsidiar o trabalho do professor, preparando o profissional para os desafios das salas de aulas, porém o esse é um tema abrangente no qual devemos partir do princípio que o professor deve não só ensinar os conteúdos, mas também torna os alunos aptos atuarem dentro da sociedade, sendo assim, o professor deve preparar o plano aula de modo que o aluno possa compreender a relevância do que está sendo ensinado."CASTRO, Patricia Aparecida Pereira Penkal; TUCUNDUVA, Cristiane Costa; ARNS, Elaine Mandelli. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do Professor em sua prática docente. ATHENA - Revista Científica de Educação - v. 10, n. 10, jan./jun. 2008.
Um elemento-chave do ensino eficaz reside no planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem realizadas na escola, particularmente na sala de aula. Esse planejamento deve ser feito para cada dia de aula e é parte das responsabilidades profissionais do professor. Sem ele, os objetivos de aprendizagem perdem o sentido. Por isso, um plano de aula deve conter, ainda que de maneira resumida, as decisões pedagógicas do professor a respeito do que ensinar, como ensinar e como avaliar o que ensinou. Não se deve esperar que um plano de aula sirva, da mesma maneira, para professores diferentes. Ele é um instrumento individual de trabalho e deve ser desenvolvido para atingir os objetivos de cada turma, em separado.Entretanto, seja o professor experiente ou iniciante, seu plano de aula deve conter uma estrutura básica, que é a mesma para todos os casos. O que pode variar é o nível de detalhe e a forma de registro, que alteram de acordo com a experiência e o estilo de cada professor.Sua adequação depende de dois critérios: utilidade para o professor e eficácia para que os alunos aprendam. Se o professor não tem qualquer ideia a respeito do que pretende com uma aula, dificilmente saberá se atingiu seus objetivos.Não existe uma forma única ou ideal para elaborar um plano de aula. O formato do plano depende da escola, da disciplina, do professor, de sua experiência com a matéria e com os alunos. O que importa é sua utilidade para ajudar as decisões do professor e seu impacto na aprendizagem dos alunos. 
"A citação demonstra a dimensão da necessidade de se compreender a importância do ato de planejar, não apenas no nosso dia-a-dia, mas principalmente, no dia-a-dia de sala de aula.
Para Moretto (2007), planejar é organizar ações. Essa é uma definição simples
mas que mostra uma dimensão da importância do ato de planejar, uma vez que o
planejamento deve existir para facilitar o trabalho tanto do professor como do aluno.
O planejamento deve ser uma organização das ideias e informações."
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇAO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE, deixa claro a importância da sintonização dos projetos e planos que devem seguir juntos assim como o aluno com suas diferenças e suas culturas, para cada situação existe um tipo específico e único de se planejar uma aula. E a grande e contraditória polêmica em ser um ato obrigatório o planejar, fazer só para cumprir ou para preencher o caderno. Mesmo com tantas comprovações da importância do planejamento, ainda existem professores que insistem em seguir um ideia que "eu estudei,já sei dar aula".
"Alguns autores sugerem que o planejamentotenha algumas etapas principais,
pois serão estas etapas que darão uma visão do que é necessário e conveniente ao professor e aos alunos. São elas:"
Embora o planejamento seja reconhecido como condição necessária para que a ação produza de maneira mais adequada os resultados desejados, se observa que muitas pessoas resistem a se envolver nesta função.O planejamento envolve habilidades de análise, previsão e decisão. Mais especificamente, habilidades de identificar necessidades, estabelecer prioridades, analisar alternativas de ação, definir objetivos, estabelecer estratégias, atividades e cronogramas de ação ajustados e definir programa de avaliação preciso e ajustado.
"Cada professor faz seu plano de sua maneira, conforme necessidade da sua sala, mas é preciso seguir algumas etapas que são o norte do nosso planejamento.A partir das definições das principais etapas que devem conter um planejamento,
o professor já tem condições necessárias para fazê-lo e utilizá-lo adequadamente.
Vale lembrar, porém, que segundo Menegolla & Sant’anna (2001, p. 46), não existe
um modelo único de planejamento e sim vários esquemas e modelos. Também não
existe um modelo melhor do que o outro, cabe ao professor escolher aquele que
melhor atenda suas necessidades bem como as de seus alunos, que seja funcional
e de bons resultados".
Devemos iniciar com o OBJETIVO, o que eu quero que meu aluno aprenda com aquela atividade, em seguida vem o CONTEÚDO que como o nome mesmo diz, é o assunto que vamos desenvolver dentro do meu objetivo que quero atingir,o próximo é METODOLOGIA, que são as atividades,procedimentos e técnicas que serão aplicadas para melhor aprendizado do contéudo e finalmente a AVALIAÇÃO que é todo momento do aprendizado.
Assim como todo aluno tem suas particularidades, o professor também tem, o que deixa a vontade ao substituir as diferentes palavras dessas etapas que por outras do mesmo significado. Isso não torna seu planejamento errado ou certo, pois o que podemos observar nessa resenha é exatamente isso, além da sua importância, a liberdade de ser o próprio autor transformando ideias, não apenas em escritas e sim em atividades concretas,pois nada adianta um caderno cheio de palavras, se não são executadas. 
 NÃO possível , simplesmente levantar e dar aula,é preciso uma elaboração de conteúdo, algo que desperte um olhar prazeroso dos alunos, para que consequêntemente se possa passar o conhecimento de forma que eles possam entender, mesmo cada um com suas particularidades.
A velha ditadora do planejamento forjado, ficou para trás é preciso mudar os conceitos, o que antes funcionava,talvez hoje não funcione. Esquecer velhos hábitos, e parar de dar desculpas, pois nenhum professor é "presos" por antigas demilitações ou supervisionados pelo conteúdo a ser ministrado.
Mudamos dia após dia,crescemos e evoluimos e temos que seguir o mesmo racíocinio, pois como formadores de opniões, temos que ser o ponto de partida. Então dar importância em nosso trabalho é valoriza-ló como um todo,começando de algum jeito a mudar, renovar aulas que sejam realmente atrativas, para que o desenvolvimento seja realmente tanto de aprendizado, como de prazer.
Fazendo o melhor com seu tempo gasto planejando, e não inventando ou talvez enrolando,com toda certeza não há êxito isso no quesito educação.
 
 
 
 Colégio Máximo de Ensino POSITIVO
	PLANO DE TRABALHO DOCENTE – ANO 2019
	
	Ano Letivo: 2019
	(X ) Ensino fundamental
	Professor (a): Paulo Henrique Ribeiro Dutra
	Turma: 7ºano
	Período: ( x ) Matutino ( ) Vespertino
	Objetivo Geral da Disciplina:Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio,aprendendo mais sobre o lado teórico e prático do esporte(handebol),estimulando a criatividade com jogos tradicionais e os adaptando,consequentemente os resgatando.
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	1º SEMESTRE 
	OBJETIVOS 
	CONTEÚDOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS
	METODOLOGIA/RECURSOS
	AVALIAÇÃO
	- aprimorar os fundamentos do esporte;
conhecer a história do esporte,como nasceu,quem criou e suas respectivas regras;
- entender sistema 4x2;
recconhecer diferentes vivências do esporte,no tempo,espaço-lazer e de rendimento,ou de melhorar aptidão física e saúde.
identificar as principais lesões que ocorrem com os praticantes do esporte, causas e prevenção;
os benefícios do esporte a saúde;
retomada nos fundamentos básicos aprendidos em anos anteriores,e ensinando outras possibilidades de passes;
vivenciar,recriar e descobrir outras brincadeiras através da dança e outros;
trabalhar e desenvolver lateralidade,equilíbrio,noção corporal,coordenação motora;
aprimorar antigas brincadeiras, trabalhando a criatividade e a imaginção;
	handebol;
jogos cooperativos;
resgate de brincadeiras;
brincadeiras tradicionais;
brincadeiras modernas e antigas adpatadas;
dança;
	aprimoramento dos fundamentos do handebol;
curiosidades sobre a história e regras do jogo;
aprimoramento dos fundamentos;
discutir noções de ética durante o jogo e relacionando a diferentes situações em sociedade;
regras, e noções de arbitragem;
jogo propriamente dito;
organização de campeonato com a turma estabelecendo regras oficiais (arbitro,mesarios,fiscais de linha e etc.
propor vivências de atividades esportivas,recreativas e cooperativas;
aulas com fundamentos adaptadas através de brincadeiras;
pesquisa de campo;
prova e avaliações de diagnóstico;
-
	. a avaliação se dá de forma constante,partindo de uma avaliação diagnóstica,acompanhando evolução do aluno conforme o bimestre;
avaliação prática através da observação como progresso individual de cada aluno e relacionamento interpessoal-cooperativo;
avaliação de forma escrita,teórica ou oral.
avaliação diagnóstica direta sobre a prática dos conteúdos;
pesquisa escrita da práticas dos conteúdos;
pesquisa escrita da tática do ataque e da defesa;
campeonato que o aluno deverá participar em alguma etapa do jogo
 Colégio Máximo de Ensino POSITIVO
	PLANO DE TRABALHO DOCENTE – ANO 2019
	
	Ano Letivo: 2019
	(X ) Ensino fundamental
	Professor (a): Paulo Henrique Ribeiro Dutra
	Turma: 7ºano
	Período: ( x ) Matutino ( ) Vespertino
	Objetivo Geral da Disciplina: Temos como objetivo repassar o histórico e a evolução dos esportes mais praticados no âmbito escolar ( Futsal - Vôlei ) sempre lembrando que os esportes coletivos podem ser praticados de forma competitiva ou como atividade recreativa e de lazer. Trabalhando a inclusão do índividuo como um todo.
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	2.º SEMESTRE 
	OBJETIVOS 
	CONTEÚDOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS
	METODOLOGIA/RECURSOS
	AVALIAÇÃO
	- aprimorar os fundamentos do esporte;
conhecer a história do esporte,como nasceu,quem criou e suas respectivas regras;
- entender sistema 
recconhecer diferentes vivências do esporte,no tempo,espaço-lazer e de rendimento,ou de melhorar a aptidão fisíca e saúde.
identificar as principais lesões que ocorrem com os praticantes do esporte, causas e prevenção;
os benefícios do esporte a saúde;
retomada nos fundamentos básicos aprendidos em anos anteriores,e ensinando outras possibilidades de passes.
ação 
a
	
ESPORTES COLETIVOS
VOLEIBOL
jogos cooperativos;
jogos de socialização;
revisão;
	aprimoramento dos fundamentos do vôlei ;
curiosidades sobre a história e regras do jogo;
aprimoramentodos fundamentos;
discutir noções de ética durante o jogo e relacionando a diferentes situações em sociedade;
regras, e noções de arbitragem;
jogo propriamente dito;
organização de campeonato com a turma estabelecendo regras oficiais (arbitro,mesarios,fiscais de linha e etc.
propor vivências de atividades esportivas,recreativas e cooperativas;
pique corrente;
jogos de rua;
aulas expositivas;
caminhada;
corrida;
cabo de guerra;
brincadeira com cordas; 
trabalho com bolas;
aulas práticas;
	a avaliação se dá de forma constante,partindo de uma avaliação diagnóstica,acompanhando evolução do aluno conforme o bimestre;
avaliação prática através da observação como progresso individual de cada aluno e relacionamento interpessoal-cooperativo;
avaliação de forma escrita,teórica ou oral.
avaliação diagnóstica direta sobre a prática dos conteúdos;
pesquisa escrita da práticas dos conteúdos;
pesquisa escrita da tática do ataque e da defesa;
campeonato que o aluno deverá participar em alguma etapa do jogo;
 COLÉGIO MÁXIMO ENSINO POSITIVO
	PLANO DE TRABALHO DOCENTE – ANO 2019
	
	Ano Letivo: 2019
	(X ) Ensino fundamental
	Professor (a): Paulo Henrique Ribeiro Dutra
	Turma: 7º ano
	Período: ( x ) Matutino ( ) Vespertino
	Objetivo Geral da Disciplina: conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.Abordando especificamente a aptidão física,oferecer ao aluno parâmetros para a elaboração de conhecimentos sobre atividade física para o bem-estar e a saúde.
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	3º SEMESTRE 
	OBJETIVOS 
	CONTEÚDOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS
	METODOLOGIA/RECURSOS
	AVALIAÇÃO
	Compreensão, análise e crítica de regras, técnicas e táticas de modalidades esportivas conforme definidas pelas federações internacionais, bem como o início da prática de diferentes modalidade;
 A refletir sobre o efeito da prática esportiva no corpo e relacionar saúde com atividade física;
Conhecimento sobre as diversas capacidades e habilidades motoras, os exercícios que as desenvolvem e como funcionam os órgãos do corpo durante a prática da atividade física. 
A refletir sobre o que pratica, o que conhece, como aprendeu e estabelecer uma abertura para a ampliação de conhecimentos. Identificar as práticas mais veiculadas pela mídia.
Investigação e interpretação do universo lúdico da cultura do corpo, das dimensões socioculturais do lazer, das políticas públicas de esporte, do sentido ético-estético do corpo e das manifestações dançantes da cultura brasileira.
A conhecer as expressões da cultura de movimento e relacionar as próprias experiências corporais com elas;
Possibilitar aos alunos condições para que se apropriem dos aspectos diversos contidos nos esportes, situando-os no contexto escolar.
Sistematizar o conhecimento do aprendente acerca dos esportes
	
fisiologia humana;
cultura do movimento;
jogos e brincadeiras;
basquete;
histórico e regras do jogo;
jogos cooperativos;
jogos de socialização;
manifestações culturais;
	leitura de práticas corporais;
fundamentos de fisiologia humana;
pesquisa de cultura do movimento;
Com o uso de pôsteres, vídeos e outros materiais audiovisuais, o professor deve aumentar os conhecimentos dos estudantes sobre o próprio corpo.
Por meio de vídeos ou da ida a eventos. O professor elabora um registro do que foi levantado pelo grupo e identifica o que precisa ser pesquisado sobre a prática em questão: origem, popularização, espaço ocupado na mídia e facilidade para a prática.
Pesquisa em diferentes mídias para identificar o que os alunos sabem sobre distintas práticas corporais;
Buscar informações sobre a história de vida de cada um, suas vinculações socioculturais e seus desejos para estabelecer uma relação entre a cultura de movimento e seu repertório. A análise de festas comunitárias, a observação das pessoas em parques e praças e do meio como os estudantes se deslocam até a escola (a pé, de bicicleta, skate etc.) estimulam estudos e reflexões.
-Participar de situações de socialização;
 Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
Interpretar os resultados expostos em gráficos;
	. Avaliação do aluno: Acontecerá durante o desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente;
avaliação prática através da observação como progresso individual de cada aluno e relacionamento interpessoal-cooperativo;
avaliação diagnóstica direta sobre a prática dos conteúdos;
campeonato que o aluno deverá participar em alguma etapa do jogo;
modelo avaliativo diário sobre o desenvolvimento e participação do aluno nas atividades propostas;
 COLÉGIO MÁXIMO ENSINO POSITIVO
	PLANO DE TRABALHO DOCENTE – ANO 2019
	
	Ano Letivo: 2019
	(X ) Ensino fundamental
	Professor (a): Paulo Henrique Ribeiro Dutra
	Turma: 7ºANO
	Período: ( x ) Matutino ( ) Vespertino
	Objetivo Geral da Disciplina: Os objetivos estão intimamente ligados ao desenvolvimento psicomotor da criança, propondo-se a estimular a desenvolver as estruturas psicomotoras, educando os movimentos, aumentando as qualidades físicas, desenvolvendo o aspecto social do indivíduo (inclusão social), sua criatividade e imaginação.
	EDUCAÇÃO FÍS
	4ºSEMESTRE
	OBJETIVOS 
	CONTEÚDOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS
	METODOLOGIA/RECURSOS
	AVALIAÇÃO
	Desenvolver com os alunos atividades que melhorem as técnicas dos fundamentos do futsal ( drible,passe, cabeceio, controle, condução, chute, domínio).
Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias no deslocamento do corpo e objetos.
alertar sobre os malefícios da vida sedentária;
conhecer e vivenciar os fundamentos do futsal,além de trabalhar o controle e o trabalho em equipe;
aperfeiçoar os fundamentos aprendidos;
Diferenciar a capoeira angola da capoeira regional;
Identificar os elementos básicos da capoeira;
Conhecer a história dos
temas estudados;
 Conhecer características de
cada modalidade de ginástica;
 Vivenciar elementos
ginásticos de cada modalidade;
 Compreender os benefícios
dos exercícios físicos na promoção
da saúde e qualidade de vida;
Compreender a relação entre exercício físico, crescimento e postura;
	
Futsal;
Jogos cooperativos;
Sedentátismo e suas consequências;
Jogo pré-desportivo;
Jogos Populare; 
Jogos de Raquete;
 Jogos de Salão;
Capoeira;
Ginástica;
	aprimoramento dos fundamentos do vôlei ;
curiosidades sobre a história e regras do jogo;
aprimoramento dos fundamentos;
discutir noções de ética durante o jogo e relacionando a diferentes situações em sociedade;
regras, e noções de arbitragem;
jogo propriamente dito;
organização de campeonato com a turma estabelecendo regras oficiais (arbitro,mesarios,fiscais de linha e etc.
Aquecimentos ;
 Técnicas;
 Passe Futsal
Futebol em dupla;
Futebol com pano de chão;
Foge com a bolaTática 4 x 0;
Futbeisebol;
Treino da visão periférica, do rápido raciocínio e do tempo de reação;
Chutebo;
Futebol de 3 Campos;
Fundamentos do Futsal;
método expositivo, vídeo aulas;
 
	. Avaliação do aluno: Acontecerá durante o desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente;
avaliação diagnóstica direta sobre a prática dos conteúdos;
modelo avaliativo diário;
avaliações teóricassobre regras e fundamentos;
participação de aulas práticas e teóricas;
 .
Planos de aula 6º ao 9º
-
	PLANO DE AULA NÚMERO 1
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 11/03/2019
	Horário: 
	Ano: 6º Turma:
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: TOCAR O CEGO 
	Conteúdo: ESPERTEZA,ATENÇÃO E SENTIDOS/PERSPICÁCIA E ATENÇÃO
	Objetivo: Desenvolvimento-perspectivo
	Recursos materiais: ESPAÇO-BOLA
	Procedimentos didáticos:
 ALONGAMENTO RÍTMICO
Atividade 1:
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
Atividade 2: 
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
 
	Avaliação: Foi bem desenvolviido as atiividades com muito prazer e atingido o objetivo.
	PLANO DE AULA NÚMERO 2
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 11/03/2019
	Horário: 
	Ano: 7º Turma:
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: Brincadeira do lenço.
	Conteúdo: Coordenação e lateralidade.
	Objetivo: trabalhar a argilidade,concentração,paciência,atenção e destreza de movimentos.
	Recursos materiais: lenço,espaço.
	Procedimentos didáticos:
Nome da atividade: BRINCADEIRA DO LENÇO
Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos de 10 alunos que ficarão assentados em fila na ordem que desejarem. O professor entrega um lenço ao primeiro aluno de cada fila. Ao ouvir o sinal de início, o primeiro aluno se levantará e amarrará o lenço com um nó, no braço direito, do seu colega de trás. O segundo de cada fileira terá que desamarrar o nó com a mão esquerda, levantar-se e amarrar novamente, no braço direito do terceiro aluno de sua fila, e assim sucessivamente. Chegando ao último este fará o caminho inverso em direção ao primeiro, amarrando agora no braço esquerdo do penúltimo fazendo com que este desamarre com a mão direita, e assim sucessivamente. Vencerá a equipe em que o primeiro aluno da fila se levantar, com o retorno do lenço a sua mão, e abanar o lenço primeiro.
Reflexão: Nessa atividade a paciência era um elemento importante, pois ao desempenhar uma tarefa onde as dificuldades são evidentes, quanto mais afobado ficamos mais cometemos erros, ficamos nervosos e provocamos a demora do resultado.
 
	Avaliação: A aula gerou um pouco de confusão, mas logo logo se adpataram e se sairam bem.
	PLANO DE AULA NÚMERO 3
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 12/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8ª Turma:
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: Prática de corrida
	Conteúdo:LATERALIDADE
	Objetivo: TRABALHAR COOPERAÇÃO E ARGILIDADE 
	Recursos materiais: cordas, pneus, bambolês, cones, elástico, giz, etc
	Procedimentos didáticos:
Alongamento estático coletivo.
Desenvolvimento: Dividir a turma em equipes de 6-10 participantes!
Cada equipe, uma de cada vez, deverá montar um circuito de corrida. O professor deve combinar um tempo que cada equipe terá para organizar o circuito (Ex: 5 minutos). Após pronto todas as equipes deverão experimentar o circuito.
Para aumentar a motivação da atividade o professor pode cronometrar o tempo de cada equipe na realização dos circuitos, e ao final anunciar a equipe campeã.
 
	Avaliação: Todos os objetivos foram atingidos.
	PLANO DE AULA NÚMERO 4
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 12/03/2019
	Horário:
	Ano: 9ª Turma:
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: CARIMBOL 
	Conteúdo: Apresentar o conteúdo Jogos e Brincadeiras Populares de uma forma lúdica para um maior intendimento por parte dos alunos.
	Objetivo: TRABALHAR COORDENAÇÃO,ATENÇÃO,LATERALIDADE E ARGILIDADE.
	Recursos materiais: BOLAS E ESPAÇO
	
ALONGAMENTO RITMICO;
Atividade 1: CARIMBOL – Alunos dispostos na quadra. Serão escolhidos dois (2) pegadores, estes com posse de uma bola de iniciação, tentarão carimbar os demais. O pegador que estiver com a posse da bola, não poderá se movimentar, enquanto o outro pegador e os demais alunos podem. O aluno que for carimbado, irá ajudar os demais pegadores.BANDEIRA (ADAPTADO) – Alunos divididos em equipes e dispostos em lados opostos da quadra de voleibol. O objetivo do jogo é passar pela barreira de alunos e chegar até o outro lado onde estará uma bola de basquete. O aluno que for pego no campo adversário antes de chegar a bola ficará parado no lugar. Se conseguir chegar até a bola, os demais da equipe poderão passar para o campo adversário, onde terão que trocar passes entre todos os companheiros, sem ser interditado pela outra. Se interditado, o ponto vai para a equipe adversária.FUTEBOL/FUTSAL
 
	Avaliação: todos os objetivos foram atingidos.
	PLANO DE AULA NÚMERO 5
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 13/03/2019
	Horário: 
	Ano: 6º Turma:
	Nº de alunos: 18
	Tema da aula: PINOBOL. 
	Conteúdo: JOGOS E BRINCADEIRAS.
	Objetivo: TRABALHAR A CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA E A COOPERAÇÃO.
	Recursos materiais: QUADRA,CONE E BOLA
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO ESTÁTICO 10 A 20 MINUTOS.
AQUECIMENTO ANDAR PARA FRENTE E PARA TRÁS.
São espalhados aleatoriamente pelo pátio. Se não houver esses cones, a dica é usar baldes ou banquinhos e cadeiras pequenas de plástico. "Quanto maior o número de cones, mais difícil fica o jogo. 
Ela divide os estudantes em duas equipes, que ficam em fila indiana, uma ao lado da outra. Apenas dois alunos - um de cada equipe - competem de cada vez. O jogador da equipe A precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da B tem como objetivo derrubar os cones - o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo. Priscilla dá a partida e cronometra cada etapa. Quando o aluno da B é atingido, ele é substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o jogador da equipe A assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo.
 
	Avaliação: OBJETIVOS ALCANÇADOS COM ÊXITO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 6
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 13/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8º Turma:
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: PIQUE BANDEIRAConteúdo: JOGOS E BRINCADEIRAS
	Objetivo: Apresentar o conteúdo Jogos e Brincadeiras Populares de uma forma lúdica para um maior intendimento por parte dos alunos.
	Recursos materiais: 2 bambolês e 2 bolas de futsal,QUADRA DO NÚCLEO.
	Procedimentos didáticos:
- ALONGAMENTO ESTÁTICO,
AQUECIMENTO: CORRIDA
- Disposição da turma: divididos em dois times de 9 alunos posicionados em lados opostos da quadra esportiva.
- Material utilizado: 2 bambolês e 2 bolas de futsal.
- descrição da atividade: O objetivo do jogo é conseguir resgatar a bandeirinha (bola), que se encontra em um círculo demarcado no campo adversário e trazer a mesma para o seu campo. Se algum participante for tocado (colado) no campo adversário deverá ficar parado até que seja resgatado (descolado) por um companheiro do seu time.
 
	Avaliação: JOGO MUITO BEM DESENVOLVIDO,REALIZADO COM SUCESSO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 7
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 14/03/2019
	Horário: 
	Ano: 9ª Turma:
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: REDE HUMANA 
	Conteúdo: RAPIDEZ.
	Objetivo: TRABALHAR O ESTILO DO JOGO.
	Recursos materiais: QUADRA ,CONES E BOLA
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO.
CORRIDA DE AQUECIMENTO ENTRE CONES.
Atividade 1: 
REDE HUMANA – Alunos dispostos em meia quadra, serão divididos em três equipes de números iguais. Uma das equipes será a rede humana. Esses serão dispostos um do lado do outro, virados para a equipe que estiver com a posse de bola. As outras duas equipes estarão separadas pela rede humana (uma em cada lado). A equipe que tiver a posse da bola, terá que jogar para o outro lado, sem que a bola seja bloqueada pela rede humana. A equipe que tiver sua bola bloqueada, passa a ser a rede humana.
	Avaliação: COM MUITA QUALIDADE CONSEGUIMOS OS OBJETIVOS PROPOSTOS.
	PLANO DE AULA NÚMERO 8
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 14/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8º Turma:
	Tema da aula: TOCAR O CEGO 
	Conteúdo: ESPERTEZA,ATENÇÃO E SENTIDOS/PERSPICÁCIA E ATENÇÃO
	Objetivo: Desenvolvimento-perspectivo
	Recursos materiais: ESPAÇO-BOLA
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1:
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
Atividade 2: 
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
 
	Avaliação:COOPERATIVOS E PARTICIPATIVOS.
	PLANO DE AULA NÚMERO 9
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 15/03/2019
	Horário: 
	Ano: 7ª Turma:
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: Prática de corrida
	Conteúdo: LATERALIDADE,MOVIMENTO E ARGILIDADE.
	Objetivo: TRABALHAR MOVIMENTO,COOPERAÇÃO.
	Recursos materiais: cordas, pneus, bambolês, cones, elástico, giz, etc. 
	Procedimentos didáticos:
Alongamento estático coletivo.
Desenvolvimento: Dividir a turma em equipes de 6-10 participantes!
 Cada equipe, uma de cada vez, deverá montar um circuito de corrida. O professor deve combinar um tempo que cada equipe terá para organizar o circuito (Ex: 5 minutos). Após pronto todas as equipes deverão experimentar o circuito.
Para aumentar a motivação da atividade o professor pode cronometrar o tempo de cada equipe na realização dos circuitos, e ao final anunciar a equipe campeã.
 
	Avaliação: a turma se saiu muito bem cooperativos e introzados.
	PLANO DE AULA NÚMERO 10
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 15/03/2019
	Horário: 
	Ano: 6º Turma:
	Nº de alunos: 18
	Tema da aula: CARIMBOL 
	Conteúdo: Apresentar o conteúdo Jogos e Brincadeiras Populares de uma forma lúdica para um maior intendimento por parte dos alunos.
	Objetivo: TRABALHAR COORDENAÇÃO,ATENÇÃO,LATERALIDADE E ARGILIDADE.
	Recursos materiais: BOLAS E ESPAÇO
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: CARIMBOL – Alunos dispostos na quadra. Serão escolhidos dois (2) pegadores, estes com posse de uma bola de iniciação, tentarão carimbar os demais. O pegador que estiver com a posse da bola, não poderá se movimentar, enquanto o outro pegador e os demais alunos podem. O aluno que for carimbado, irá ajudar os demais pegadores.BANDEIRA (ADAPTADO) – Alunos divididos em equipes e dispostos em lados opostos da quadra de voleibol. O objetivo do jogo é passar pela barreira de alunos e chegar até o outro lado onde estará uma bola de basquete. O aluno que for pego no campo adversário antes de chegar a bola ficará parado no lugar. Se conseguir chegar até a bola, os demais da equipe poderão passar para o campo adversário, onde terão que trocar passes entre todos os companheiros, sem ser interditado pela outra. Se interditado, o ponto vai para a equipe adversária.FUTEBOL/FUTSAL.
	Avaliação: descrever aqui se os objetivos foram atingidos com um comentário sobre o motivo.
	PLANO DE AULA NÚMERO 11
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 18/03/2019
	Horário: 
	Ano 6º Turma:
	Nº de alunos: 18
	Tema da aula: introdução da história do futsal. 
	Conteúdo: futsal
	Objetivo: conhecer a história e como nasceu o futsal.
	Recursos materiais: televisão.
	Procedimentos didáticos;
Atividade em sala:
 
Aula sobre a história e regras do jogo.
https://www.youtube.com/watch?v=PBypxZ6YaOw link do vídeo.
 
ATIVIDADE XEROCOPIADA SOBRE O TEMA,PERGUNTAS SOBRE REGRAS DO JOGO.
	Avaliação: AULA COM MUITAS PERGUNTAS E INTERESSE SOBRE O JOGO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 12
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 18/03/2019
	Horário: 
	Ano: 7º Turma:
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: HANDEBOL 
	Conteúdo: INICIAÇÃO DO JOGO.
	Objetivo: CONHECER AS REGRAS E A SUA HISTÓRIA.
	Recursos materiais: TELEVISÃO
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1:
Procedimentos didáticos:
 AULA EM SALA:
MOSTRAR O VIDEO DESSE LINK E TIRAR DÚVIDAS.
https://www.youtube.com/watch?v=PBypxZ6YaOwHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=PBypxZ6YaOw&t=63s"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=PBypxZ6YaOw&t=63s"t=63s
 
	Avaliação: descrever aqui se os objetivos foram atingidos com um comentário sobre o motivo.
	PLANO DEAULA NÚMERO 13
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 19/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8º Turma:
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: INICIAÇÃO DO VOLEI. 
	Conteúdo: VOLEI
	Objetivo: CONHECER O ESPORTE E SUA HISTÓRIA.
	Recursos materiais: TELEVISÃO.
	Procedimentos d02019os:
Atividade 1: 
MOSTRAR O VIDEO PARA OS ALUNOS MOSTRANDO A HISTÓRIA E REGRAS SOBRE O ESPORTE.
/www.youtube.com/watch?v=8l5OhmLe86A
 
ATIVIDADE 2
RESPONDER UM QUESTIONÁRIO FEITO PELO PROFESSOR COM 10 PERGUNTAS COM SUAS PALAVRAS.
	Avaliação: BOM APROVEITAMENTO, QUESTIONÁRIO BEM PROVEITOSO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 14
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 19/03/2019
	Horário: 
	Ano: 9ª Turma:
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: BASQUETE 
	Conteúdo: BASQUETE
	Objetivo: TRABALHAR EM CONJUNTO OS CONCEITOS APRENDIDOS.
	Recursos materiais: BOLA,CESTA E QUADRA.
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO;
AQUECIMENTO EM VOLTA DA QUADRA 10 MINUTOS.
CESTA/GOL EM MOVIMENTO – Alunos divididos em equipes. Será escolhido um aluno em cada equipe, e este estará segurando um bambolê a altura dos ombros e poderá se locomover pela quadra, não possibilitando a outra equipe realizar pontos. O objetivo do jogo é realizar o maior número de pontos na equipe adversária, acertando a bola dentro do bambolê. Usar bola de iniciação.
 
C
	Avaliação: OBJETIVOS ALCANÇADOS COM SUCESSO!
	PLANO DE AULA NÚMERO 15
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 20/03/2019
	Horário: 
	Ano: 6º Turma:
	Nº de alunos: 18
	Tema da aula: JOGOS DOS 10 PASSES 
	Conteúdo: JOGOS E BRINCADEIRAS.
	Objetivo: ESTIMULAR A COMPETIÇÃO ENTRE AS EQUIPES.
	Recursos materiais: bola.
	Procedimentos didáticos:
Aquecimento;
CORRIDA (10 MINUTOS)
JOGO DOS 10 PASSES – Alunos divididos em equipes e dispostos na quadra. Uma das equipes de posse da bola, irá iniciar a atividade. O objetivo do jogo é realizar 10 passes com os pés, sem ser interceptado pela equipe adversária. A mesma atividade pode ser realizada como jogo pré-desportivo para basquete e handebol, utilizando as mãos para trocar os passes.
 Alongamento.
 
	Avaliação: MUITO BOM,ELES GOSTARAM MUITO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 16
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data 20/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8º Turma:
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: QUEIMADA: TRADICIONAL E QUATRO CANTOS OU AMERICANA
JOGO QUE PREFERIREM. 
	Conteúdo: JOGOS E BRINCADEIRAS
	Objetivo: VELOCIDADE
	Recursos materiais: NENHUM
I
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: 
ALONGAMENTO
AQUECIMENTO: EXERCÍCIO FÍSICO
2 MIN DE CORRIDA LENTA
1 MIN DE CORRIDA INTENSA
1 MIN DE CORRIDA MODERADA
1 MIN PARA ANDAR
EXERCICIO 2
3 SERIES DE 15 REPETIÇÕES DE FLEXÃO DE BRAÇO
3 SEREIS DE 15 REPETIÇÕES DE ABDOMINAIS.
.
1° ESTAFETA: A PROF. SOLICITARÁ QUE A TURMA FORME DUAS OU MAIS FILEIRAS. ESTE SOLICITARÁ QUE OS PRIMEIROS DE CADA FILEIRA CORRAM ATÉ O FINAL DA QUADRA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL AO APITO DA PROF; VOLTANDO CORRENDO E BATENDO NA PALMA DA MÃO DO SEU AMIGO DA FILEIRA, QUE REPETIRÁ O MESMO MOVIMENTO, GANHANDO A FILEIRA QUE TERMINAR O EXERCICIO PRIMEIRO.
A PROFESSORA SOLICITARÁ QUE OS ALUNOS FORMEM DUAS FILEIRAS, UMA EM CADA FINAL DA QUADRA. DADO O INÍCIO OS ALUNOS DEVERÃO CORRER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, ATÉ O FINAL DA QUADRA, UM DE CADA FILEIRA. TERMINA QUANDO A COLUNA QUE ESTIVER DE UM LADO, ESTIVER DO OUTRO LADO.
QUEIMADA: TRADICIONAL E QUATRO CANTOS OU AMERICANA
JOGO QUE PREFERIREM.
 
	Avaliação: MUITO PRAZER E PRODUTIVIDADE .
	PLANO DE AULA NÚMERO 17
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 21/03/2019
	Horário: 
	Ano: 9º Turma:
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: PEGA-PEGA 
	Conteúdo: COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO.
	Objetivo: VELOCIDADE 
	Recursos materiais: BOLA. 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: 
 ALONGAMENTO.
AQUECIMENTO COM EXERCÍCIOS DE FORÇA.(10 MINUTOS).
PEGA-PEGA (ADAPTADO) – Alunos dispostos na quadra. Será escolhido um aluno, de posse de uma bola. Este tentará pegar os demais enquanto conduz a bola. A aluno que for pego, será o próximo a conduzir a bola para pegar os demais. A atividade pode ser adaptada para os demais esportes, podendo ser utilizado o drible no basquete.
	Avaliação: MUITO BEM DESENVOLVIDO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 18
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 21/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8º Turma:
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: CORRIDA DE REVEZAMENTO; 
	Conteúdo: JOGOS E BRINCADEIRAS.
	Objetivo: COOPERAÇÃO E INTERAÇÃO.
	Recursos materiais: BASTÃO.
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO;
AQUECIMENTO DE CORRIDA;
CORRIDA DE REVEZAMENTO - Alunos dispostos em filas, duas ou mais, na linha de fundo da quadra. Os alunos irão correr até chegar ao cone, que está do outro lado da quadra, e retornará, entregando o bastão para o primeiro da fila, e seguindo para o final da fila, assim sucessivamente até todos participarem. O objetivo é passar o bastão por todos da equipe.
	Avaliação: LEGAL E MUITO DIVERTIDO,COMPETITIVIDADE DE MANEIRA SADIA.
	PLANO DE AULA 19
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 22/03/2019
	Horário: 
	Ano: 7º Turma:
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: HANDEBOL 
	Conteúdo: INICIAÇÃO DE HANDEBOL
	Objetivo: ENSINAR COLETIVIDADE, E COMPETITIVIDADE.
	Recursos materiais: Bolas de handebol, giz e arcos.
	ALONGAMENTO RITMICO.
AQUECIMENTO:
2 MIN DE CORRIDA LENTA
1 MIN DE CORRIDA INTENSA
1 MIN DE CORRIDA MODERADA
1 MIN PARA ANDAR
ATIVIDADE 1: 
Formação: Os alunos são divididos em dois grupos, cada grupo se espalha em um dos lados da quadra, a professora escolhe um aluno de cada grupo para ser o goleiro.
Desenvolvimento: A professora entrega a bola para uma das equipes, e dá um sinal de início. O aluno de posse da bola deverá passar com as mãos a um colega de equipe, que passará para outro, e para outro, e assim sucessivamente, ou poderão conduzir a mesma picando, até que consigam atravessar o campo adversário para tentar marcar um gol.
A equipe adversária por sua vez, procura de todas as maneiras interceptar a bola, impedindo sua passagem e encaminhando-a para o outro lado, com o mesmo objetivo. Cada vez que se marcar um gol a bola deve ser devolvidaà sua equipe pelo goleiro, para dar continuidade ao jogo. Será considerada vencedora a equipe que fizer maior número de gols. Não serão cobradas todas as regras do jogo, apenas se lembrará durante a partida das mesmas, para que os alunos comecem a assimilá-las.
ALONGAMENTO PARA VOLTA DA CALMA.
	Avaliação: MUITO BOA E PROVEITOSA A AULA COM TUDO ENCAMINHADO COM PRAZER.
	PLANO DE AULA NÚMERO 20
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 22/03/2019
	Horário: 
	Ano: 6º Turma:
	Nº de alunos: 18
	Tema da aula: BANDEIRINHA 
	Conteúdo: JOGOS E BRINCADEIRAS.
	Objetivo: INTEGRAÇÃO E COLABORAÇÃO.
	Recursos materiais: BANDEIRA.
	Procedimentos didáticos
ALONGAMENTO
AQUECIMENTO EM VOLTA DA QUADRA.(5 MINUTOS)
Atividade 1: 
 BANDEIRA – Alunos divididos em equipes e dispostos em lados opostos da quadra de voleibol. O objetivo do jogo é passar pela barreira de alunos e chegar até o outro lado onde estará um objeto (bandeira) e trazê-lo para seu lado do campo. O aluno que for pego no campo adversário antes de chegar ao objeto ficará parado no lugar, podendo ser 'descolado' por um companheiro de equipe
ALONGAMENTO PARA VOLTA DA CALMA.
	Avaliação: ÊXITO A AULA MINISTRADA COM MUITO INTUSIASMO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 21
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 25/03/2019
	Horário: 
	Ano: 6º Turma:
	Nº de alunos: 18
	Tema da aula: QUEIMADA MALUCA 
	Conteúdo: jogos e brincadeiras.
	Objetivo: cooperatividade.
	Recursos materiais: bola.
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO
AQUECIMENTO DE EXERCICIOS.
3 SERIES DE 15 REPETIÇÕES DE FLEXÃO DE BRAÇO
3 SEREIS DE 15 REPETIÇÕES DE ABDOMINAIS.
Atividade 1: 
 
Formação: A professora divide a turma em dois grupos ou equipes, delimita uma área da quadra onde uma das equipes ficará dentro da mesma, e os alunos da outra equipe, ficarão espalhados ao redor da mesma área tendo a posse de uma ou mais bolas.
Desenvolvimento: A equipe que tem a posse da bola deverá tentar acertar nas pernas dos alunos da equipe adversária. O jogador atingido sairá da quadra e passara a atirar a bola também em seus companheiros de equipe, o tempo de jogo será de cinco minutos para cada equipe, e ao seu término as equipes trocarão de posição, os que estavam jogando a bola passarão a fugir da mesma, os alunos que estão sendo perseguidos podem se defender agarrando a bola, e os que estão tentando acertar nos colegas podem passar a bola entre os componentes da sua equipe. Vencerá a equipe que ficar com um maior número de componentes no jogo.
ALONGAMENTO FINAL.
	Avaliação: OBJETIVO ALCANÇADOS COM SUCESSO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 22
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 25/03/2019
	Horário:
	Ano: 7º Turma:
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: PEGA - DEITA 
	Conteúdo: Atividades recreativas, coordenação motora, coletividade e movimentos básicos do esporte.
	Objetivo: Proporcionar atividades e jogos que desenvolvam de forma recreativa, as habilidades básicas do handebol, sem seguir regras próprias do jogo, conhecendo um pouco melhor as habilidades e os conhecimentos dos alunos sobre o esporte, estimulando assim a prática e um melhor conhecimento do mesmo.
	Recursos materiais: NENHUM.
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO:
AQUECIMENTO COM EXERCÍCIOS.(10 MINUT0S)
2 MIN DE CORRIDA LENTA
1 MIN DE CORRIDA INTENSA
1 MIN DE CORRIDA MODERADA
1 MIN PARA ANDAR
Atividade 1:
Formação: Alunos em um grande círculo, deitados em decúbito dorsal, exceto dois alunos escolhidos pelo professor e designados um para ser o pegador e outro o fugitivo.
Desenvolvimento: Ao sinal da professora o aluno designado como pegador, deverá tentar pegar (tocar) o fugitivo, este por sua vez deverá tentar fugir do pegador.
Para se salvar o fugitivo deverá saltar sobre um dos colegas que está deitado e deitar ao seu lado, automaticamente o colega que está deitado deverá levantar-se passando a ser o fugitivo. Se o fugitivo for pego passará a ser o pegador, e o pegador por sua vez será o fugitivo.
VOLTAR A CALMA.
ALONGAMENTO FINAL ESTÁTICO.
 
 
	Avaliação: MUITO INTERATIVO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 23
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data:26/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8º Turma:
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: INICIAÇÃO DO VOLEI. 
	Conteúdo: VOLEI
	Objetivo: CONHECER EM PRÁTICA O ESPORTE.
	Recursos materiais: BOLA
	Procedimentos d02019os:
AQUECIMENTO
2 MIN DE CORRIDA LENTA
1 MIN DE CORRIDA INTENSA
1 MIN DE CORRIDA MODERADA
1 MIN PARA ANDAR
CONVERSA SOBRE O ESPORTE,
 
1º Etapa:
- Alongamento:
Alongar grupos musculares específicos.
- Aquecimento:
Amarrar um balão em cada tornozelo dos alunos dispostos na metade da quadra de voleibol. Os alunos deverão estourar os balões uns dos outros. Ganha o aluno que não tiver seus balões estourados.
2º Etapa:
Desenvolvimento do fundamento:
Numa das paredes da quadra (pode ser também a rede), fazer três marcações com diferentes posições, os alunos dispostos em uma coluna deverão deslocar-se andando até as marcações executando o salto e o bloqueio, sem flexão de punho.
 Jogo com regras pré-estabelecidas. Dispor seis alunos na quadra, os três da rede só poderão executar o fundamento aprendido, bloqueio, os outros só poderão executar manchete e toque.
3º Etapa:
 Volta à calma:
Todos os alunos dispostos em círculo, sentados irão discutir a aula dada.
	Avaliação: apesar da primeira impressão de estar em só exercicios que para eles fica ¨chato¨,logo após da explicação faz sentido para eles.
	PLANO DE AULA NÚMERO 24
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 26/03/2019
	Horário:
	Ano: 9º Turma:
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: PIQUE BOLA AO AR! 
	Conteúdo: BASQUETE.
	Objetivo: ENSINAR NA PRÁTICA O ESPORTE.
	Recursos materiais: BOLA
	Procedimentos didáticos:
Aquecimento:
2 MIN DE CORRIDA LENTA
1 MIN DE CORRIDA INTENSA
1 MIN DE CORRIDA MODERADA
1 MIN PARA ANDAR
ATIVIDADE 1: PIQUE BOLA AO AR!
Desenvolvimento: O jogador de posse da bola deve correr e jogá-la para cima dizendo o nome de uma criança participante que deverá apanhar a bola antes dela cair no chão e arremessá-la contra outro participante. O jogador que foi “acertado” reinicia o pique. Caso ninguém seja “acertado” o participante que arremessou é quem reinicia a brincadeira.
Inicia-se experimentando os movimentos corporais relativos ao esporte: Dispersos pela quadra, ao sinal da professora deslocar-se para frente, para trás, saltar… Obs.: proponha desafios estimulantes! Torne divertido! Use a criatividade.
· Experimentar o manejo de bola: dividir a turma em grupos de acordo com a quantidade de bolas disponíveis. Ao sinal do professor cada aluno pega 1 bola e por 5 minutos realiza os movimentos: passar de uma mão para outra, lançar ao alto deixar dar um quique eabafar com as 2 mãos, etc.
· Posicionar os alunos em colunas em uma das extremidades da quadra e propor que eles se desloquem quicando a bola: ida com a mão direita e a volta com a mão esquerda.
ALONGAMENTO PARA VOLTA DA CALMA.
 
	Avaliação: REALIZAÇÃO COM SUCESSO E EMPOLGAÇÃO;
	PLANO DE AULA NÚMERO 25
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 27/03/2019
	Horário: 
	Ano: 6º Turma:
	Nº de alunos: 18
	Tema da aula: PASSANDO A BOLA. 
	Conteúdo: JOGOS E BRINCADEIRAS.
	Objetivo: FAMILIARIZAÇÃO COM A BOLA.
	Recursos materiais: BOLA.
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO:
ANDAR LENTO 3 MINUTOS
ANDAR MODERADO 2 MINUTOS
CORRER 1 MINUTO.
ATIVIDADE 1: Dois grupos são divididos e dispostos em fileiras A e B. Alternam-se os componentes das fileiras. O componente inicial da fileira A passará a bola para o companheiro que está na fileira B, que então retornará a bola a um da fileira A e assim por diante, enquanto o B fará o mesmo. A bola deverá chegar até o último componente de cada grupo e depois retornar ao primeiro, que deverá lançá-la no aro, marcando ponto para sua equipe. 
Peão:
A turma formará dois grupos, que formarão dois círculos na quadra em pé, com uma pessoa escolhida de cada grupo para ficar dentro do círculo oposto. As pessoas do círculo começam passar a bola um para o outro. A pessoa que está dentro do círculo correrá em volta do círculo para tentar pegar a bola. Assim que a bola for pêga, o jogador deverá correr para lançá-la num cone ao final da quadra, tentando derrubá-lo, enquanto o que perdeu a posse de bola deverá impedir, fazendo a marcação individual.
 
	Avaliação: OBJETIVOS CLARAMENTE ALCANÇADOS.
	PLANO DE AULA NÚMERO 26
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 27/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8º Turma:
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: FUNDAMENTOS. 
	Conteúdo: VOLEI
	Objetivo: EXECUTAR COM MELHOR DESEMPENHO OS FUNDAMENTOS DO ESPORTE.
	Recursos materiais: BOLAS.
	Procedimentos didáticos:
AQUECIMENTO:
Formação: colunas com dois alunos; uma coluna de frente para outra; posicionamento próximo as linhas laterais de cada lado da quadra.
Exercícios:
a) 5 (cinco) toques de bola entre os alunos da frente da coluna; os dois alunos da frente passam para retaguarda e os outros dois alunos repetem os exercícios. (5')
b) 1 (um)) toque de bola entre as duas colunas sendo que os alunos da frente após tocarem a bola passam para trás da sua coluna, continuando os toques sucessivos. (5')
Formação: 9 (nove) alunos em cada lado da quadra.
 
EM FILA DEMOSTRAÇÃO DE COMO EXECUTA CADA FUNDAMENTO DE MANEIRA CORRETA PASSANDO UM DE CADA VEZ PARA MELHOR DOMINIO E AJUDA.
 
VOLV
	Avaliação: APESAR DE GRANDE DIFICULDADE ELES CONSEGUIRAM DESENVOLVER ALGUNS FUNDAMENTOS.
	PLANO DE AULA NÚMERO 27
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data 28/03/2019
	Horário: 
	Ano: 9º Turma:
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: BASQUETE; 
	Conteúdo: INICIAÇÃO DO BASQUETE;
	Objetivo: EQUILIBRIO E LATERALIDADE;
	Recursos materiais: BOLA.
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO:
AQUECIMENTO:
2 MIN DE CORRIDA LENTA
1 MIN DE CORRIDA INTENSA
1 MIN DE CORRIDA MODERADA
1 MIN PARA ANDAR
Atividade 1: PRÁTICA DE ARREMESSO: Forma-se colunas nas quatro extremidades da quadra, de frente para o meio. Numeram-se os alunos de cada coluna, conforme a sua totalidade. Posicionam-se as quatro bolas de basquete ao centro da quadra, uma para cada equipe. Ao comando do professor, o número chamado levanta-se, dirige-se até o meio, pega a bola referente à sua equipe, volta em direção à cesta de basquete próxima de onde estava sentado e a arremessa até realizar o ponto. Conforme as cestas forem convertidas, os alunos retornam até o meio da quadra com a bola, deixando-a onde estava, e retornam ao seu lugar inicial. Os pontos são marcados por ordem de chegada.
VOLTA A CALMA: ALONGAMENTO.
 
	Avaliação: MUITO TRANQUILO E BEM EXECUTADO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 28
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 28/03/2019
	Horário: 
	Ano: 8º Turma:
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: REGRAS E FUNDAMENTOS NA PRÁTICA 
	Conteúdo: VOLEI
	Objetivo: ENSINAR MOVIMENTOS DE FUNDAMENTOS E SUAS REGRAS.
	Recursos materiais: BOLA.
	Procedimentos didáticos:
AQUECIMENTO: 
2 MIN DE CORRIDA LENTA
1 MIN DE CORRIDA INTENSA
1 MIN DE CORRIDA MODERADA
1 MIN PARA ANDAR
Atividade 1: O professor dividirá os alunos em Equipes com 10 alunos de ambos os sexos, cinco de cada lado da Quadra, sendo que três alunos (as) com melhor controle da bola e dois (as) sem o mínimo jeito para lidar com ela (a atividade permite algumas adaptações para que ninguém fique de fora) e colocará cada quinteto de um lado da Quadra, separados pela rede de voleibol afixada a uma altura de um metro, do chão.
O jogo será jogado com uma bola oficial de voleibol. O trabalho com as regras se dará junto com o ensino dos fundamentos. Todos os fundamentos serão trabalhados pelo professor pelo método de descoberta orientada. Ele pega a bola, ensina como se faz e executa o fundamento. Depois, manda o aluno fazer igual. Ao menor sinal de erro, pega as mãos do aluno e explica como se executa o fundamento ensinado. Isso será feito com todos os fundamentos do voleibol, até que todos se encontrem com algum preparo para começar a jogar de forma correta ou próxima dela. O professor exigirá que todo jogo seja executado obedecendo às regras oficiais.
 
	Avaliação: MUITO BEM EXECUTADO COM DIFICULDADE NO EQULIBRIO DA BOLA,MAS É APENAS O INICIO.
	PLANO DE AULA NÚMERO 29
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 29/03/2019
	Horário: 
	Ano: 7º Turma:
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: Handebol com Alvo 
	Conteúdo: Atividades recreativas, coordenação motora, coletividade e movimentos básicos do esporte.
	Objetivo: Proporcionar atividades e jogos que desenvolvam de forma recreativa, as habilidades básicas do handebol, sem seguir regras próprias do jogo, conhecendo um pouco melhor as habilidades e os conhecimentos dos alunos sobre o esporte, estimulando assim a prática e um melhor conhecimento do mesmo.
	Recursos materiais: BOLA DE HANDEBOL
	Procedimentos didáticos:
ALONGAMENTO;
AQUECIMENTO: CORRIDA DE 5 MINUTOS NORMAL E 5 MINUTOS LENTA.
Atividade 1: 5 
Formação: Dois grupos, posicionados em lados opostos da quadra de futsal, nos gols será pendurado um arco.
Desenvolvimento: Os alunos executarão uma partida de handebol recreativa, onde se é permitido entrar na área de gol, não precisa de goleiros, é permitido arremessar a bola em qualquer um dos alvos. A única regra básica a seguir é a de conduzir a bola apenas com as mãos e quicando a mesma, mas esta regra também não será exigida restritamente.
 
ALONGAMENTO FINAL PARA VOLTAR A CALMA.Avaliação: FOI LEGAL E MUITO DIVERTIDA A AULA SEGUINDO BEM COM O DESENVOLVIMENTO DA AULA.
	PLANO DE AULA NÚMERO 30
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 29/03/2019
	Horário: 
	Ano: 6º Turma:
	Nº de alunos: 18
	Tema da aula: ENSINO E FUNDAMENTO DO FUTSAL; 
	Conteúdo: Produzir rico acervo de possibilidades motoras, cognitivas e afetivo-sociais, com vistas à humanização dos gestos.
	Objetivo: Proporcionar e estimular a participação de todos os alunos (mais e menos habilidosos), com vistas à inclusão e autonomia de cada um, junto aos movimentos sugeridos dentro do fundamento de passe do futsal (partes principal e final).
	Recursos materiais: 10 bolas de futsal, 2 coletes de cores distintas, 9 cones.
	Procedimentos didáticos:
AQUECIMENTO:
CORRER NO CIRCUITO MONTADO;(10 MINUTOS);
 5 min – Chamada e conversa sobre a aula
· 10 min – Brincadeira do Rouba Bandeira
· 20 min –
· Jogo da Bocha com utilização do passe
· Um atleta fica com a bola nas mãos que joga a mesma na altura do joelho para o companheiro que devolve a bola com a parte interna do pé, alternadamente. Depois, as ordens se invertem.
· Jogo da Velha em grupos. Um atleta realiza o passe para o outro, no qual este estará localizado no outro lado da quadra. Após o passe o atleta terá que pegar o colete e colocará no cone. Vencerá a equipe que conseguir cumprir o objetivo do jogo da velha.
· Jogo formal do futsal, com utilização de apenas um passe
Atividade 1: 
 
 
 
 38

Continue navegando